De­ba­te na TBC é mar­ca­do por ata­ques

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

atv Bra­sil cen­tral re­a­li­zou na noi­te des­ta se­gun­da-fei­ra (17/9) o se­gun­do de­ba­te en­tre os can­di­da­tos ao go­ver­no de Goiás. com au­sên­cia de Da­ni­el Vi­le­la (MDB) e ronaldo cai­a­do ( Dem), a sa­ba­ti­na foi mar­ca­da por ata­ques ao atu­al go­ver­na­dor José eli­ton, que é can­di­da­to à re­e­lei­ção. além de­le, com­pa­re­ce­ram ao de­ba­te Ká­tia ma­ria (Pt) e Wes­lei Gar­cia (Psol).

a sa­ba­ti­na foi trans­mi­ti­da em par­ce­ria com a tv cul­tu­ra, pe­lo ca­nal 13.1 (aber­ta), na Net Goi­â­nia ca­nal 520, na SKY ca­nal 313, pe­lo fa­ce­bo­ok da emis­so­ra (fa­ce­bo­ok.com/ tv­bra­sil­cen­tral), além da trans­mis­são si­mul­tâ­nea pe­lo sis­te­ma Bra­sil cen­tral de rá­dio am e fm. a emis­so­ra pau­lis­ta ce­deu a jor­na­lis­ta e apre­sen­ta­do­ra ana Paula cou­to pa­ra a me­di­a­ção do de­ba­te. além dis­so, a cul­tu­ra re­a­li­zou flashes ao vi­vo du­ran­te o Jor­nal da cul­tu­ra em re­de na­ci­o­nal.

o de­ba­te foi di­vi­di­do em qua­tro blo­cos e con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de cin­co jor­na­lis­tas con­vi­da­dos de emis­so­ras goi­a­nas co­mo: al­mir cos­ta (tv ser­ra Dou­ra­da), ca­rol ma­tos (tv Goi­â­nia) e Giu­li­a­no ca­bral (rbc).

mes­mo com os ata­ques, o go­ver­na­dor José eli­ton res­pon­deu to­das as per­gun­tas e expôs seus pro­je­tos de go­ver­no pa­ra a saú­de, com a cri­a­ção do pro­gra­ma “fi­la Nun­ca mais” e a ma­nu­ten­ção das or­ga­ni­za­ções so­ci­ais (oss) na ges­tão dos hos­pi­tais. ele ain­da afir­mou que con­ti­nu­a­rá for­ta­le­cen­do a re­gi­o­na­li­za­ção da saú­de. “es­ta­mos con­cluin­do as uni­da­des de saú­de es­pe­ci­a­li­za­das de Pos­se, são luís dos mon­tes Be­los, for­mo­sa e ci­da­de de Goiás. É um pla­no de go­ver­no nos­so des­cen­tra­li­zar a saú­de”, pon­tu­ou José eli­ton.

ele des­ta­cou ain­da que en­tre as pri­o­ri­da­des de seu go­ver­no es­tá a valorização da mu­lher. “É pre­ci­so en­co­ra­jar es­sas mu­lhe­res e cri­ar uma re­de de pro­te­ção. te­nho um res­pei­to pro­fun­do pe­las mu­lhe­res e pre­ci­sa­mos en­xer­gar o grande po­ten­ci­al que to­das têm”, dis­se.

so­bre edu­ca­ção, Ká­tia ma­ria pro­me­teu cri­ar 653 uni­da­des de edu­ca­ção in­fan­til em Goiás du­ran­te os qua­tro anos de man­da­to, ca­so elei­ta. “Va­mos di­mi­nuir 50% do nú­me­ro de cri­an­ças que es­tão fo­ra da es­co­la, ga­ran­tin­do a edu­ca­ção e dan­do a tran­qui­li­da­de pa­ra que a mãe des­sas cri­an­ças bus­quem o mer­ca­do de tra­ba­lho. eu sei o que é bus­car uma edu­ca­ção de qua­li­da­de, com edu­ca­ção in­te­gral e é is­so que va­mos opor­tu­ni­zar”, defendeu a can­di­da­ta.

a can­di­da­ta pe­lo Pt afir­mou ain­da que vai cri­ar 10 hos­pi­tais re­gi­o­nais ar­ti­cu­la­dos com 18 cen­tros de es­pe­ci­a­li­da­des mé­di­cas. “o ci­da­dão fa­rá as con­sul­tas e os exa­mes e pe­ga­rá os en­ca­mi­nha­men­tos no mes­mo lo­cal”, dis­se. Wes­lei Gar­cia, can­di­da­to ao go­ver­no de Goiás pe­lo Psol, afir­mou du­ran­te o de­ba­te que vai acabar com as isen­ções fis­cais. “o ri­co tem que pa­gar im­pos­tos. Va­mos so­bre­ta­xar os ri­cos e po­de­ro­sos. Va­mos re­dis­tri­buir ri­que­za e va­lo­ri­zar a clas­se tra­ba­lha­do­ra. Va­mos ain­da me­lho­rar o pla­no de car­gos e sa­lá­ri­os de ser­vi­do­res”, dis­se. ele tam­bém afir­mou que, se elei­to, vai cri­ar ci­ne te­a­tros em Goiás e im­ple­men­tar o pro­je­to “ci­ne­ma na es­co­la” com ati­vi­da­des in­te­gra­das en­tre edu­ca­ção e ci­ne­ma. “Va­mos va­lo­ri­zar a cul­tu­ra des­de a in­fân­cia. a edu­ca­ção e a cul­tu­ra li­ber­ta os ho­mens e trans­for­mam a so­ci­e­da­de”, in­for­mou ao pon­de­rar que irá for­ta­le­cer o fun­do de ar­te e cul­tu­ra.

Reprodução

Atu­al go­ver­na­dor foi o al­vo prin­ci­pal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.