Cul­tu­ra kei­rin

Bicycling (Brazil) - - PESSOAS -

As mui­tas for­mas e sub­cul­tu­ras que o mun­do da bi­ke po­de ado­tar são sur­pre­en­den­tes – e às ve­zes in­com­pre­en­sí­veis. Uma das me­nos co­nhe­ci­das é a mo­da­li­da­de ja­po­ne­sa do kei­rin, que exis­te des­de 1948. Nes­se mun­do misterioso e pe­cu­li­ar, os atle­tas vi­vem pra­ti­ca­men­te iso­la­dos qu­an­do não es­tão com­pe­tin­do, e os es­pec­ta­do­res apos­tam ne­les co­mo se fos­sem ca­va­los, dis­pu­tan­do gran­des re­com­pen­sas em di­nhei­ro. Pro­vas de kei­rin acon­te­cem em 47 ve­ló­dro­mos ao re­dor do Ja­pão, e es­ti­ma-se que até 14 bi­lhões de ie­nes, a mo­e­da do país, cir­cu­lem anu­al­men­te pe­lo sis­te­ma de apos­tas.

O kei­rin in­tri­gou o fo­tó­gra­fo nor­te­a­me­ri­ca­no Narayan Mahon qu­an­do ele era ado­les­cen­te, um jo­vem fa­ná­ti­co por ci­clis­mo fo­lhe­an­do an­ti­gos exem­pla­res da re­vis­ta Ve­lo­news, on­de to­pou com fo­tos do es­por­te. Cer­ca de 20 anos de­pois, ao pro­gra­mar uma vi­a­gem pa­ra o Ja­pão e fas­ci­na­do pe­los pa­ra­le­los que es­ta­be­le­ce­ra en­tre o es­ti­lo de vi­da e o trei­na­men­to dos ci­clis­tas de kei­rin e dos an­ti­gos samurais, Narayan de­ci­diu que ten­ta­ria uma ses­são de fo­tos com es­ses atle­tas. Em de­zem­bro do ano pas­sa­do, ele pas­sou um dia acom­pa­nhan­do os trei­nos de fu­tu­ros kei­rins e tam­bém re­gis­tran­do su­as com­pe­ti­ções.

“As pro­vas de kei­rin são to­tal­men­te di­fe­ren­tes de qual­quer ou­tro ti­po de even­to de ci­clis­mo que eu já pre­sen­ci­ei an­tes”, diz ele. “Os ci­clis­tas vi­vem ab­sur­da­men­te imer­sos nes­se uni­ver­so, com­pos­to de re­gras mui­to rí­gi­das. Mas o cli­ma é de pro­fun­do res­pei­to de qu­em ali in­gres­sa.”

Nes­ta re­por­ta­gem, as fo­to­gra­fi­as de Narayan acom­pa­nham um tex­to ori­gi­nal­men­te pu­bli­ca­do pe­la re­vis­ta Out­si­de. Em 1992, Don Cuerdon se tor­nou o pri­mei­ro jor­na­lis­ta nor­te-ame­ri­ca­no a ser acei­to em uma es­co­la de kei­rin – o pro­gra­ma de trei­na­men­to que to­dos os com­pe­ti­do­res pre­ci­sam su­pe­rar an­tes de po­de­rem par­ti­ci­par das com­pe­ti­ções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.