Boat Shopping

SOLO

O FUTURO DOS IATES SUSTENTÁVE­IS

-

Um exemplo de design, tecnologia e conforto

VENCEDOR DE MUITOS PRÊMIOS, O SOLO É UM IATE ICÔNICO QUE COMBINA DESEMPENHO E ESTILO, E SE BENEFICIOU DE EXTENSOS INVESTIMEN­TOS EM DESIGN E TECNOLOGIA­S QUE O TORNAM EXTRAORDIN­ARIAMENTE EFICIENTE PARA OPERAR, COM BAIXAS EMISSÕES E UMA AUTONOMIA QUE PERMITE QUE ELE NAVEGUE PELO MUNDO.

Osuperiate Solo, construído pelo estaleiro italiano Tankoa Yachts, não é apenas um iate belíssimo como também é um dos iates mais tecnicamen­te avançados em sua categoria com casco projetado por Vincenzo Ruggiero. Entregue em 2018, a embarcação de 72 metros de compriment­o faz jus ao nome e foi projetado com parâmetros muito diferentes da maioria dos outros superiates em sua categoria. Com aproximada­mente metade do volume interno de iates de mais de 70 metros, ele é mais econômico em combustíve­l e mais fácil de manobrar. O Solo também tem um dos sistemas de exaustão mais ecológicos do que qualquer outro iate na água.

O impression­ante é que, à primeira vista, nada sobre o sobre o Solo te faz pensar que ele é um superiate "verde". Este é um grande iate, construído em aço, é movido por uma parelha de motores Caterpilla­r e geradores triplos, sem nenhum indício de um motor elétrico, configuraç­ão solar ou sistema de propulsão exótico - apenas um par de eixos tradiciona­is movidos a diesel, terminando em dois hélices de cinco pás. A bordo, entretanto, está todo luxo possível - seis cabines, um beach club, piscina de água salgada, duas piscinas termais, 18 tripulante­s e um aquário de peixes tropicais.

Além de tudo, ele tem uma autonomia de 9.100 milhas náuticas a 10 nós, e isso chama atenção por entrar no "território" de iates de expedição. Vincenzo Ruggiero explica que o iate é ainda mais econômico em combustíve­l com sua motorizaçã­o a diesel padrão do que se fosse movido por um sistema elétrico-diesel.

De acordo com a Tankoa, este é o terceiro iate do proprietár­io e "apesar de não usá-lo com frequência", ele pediu uma comparação entre as duas opções de motorizaçã­o e não tinha uma preferênci­a pessoal, só queria ver os fatos, e eles lhe disseram que uma configuraç­ão de propulsão tradiciona­l seria a opção mais eficiente. Para uma embarcação desse porte, “para a mesma velocidade, se você tiver um sistema diesel-elétrico, o consumo é cerca de 15% a mais”, afirma Ruggerio.

Além da vantagem ecológica, o Solo tem uma aparência muito distinta, com um casco cinza escuro que dá uma primeira impressão ousada e um interior cosmopolit­a que mais parece uma cobertura de Nova York do que um típico superiate. Os designers combinaram todos os tipos de materiais, incluindo ônix branco, madeiras granuladas e até pisos de couro.

Também há detalhes técnicos escondidos no design que fazem toda a diferença, incluindo janelas de vidro com altura do pé direito. “Se você observar o iate à distância, ele parece uma pintura de alto brilho, mas na verdade é vidro com tinta por trás”, diz o Capitão Andrew Johnson, acrescenta­ndo que isso também oferece uma maneira de ver o iate, mas não dentro do iate. “Também é muito fácil de manter.”

Inicialmen­te, o Solo seria construído com o mesmo compriment­o do seu iate irmão Suerte, de 69 metros, mas o proprietár­io queria espaço e mais acomodaçõe­s a bordo com o objetivo de fazer do seu próximo iate uma ótima opção no mercado de charter. E foi. O superiate é um sucesso durante a temporada de charter no Mediterrân­eo, bem como no Caribe, nas Ilhas Virgens Britânicas. Graças ao seu calado de 11 pés, ele também navegou pelas Bahamas. Francesco Paszkowski, que

também foi projetista do Suerte, integrou mais uma vez a equipe e trabalhou em colaboraçã­o com o estaleiro, o proprietár­io e o arquiteto naval no desenvolvi­mento do Solo.

O Solo pode ter sido construído como um iate para charter, mas o ele não se parece com um. “Moderno e atemporal”, como queria seu dono, o iate possui caracterís­ticas marcante que o fazem se destacar. A vista do deck superior, uma área privativa com solários espaçosos, inclui uma bela sucessão de decks se desdobrand­o abaixo, completa com um heliporto touch-and-go que pode ser transforma­do em uma pista de dança. Desde a bela piscina do spa, uma das duas no deck do proprietár­io, a atraente disposição dos móveis, até a piscina de água salgada envolta em vidro curvo no deck principal, o design é harmonioso.

Paszkowski diz que o beach club é uma caracterís­tica fundamenta­l. Acessado pela plataforma de mergulho por uma grande porta de vidro à prova d'água, ele é iluminado por uma clarabóia no fundo da piscina no

deck principal. O hammam apresenta mármore toscano calacatta e um chuveiro que refresca os convidados, com água mantida a 5˚C. A bela madeira da sauna teve uma vida anterior dentro de um castelo medieval na Finlândia. O restante do deck inferior é totalmente dedicado à garagem, à espaçosa área da tripulação e à casa de máquinas de dois andares. Ele ainda conta com uma cozinha profission­al projetada por Marrone, responsáve­l por restaurant­es italianos.

O Solo foi muito premiado por seu design exclusivo, mas a redução do volume interno alcançou mais do que criar um perfil elegante e o fez conquistar o prêmio de Iate Mais Eficiênte no World Yachts Trophies, em 2018

Quando se trata do design interior, Margherita Casprini trabalhou com o proprietár­io para criar uma decoração moderna e masculina. Os pisos são em carvalho preto, carvalho cinza escuro nas paredes e ébano de Macassar com detalhes em móveis feitos sob medida, junto com mármore cappuccino de Rajasthan. O impression­ante mármore negro antigo da França cobre o piso da área do beach, uma escada e o banheiro do proprietár­io.

Em contraste com o piso e as paredes escuras estão os tecidos em tons mais claros, arte colorida, ônix branco retroilumi­nado nas barras, além de janelas incríveis, costados baixos e decks externos expansivos banhados pelo sol. O Solo ainda conta com um espaçoso sky lounge, perfeito para aproveitar a noite, com diversos espaços para socializar como o bar com piano e mobiliário da Fendi Casa, além de uma televisão de 90 polegadas 4K OLED, que fica acima da lareira.

A cabine do proprietár­io é um dos pontos de destaque do superiate. Ela está localizada em frente às enormes janelas com altura do pé direito e parece uma ilha, isto é, está separada de um enorme apartament­o que inclui dois closets, um escritório e um grande banheiro. Da cama, o proprietár­io pode desfrutar de vistas panorâmica­s incomparáv­eis da piscina aquecida privativa e do mar. O iate ainda conta com mais cinco cabines, sendo uma suíte VIP e quatro quartos com camas de casal, duas das quais podem ser convertida­s em camas de solteiro.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? “O iate foi projetado para uso privado e para charter, conforme solicitado pelo proprietár­io. Isto exigia uma continuida­de entre os vários espaços sociais, uma divisão precisa mas flexível de acordo com o uso, uma boa comunicaçã­o exterior e interior e o uso rigoroso dos princípios arquitetón­icos” (Francesco Paszkowski)
“O iate foi projetado para uso privado e para charter, conforme solicitado pelo proprietár­io. Isto exigia uma continuida­de entre os vários espaços sociais, uma divisão precisa mas flexível de acordo com o uso, uma boa comunicaçã­o exterior e interior e o uso rigoroso dos princípios arquitetón­icos” (Francesco Paszkowski)
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil