Mais de 6,5 mil pes­so­as dei­xam a re­gião Sí­ria

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Um com­boio de 100 ôni­bus que trans­por­ta 6.749 pes­so­as, das quais 25% são mi­li­ci­a­nos re­bel­des, saiu du­ran­te a noi­te do re­du­to in­sur­gen­te de Ghu­ta Ori­en­tal, per­to de Da­mas­co, in­for­mou nes­ta ter­ça-fei­ra a agência ofi­ci­al sí­ria SANA.

O com­boio, o mai­or des­de o iní­cio das ope­ra­ções de re­ti­ra­da em Ghu­ta Ori­en­tal, par­tiu de um se­tor con­tro­la­do pe­lo gru­po re­bel­de Fay­laq al-rah­man, de acor­do com a agência.

A ope­ra­ção é par­te de um acor­do anun­ci­a­do na se­ma­na pas­sa­da en­tre o gru­po is­la­mi­ta e a Rús­sia, país que é o prin­ci­pal ali­a­do do go­ver­no sí­rio, após uma ofen­si­va aé­rea e ter­res­tre ini­ci­a­da em 18 de fe­ve­rei­ro que per­mi­tiu ao re­gi­me con­tro­lar a mai­or par­te do bas­tião re­bel­de de Ghu­ta Ori­en­tal, que es­ta­va cer­ca­do des­de 2013.

As tro­pas go­ver­na­men­tais sí­ri­as con­quis­ta­ram mais de 90% de Ghu­ta Ori­en­tal.

Der­ro­ta­dos mi­li­tar­men­te, os di­ver­sos mo­vi­men­tos re­bel­des acei­ta­ram aban­do­nar suas po­si­ções em Ghu­ta Ori­en­tal e se­guir pa­ra Idlib, pro­vín­cia do no­ro­es­te da Sí­ria con­tro­la­da pe­los in­sur­gen­tes. O go­ver­no sí­rio anun­ci­ou no iní­cio do ano a in­ten­ção de re­to­mar o con­tro­le de Ghu­ta Ori­en­tal, uma zo­na a par­tir da qual os re­bel­des lan­ça­vam obu­ses e fo­gue­tes con­tra Da­mas­co.

ABDULMONAM EASSA/AFP

O com­boio, o mai­or des­de o iní­cio das ope­ra­ções de re­ti­ra­da em Ghu­ta Ori­en­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.