Se­na­do der­ru­ba lei do abor­to na Ar­gen­ti­na

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

OSe­na­do da Ar­gen­ti­na decidiu, na ma­dru­ga­da des­ta quin­ta-fei­ra (9), ve­tar o pro­je­to de lei que pre­ten­dia des­cri­mi­na­li­zar o abor­to até a 14ª se­ma­na de ges­ta­ção.

Em­bo­ra o tex­to da Lei de In­ter­rup­ção Vo­lun­tá­ria da Gra­vi­dez ti­ves­se si­do apro­va­do no dia 14 de ju­nho pe­la Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, não pas­sou ago­ra pe­la úl­ti­ma e de­fi­ni­ti­va fa­se par- la­men­tar. O pro­je­to re­ce­beu 31 vo­tos a fa­vor, 38 con­tra e du­as abs­ten­ções, de um to­tal de 72 ca­dei­ras (hou­ve uma au­sên­cia). a me­di­da, que vi­sa­va a des­cri­mi­na­li­zar qual­quer abor­to até a 14ª se­ma­na de ges­ta­ção - e não ape­nas nos ca­sos atu­ais de es­tu­pro ou pe­ri­go de saú­de da mãe -, ge­rou for­tes di­vi­sões tan­to den­tro do go­ver­no qu­an­to na opo­si­ção, por is­so um fi­nal in­cer­to foi an- te­ci­pa­do, em um de­ba­te que du­rou cer­ca de 16 ho­ras.

Por ter si­do fi­nal­men­te re­jei­ta­da, a ini­ci­a­ti­va não po­de­rá ser apre­sen­ta­da no­va­men­te pa­ra ava­li­a­ção par­la­men­tar até o pró­xi­mo ano.

SAN­TA FE - AR­GEN­TI­NA

As­sim co­mo as ar­gen­ti­nas, o co­le­ti­vo fe­mi­nis­ta Pão e Ro­sas pe­de “di­rei­to ao abor­to le­gal, se­gu­ro e gra­tui­to” no Bra­sil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.