PT quer PF in­ves­ti­gan­do ata­que à ca­ra­va­na de Lu­la

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

aban­ca­da do PT na Câ­ma­ra dos de­pu­ta­dos re­a­giu otem aos ata­ques a ti­ros à ca­ra­va­na do ex-pre­si­den­te luiz iná­cio lu­la da Sil­va en­tre os mu­ni­cí­pi­os de Qu­e­das do igua­çu e la­ran­jei­ras do Sul, no Pa­ra­ná, na ter­ça­fei­ra (27). Em en­tre­vis­ta co­le­ti­va, os de­pu­ta­dos Mar­co Maia (RS), Pau­lo Tei­xei­ra (SP) e Cel­so Pan­se­ra (RJ) anun­ci­a­ram que o par­ti­do vai pe­dir a en­tra­da da Po­lí­cia Fe­de­ral na in­ves­ti­ga­ção, que clas­si­fi­ca­ram co­mo “aten­ta­do po­lí­ti­co”. a ban­ca­da tam­bém vai en­trar com uma ação na Pro­cu­ra­do­ria-ge­ral da Re­pú­bli­ca para pe­dir a elu­ci­da­ção do ata­que.

“Não fo­ram ti­ros de in­ti­mi­da­ção para o al­to, mas di­re­ci­o­na­dos con­tra os ôni­bus da ca­ra­va­na e que po­de­ri­am ter acer­ta­do o ex-pre­si­den­te lu­la ou al­gu­ma ou­tra pes­soa. Por is­so, de­fen­de­mos a en­tra­da da Po­lí­cia Fe­de­ral no ca­so e va­mos aci­o­nar a PGR, o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e o da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca para que to­mem me­di­das ur­gen­tes para elu­ci­dar es­se aten­ta­do”, dis­se o de­pu­ta­do Mar­co Maia.

Em en­tre­vis­ta à Rá­dio Ban­dei­ran­tes, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, de­pu­ta­do Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), tam­bém re­pu­di­ou o ata­que à ca­ra­va­na de lu­la na Re­gião Sul do país. “o ti­ro no ôni­bus foi o pon­to fi­nal de al­guns di­as de ab­sur­dos, in­vi­a­bi­li­zan­do a mo­bi­li­za­ção do ex-pre­si­den­te lu­la. To­dos sa­bem que sou ad­ver­sá­rio, mas de­ve­mos ser ad­ver­sá­ri­os nas idei­as, no de­ba­te, não achan­do gra­ça, in­vi­a­bi­li­zar que ele pas­se por uma es­tra­da, ou mais gra­ve que is­so, ame­a­çan­do vi­das de pes­so­as, que­ren­do ge­rar um re­cuo no mo­vi­men­to do ex-pre­si­den­te, que é le­gí­ti­mo, de­mo­crá­ti­co”, dis­se.

o par­la­men­tar cri­ti­cou ain­da as ame­a­ças so­fri­das pe­lo mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal

Fe­de­ral Ed­son Fa­chin. “ima­gi­na se um vo­to da Jus­ti­ça bra­si­lei­ra po­de ser pau­ta­da por qual­quer pres­são, ne­nhu­ma pres­são de­ve­ria exis­tir, mui­to me­nos uma pres­são sob ame­a­ça. acre­di­to que che­ga­mos, de fa­to, na bei­ra do pre­ci­pí­cio. o Es­ta­do bra­si­lei­ro pre­ci­sa re­a­gir, em con­jun­to, to­dos en­ten­den­do que a so­ci­e­da­de, no mo­men­to, não aguen­ta mais po­la­ri­za­ção, agres­sões”, afir­mou.

Se­gun­do Maia, os dois epi­só­di­os são sin­to­má­ti­cos e re­pre­sen­tam o mo­men­to de ex­tre­ma po­la­ri­za­ção do país. “os campos ide­o­ló­gi­cos re­sol­ve­ram en­ten­der que po­dem in­vi­a­bi­li­zar o di­rei­to do ou­tro. acho que es­tá na ho­ra do Es­ta­do bra­si­lei­ro co­mo um to­do, jun­to com o go­ver­no dos es­ta­dos, avan­ça­rem ra­pi­da­men­te”.

o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer tam­bém la­men­tou o ata­que a ti­ros à ca­ra­va­na do ex-pre­si­den­te lu­la. “É uma pe­na que te­nha acon­te­ci­do is­so por­que vai cri­an­do um cli­ma de ins­ta­bi­li­da­de no país, de fal­ta de pa­ci­fi­ca­ção que é in­dis­pen­sá­vel no pre­sen­te mo­men­to”, dis­se, em en­tre­vis­ta à Rá­dio Band News, de vi­tó­ria (ES).

Te­mer pre­gou a pa­ci­fi­ca­ção du­ran­te o pe­río­do elei­to­ral e dis­se que os can­di­da­tos po­dem apre­sen­tar crí­ti­cas ver­bais, e não fí­si­cas. ao ser ques­ti­o­na­do so­bre a ex­pec­ta­ti­va para o jul­ga­men­to do ha­be­as cor­pus pre­ven­ti­vo do ex-pre­si­den­te lu­la, na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra (4), no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, Te­mer dis­se que o go­ver­no es­tá to­man­do to­das as pro­vi­dên­ci­as para evi­tar con­fli­tos. (agência Bra­sil)

PO­LÍ­CIA ABRE INQUÉ­RI­TO PARA IN­VES­TI­GAR CA­SO

A Po­lí­cia Ci­vil do Pa­ra­ná abriu inqué­ri­to para in­ves­ti­gar o ata­que à ca­ra­va­na do ex-pre­si­den­te luiz iná- cio lu­la da Sil­va. Se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (SSP) do Pa­ra­ná, du­as equi­pes do Centro de ope­ra­ções Po­li­ci­ais Es­pe­ci­ais fo­ram en­vi­a­das à ci­da­de de la­ran­jei­ras do Sul para as in­ves­ti­ga­ções.

dois ôni­bus fo­ram atin­gi­dos na ter­ça-fei­ra (27) por pe­lo me­nos três ti­ros quan­do a ca­ra­va­na es­ta­va na es­tra­da fa­zen­do o tra­je-

to en­tre as ci­da­des de Qu­e­das do igua­çu e la­ran­jei­ras do Sul, no Pa­ra­ná. um dos veí­cu­los que re­ce­beu dis­pa­ros es­ta­va com pro­fis­si­o­nais de im­pren­sa que acom­pa­nham o gru­po e ou­tro le­va­va con­vi­da­dos. o ex­pre­si­den­te lu­la não es­ta­va nos veí­cu­los atin­gi­dos. Nin­guém fi­cou fe­ri­do.

de acor­do com a SSP, o ins­ti­tu­to de Cri­mi­na­lís­ti­ca do es­ta­do es­tá fi­na­li­zan­do a pe­rí­cia nos ôni­bus. a pre­vi­são é que o lau­do fi­que pron­to nos pró­xi­mos di­as. o ór­gão in­for­mou que a Po­lí­cia Mi­li­tar es­ta­du­al “re­for­çou o po­li­ci­a­men­to em to­dos os lo­cais in­di­ca­dos pe­los re­pre­sen­tan­tes da ca­ra­va­na, on­de se­ri­am fei­tas as ma­ni­fes­ta­ções com a pre­sen­ça do ex-pre­si­den­te”.

RE­A­ÇÃO

Em uma de su­as con­tas na re­de social Twit­ter, o ex-pre­si­den­te lu­la afir­mou que ações co­mo es­ta não vão in­ti­mi­dá-lo. “Se eles acham que fa­zen­do is­so vão nos as­sus­tar, es­tão en­ga­na­dos. vai nos mo­ti­var. Não po­de­mos per­mi­tir que de­pois do na­zis­mo es­ses gru­pos fas­cis­tas pos­sam fa­zer o que qui­ser. Se que­rem bri­gar, bri­guem co­mi­go nas ur­nas. Mas va­mos res­pei­tar a de­mo­cra­cia, a con­vi­vên­cia na di­ver­si­da­de”, afir­mou.

a as­ses­so­ria da ca­ra­va­na en­ca­mi­nhou à agência Bra­sil ofí­cio en­vi­a­do à Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca no dia 14 de mar­ço no qual so­li­ci­ta “apoio de me­di­das que pos­sam ga­ran­tir a se­gu­ran­ça e a tran­qui­li­da­de des­ses even­tos”, com o ro­tei­ro em ane­xo ao do­cu­men­to.

Tam­bém pe­lo Twit­ter, o ex-pre­si­den­te re­cla­mou do es­ta­do do Pa­ra­ná não ter for­ne­ci­do es­col­ta po­li­ci­al aos ôni­bus da ca­ra­va­na. Se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do Pa­ra­ná, não hou­ve so­li­ci­ta­ção nes­te sen­ti­do por par­te da ca­ra­va­na.

Ban­ca­da do par­ti­do na Câ­ma­ra dis­se que vai aci­o­nar tam­bém a PGR e o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e da Se­gu­ran­ça para elu­ci­dar o aten­ta­do

Lu­cas FI­GUEI­RE­DO/CBF

que vai aci­o­nar tam­bém a PGR e o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e da Se­gu­ran­ça para elu­ci­dar o aten­ta­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.