Ro­ber­to Jef­fer­son, Pau­li­nho e Jo­vair Aran­tes na mi­ra da PF

Brasil em Folhas - - Primeira Página - Car­ta­ca­pi­tal

APo­lí­cia Fe­de­ral de­fla­grou nes­ta quar­ta-fei­ra 30 uma ope­ra­ção pa­ra apu­rar frau­des em re­gis­tros sin­di­cais jun­to ao Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho. en­tre os al­vos es­tão os de­pu­ta­dos Pau­li­nho da For­ça (sd-sp), lí­der da For­ça sin­di­cal, Jo­vair aran­tes (PTB-GO) e Wil­son Fi­lho (PTB-PB). em seus ga­bi­ne­tes, es­tão sen­do fei­tas bus­cas pa­ra a ob­ten­ção de pro­vas. Por ora, os de­pu­ta­dos não ti­ve­ram a re­clu­são de­ter­mi­na­da. conde- na­do no “men­sa­lão” do PT, o ex-de­pu­ta­do e pre­si­den­te do PTB, ro­ber­to Jef­fer­son, tam­bém é investigado. a Po­lí­cia Fe­de­ral che­gou a pe­dir sua pri­são, mas o mi­nis­tro ed­son Fa­chin, do su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, não au­to­ri­zou.

De acor­do com o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, o es­que­ma de frau­des nos re­gis­tros sin­di­cais fun­ci­o­na­va em se­cre­ta­ri­as da pas­ta res­pon­sá­veis por ana­li­sar pe­di­dos de re­gis­tro. as frau­des in­clui­ri­am des­res- pei­to à or­dem cro­no­ló­gi­ca dos re­que­ri­men­tos e di­re­ci­o­na­men­to dos re­sul­ta­dos dos pe­di­dos. os pa­ga­men­tos ir­re­gu­la­res che­gam a 4 mi­lhões de re­ais pe­la li­be­ra­ção de ape­nas um re­gis­tro sin­di­cal, de acor­do com a in­ves­ti­ga­ção.

a ope­ra­ção, ba­ti­za­da re­gis­tro es­pú­rio, co­me­çou a ser or­ga­ni­za­da em 3 de maio. cer­ca de 320 po­li­ci­ais cum­prem 64 man­da­dos de bus­ca e apre­en­são, 8 man­da­dos de pri­são pre­ven­ti­va e 15 de pri­são tem­po­rá­ria, além de ou­tras me­di­das cau­te­la­res.

De acor­do com a PF, as in­ves­ti­ga­ções co­me­ça­ram há um ano e re­ve­la­ram “um am­plo es­que­ma de cor­rup­ção den­tro da se­cre­ta­ria de re­la­ções de Tra­ba­lho do Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho, com sus­pei­ta de en­vol­vi­men­to de ser­vi­do­res pú­bli­cos, lo­bis­tas, ad­vo­ga­dos, di­ri­gen­tes de cen­trais sin­di­cais e par­la­men­ta­res”.

Pau­li­nho da For­ça e Jo­vair aran­tes apoi­a­ram o im- pe­a­ch­ment de Dil­ma rous­seff na câ­ma­ra. o pri­mei­ro che­gou a per­ten­cer à ba­se do go­ver­no de Mi­chel Te­mer. Já aran­tes foi re­la­tor do pro­ces­so de afas­ta­men­to da ex-pre­si­den­ta.

Tam­bém en­tu­si­as­ta do im­pe­a­ch­ment, Jef­fer­son in­di­cou re­cen­te­men­te sua fi­lha cris­ti­a­ne Bra­sil ao Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho. a Jus­ti­ça im­pe­diu sua pos­se por ela ter si­do con­de­na­da em ações tra­ba­lhis­tas.

RE­PRO­DU­ÇÃO/TV globo

Jef­fer­son te­ve pri­são pe­di­da pe­la PF, mas STF ne­gou. Pau­li­nho e Aran­tes fo­ram al­vo de bus­cas em seus ga­bi­ne­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.