OMATA ONE

Um ci­clo­com­pu­ta­dor ana­ló­gi­co cheio de char­me e tec­no­lo­gia

Bicycling (Brazil) - - COISAS - — Ly­dia Tan­ner

Vi­su­al vin­ta­ge e tec­no­lo­gia se com­ple­men­tam nes­te in­te­res­san­te ci­clo­com­pu­ta­dor ana­ló­gi­co com GPS. O mos­tra­dor à mo­da an­ti­ga ofe­re­ce ape­nas in­for­ma­ções es­sen­ci­ais du­ran­te o pe­dal – ve­lo­ci­da­de, dis­tân­cia, al­ti­me­tria e tem­po – pa­ra que vo­cê pos­sa se con­cen­trar no que es­tá acon­te­cen­do ao seu re­dor.

Mas, por trás des­te vi­su­al ana­ló­gi­co, o One pos­sui a es­tru­tu­ra e a ca­pa­ci­da­de de um com­pu­ta­dor di­gi­tal. Ele con­ta com um GPS e sen­so­res ba­ro­mé­tri­cos pa­ra me­dir a al­ti­me­tria. Com­pa­ti­bi­li­da­de ANT+ per­mi­te que o apa­re­lho tam­bém tra­ba­lhe com sen­so­res de po­tên­cia, frequên­cia car­día­ca e ca­dên­cia. Um sim­ples anel de con­tro­le gi­ra su­a­ve­men­te em vol­ta do mos­tra­dor pa­ra que vo­cê li­gue ou des­li­gue o com­pu­ta­dor ou o co­lo­que no mo­do sin­cro­ni­za­ção pa­ra su­bir os da­dos da sua pe­da­la­da no apli­ca­ti­vo Omata ou em ou­tro, co­mo o Strava.

O One se pren­de ao gui­dão com um su­por­te pa­drão K-ed­ge e, se­gun­do a mar­ca, tem uma ba­te­ria que du­ra 17 ho­ras – só não se es­que­ça de vi­rar o bo­tão pa­ra a po­si­ção des­li­ga­da, ou vai ze­rar a ba­te­ria (não vem com fun­ção de des­li­ga­men­to au­to­má­ti­co). A re­car­ga se faz via mi­cro USB.

Um de­ta­lhe fa­vo­ri­to no Omata One: pa­ra fa­zer com que o gran­de pon­tei­ro ver­me­lho da ve­lo­ci­da­de che­gue à po­si­ção ver­ti­cal, vo­cê tem que es­tar no pon­to mais pra­ze­ro­so da pe­da­la­da em pe­lo­tão: 30 km/h. Ob­ser­var a agu­lha che­gan­do ao to­po, em uma in­ter­fa­ce que lem­bra um ve­lo­cí­me­tro de car­ro, dá uma sen­sa­ção mais gra­ti­fi­can­te do que fi­car olhan­do um dis­play di­gi­tal. Em uma épo­ca em que até a pe­da­la­da mais trans­for­ma­do­ra po­de ser re­du­zi­da a uma sé­rie de nú­me­ros, o Omata One con­se­gue ins­pi­rar pen­sa­men­tos su­a­ves pa­ra se me­lho­rar o de­sem­pe­nho. Há ver­são em “mi­les” e “quilô­me­tros” e ain­da não es­tá à ven­da no Bra­sil.

US$ 550 126 gra­mas (com o su­por­te) omata.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.