te­mer De­cre­ta USO DAS for­ças ar­ma­das em ro­rai­ma em Meio À Cri­se Mi­gra­tó­ria

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

opre­si­den­te mi­chel te­mer au­to­ri­zou, no fi­nal da tar­de des­ta ter­ça-fei­ra, o uso das for­ças ar­ma­das em ro­rai­ma pa­ra re­for­çar a se­gu­ran­ça no es­ta­do, que vem re­ce­ben­do um flu­xo gran­de de imi­gran­tes, fu­gin­do da cri­se ins­tau­ra­da no país ca­ri­be­nho. a me­di­da foi anun­ci­a­da por te­mer em um pro­nun­ci­a­men­to no Pa­lá­cio do Pla­nal­to dez di­as após a ci­da­de fron­tei­ri­ça de Pa­ca­rai­ma re­gis­trar um ata­que de um gru­po de mo­ra­do­res a acam­pa­men­tos im­pro­vi­sa­dos de ve­ne­zu­e­la­nos.

se­gun­do o pre­si­den­te, o em­pre­go das for­ças ar­ma­das se­rá pa­ra ga­ran­tir a lei e a or­dem em ro­rai­ma. “Na­tu­ral­men­te, pa­ra ofe­re­cer se­gu­ran­ça aos ci­da­dãos bra­si­lei­ros e aos imi­gran­tes ve­ne­zu­e­la­nos que fo­gem de seu país em bus­ca de re­fú­gio no Bra­sil”, dis­se em pro­nun­ci­a­men­to. as for­ças ar­ma­das atu­a­rão no es­ta­do até o dia 12 de se­tem­bro na fai­xa de fron­tei­ra Nor­te e les­te e nas ro­do­vi­as fe­de­rais. o de­cre­to de Ga­ran­tia da lei e da or­dem (Glo) se­rá pu­bli­ca­do no Diá­rio ofi­ci­al da União des­ta quar­ta. ou­tros es­ta­dos em si­tu­a­ções de emer­gên­cia na área de se­gu­ran­ça já re­ce­be­ram tro­pas mi­li­ta­res por meio das ope­ra­ções da Glo, co­mo o rio de Ja­nei­ro que de­pois aca­bou so­fren­do uma in­ter­ven­ção fe­de­ral.

Na se­ma­na pas­sa­da, em vi­si­ta a Pa­ca­rai­ma, o mi­nis- tro de se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, raul Jung­mann, já ti­nha si­na­li­za­do a pos­si­bi­li­da­de de em­pre­go das for­ças ar­ma­das ao su­ge­rir que ca­bia à go­ver­na­do­ra, su­ely cam­pos, de­ci­dir se que­ria a pre­sen­ça das for­ças do exér­ci­to, não pa­ra fe­char a fron­tei­ra, por­que é ile­gal e já foi ne­ga­do pe­lo su­pre­mo tri­bu­nal fe­de­ral (stf), mas pa­ra fa­zer a se­gu­ran­ça do es­ta­do.

o de­cre­to de Ga­ran­tia da lei e da or­dem pa­ra atu­a­ção das for­ças ar­ma­das foi anun­ci­a­do um dia de­pois do prin- ci­pal de­fen­sor do pre­si­den­te no con­gres­so Na­ci­o­nal, o se­na­dor ro­me­ro Ju­cá, aban­do­nar a li­de­ran­ça do Go­ver­no no se­na­do ale­gan­do dis­cor­dar da po­lí­ti­ca de te­mer pa­ra a cri­se hu­ma­ni­tá­ria vi­vi­da por ro­rai­ma, es­ta­do que ele re­pre­sen­ta. De olho em sua re­e­lei­ção, Ju­cá é um dos de­fen­so­res da cri­a­ção de uma co­ta pa­ra a per­mis­são da en­tra­da de ve­ne­zu­e­la­nos na fron­tei­ra, mas o Go­ver­no fe­de­ral dis­se que não o fa­rá por res­pei­tar tra­ta­dos in­ter­na­ci­o­nais. a saí­da de um dos prin­ci­pais ali­a­dos de te­mer fra­gi­li­zou ain­da mais o Go­ver­no já im­po­pu­lar de te­mer.

en­tre 2017 e 2018, 127.000 ve­ne­zu­e­la­nos en­tra­ram no país pe­la ci­da­de da fron­tei­ra — mais da me­ta­de de­ci­diu não per­ma­ne­cer no país, mas ou­tra par­te es­tá em so­lo bra­si­lei­ro, pro­va­vel­men­te ain­da em ro­rai­ma. Pa­re­ce pou­co quan­do se com­pa­ra à diás­po­ra to­tal ve­ne­zu­e­la­na, que al­can­ça 1,6 mi­lhão de pes­so­as des­de 2015, mas o bas­tan­te pa­ra mu­dar a pai­sa­gem do es­ta­do. a pre­sen­ça de ve­ne­zu­e­la­nos mo­ran­do em cal­ça­das, a pres­são nos ser­vi­ços pú­bli­cos e o au­men­to da sen­sa­ção de in­se­gu­ran­ça se so­mam ao uso da re­tó­ri­ca an­ti-imi­gran­tes em ple­na cam­pa­nha elei­to­ral pa­ra for­mar um pa­no­ra­ma ins­tá­vel e de di­fí­cil re­so­lu­ção no cur­to pra­zo.

Nos úl­ti­mos di­as, o Go­ver­no en­vi­ou um re­for­ço de 120 ho­mens da for­ça Na­ci­o­nal pa­ra atu­ar na fron­tei­ra. Nes­ta ter­ça-fei­ra, par­te dos ho­mens tam­bém co­me­ça­ram a atu­ar pe­la pri­mei­ra vez nas ru­as de Pa­ca­rai­ma.

Tâ­nia rê­go/agên­cia Bra­sil

mar­ce­lo ca­mar­go/agên­cia Bra­sil

Es­tu­do in­cluiu imi­gran­tes ve­ne­zu­e­la­nos no es­ta­do de Ro­rai­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.