Os ecos de 1989 na elei­ção de 2018

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

As con­ven­ções par­ti­dá­ri­as con­fir­ma­ram 13 can­di­da­tos à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca – o se­gun­do mai­or nú­me­ro des­de 1989, quan­do fo­ram 22 con­cor­ren­tes, já que o co­mu­ni­ca­dor Sil­vio Santos te­ve a can­di­da­tu­ra im­pug­na­da. Nes­te pe­río­do, so­men­te o PSDB e o PT dis­pu­ta­ram to­das as elei­ções pre­si­den­ci­ais com can­di­da­tos pró­pri­os. Par­ti­do com mai­or nú­me­ro de fi­li­a­dos – 2,4 mi­lhões -, o MDB não ti­nha can­di­da­tu­ra pró­pria há qua­tro elei­ções. De­pois que o ex­go­ver­na­dor de São Pau­lo e ex-pre­si­den­te do par­ti­do, Ores­tes Quér­cia, fi­cou em quar­to lu­gar na dis­pu­ta de 1994, o MDB tran­si­tou en­tre cha­pas do PSDB e do PT – le­gen­das que mo­no­po­li­za­ram as elei­ções des­de aque­le ano.

Após o lan­ça­men­to do Pla­no Re­al, o tu­ca­no Fer­nan­do Hen­ri­que Cardoso ven­ceu a elei­ção no pri­mei­ro tur­no em 1994, com 54,3% dos vo­tos. Na­que­le ano, o car­di­o­lo­gis­ta Ene­as Car­nei­ro (mor­to em 2007), co­nhe­ci­do pe­lo dis­cur­so agres­si­vo e o bor­dão “meu no­me é Ene­as”, sur­pre­en­deu o país con­quis­tan­do cer­ca de 4,6 mi­lhões de vo­tos, mais do que Quér­cia e do que o pe­de­tis­ta Le­o­nel Bri­zo­la (mor­to em 2004). Em 1998, Fer­nan­do Hen­ri­que Cardoso foi re­e­lei­to, no­va­men­te ven­cen­do no pri­mei­ro tur­no, com 53% dos vo­tos. Na­que­le ano, 12 can­di­da­tos par­ti­ci­pa­ram da elei­ção pre­si­den­ci­al. As elei- ções de 2002 mar­ca­ram o co­me­ço da he­ge­mo­nia do PT: fo­ram qua­tro vi­tó­ri­as se­gui­das, to­das con­tra o PSDB.

Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va foi elei­to e re­e­lei­to em 2002 e 2006. De­pois, Dil­ma Rous­seff con­quis­tou o Pa­lá­cio do Pla­nal­to em 2010 e foi re­e­lei­ta em 2014, mas não com­ple­tou o man­da­to. Nas qua­tro úl­ti­mas elei­ções pre­si­den­ci­ais, a de­ci­são veio no se­gun­do tur­no.

RE­PRO­DU­ÇÃO / GAÚCHAZH

San­ti­nhos de can­di­da­tos a pre­si­den­te em 1989

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.