ALUMÍNIO 2.0

No­vas tec­no­lo­gi­as tor­nam as bi­kes de alumínio mais le­ves e bo­ni­tas – e por um pre­ço bem mais ca­ma­ra­da que o car­bo­no

Bicycling (Brazil) - - COISAS - POR VERÔ­NI­CA MAMBRINI, COM MARIO MELE*

Di­zem que o car­bo­no ma­tou o alumínio. Na ver­da­de, não só o alumínio não mor­reu co­mo es­tá me­lhor do que nun­ca. E mais: ele po­de ser uma ex­ce­len­te op­ção pa­ra seu pró­xi­mo up­gra­de. No­vas tec­no­lo­gi­as têm pos­si­bi­li­ta­do o de­sen­vol­vi­men­to de bi­kes de alumínio mais le­ves, mais bo­ni­tas, mais efi­ci­en­tes e – tchãm tchãm – mais ba­ra­tas que su­as ir­mãs em car­bo­no. E, em uma épo­ca de cri­se co­mo a nos­sa, a on­da do alumínio abre uma sé­rie de pos­si­bi­li­da­des pa­ra qu­em quer pedalar mais se­ri­a­men­te e pro­cu­ra equi­pa­men­tos de óti­mo cus­to-be­ne­fí­cio. Por is­so fi­ca a di­ca: pa­re de achar que uma bi­ke de alumínio é ne­ces­sa­ri­a­men­te in­fe­ri­or a uma de car­bo­no – co­mo te mos­tra­mos aqui nes­ta re­por­ta­gem. Ou, co­mo bem re­su­me Chuck Tei­xei­ra, en­ge­nhei­ro sê­ni­or de pes­qui­sa e de­sen­vol­vi­men­to da Spe­ci­a­li­zed: “Se vo­cê não ex­pe­ri­men­tou uma bi­ci­cle­ta de alumínio lan­ça­da re­cen­te­men­te, não sa­be o que é pedalar uma bi­ci­cle­ta de alumínio”.

A Spe­ci­a­li­zed, por si­nal, foi uma das pri­mei­ras a in­ves­tir nas no­vas tec­no­lo­gi­as que es­tão re­vo­lu­ci­o­nan­do o uso do ma­te­ri­al, co­mo a téc­ni­ca D’alui­sio Smartweld (DSW), que mu­dou a ma­nei­ra co­mo eram fei­tas as sol­da­gens des­se ti­po de qua­dro, me­lho­ran­do, e mui­to, seu equi­lí­brio en­tre for­ça, ri­gi­dez e pe­so. Em ou­tras pa­la­vras, com me­nos ma­te­ri­al, a mar­ca vem con­se­guin­do fa­zer qua­dros mais le­ves e re­sis­ten­tes – e, gra­ças a seus de­sig­ners, mais mo­der­nos. Tan­to que, nes­te ano, a equi­pe Ha­gens-ber­man Axe­on, da UCI Pro­fes­si­o­nal Con­ti­nen­tal (a se­gun­da ca­te­go­ria de com­pe­ti­ções da or­ga­ni­za­ção, atrás da Pro Tour), ado­tou a Spe­ci­a­li­zed Al­lez em alumínio.

A se­guir, al­gu­mas das op­ções mais ba­ca­nas em bi­kes de alumínio pa­ra as es­tra­das, tri­lhas e ci­da­des pa­ra vo­cê co­me­çar a so­nhar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.