Di­vi­são da so­ci­e­da­de cau­sa en­fra­que­ci­men­to dos va­lo­res

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Ocan­di­da­to do Psl à Pre­si­dên­cia da re­pú­bli­ca, Jair Bol­so­na­ro, cri­ti­cou em pos­ta­gem nas re­des so­ci­ais nes­ta ter­ça-fei­ra (25) quem bus­ca a “di­vi­são da so­ci­e­da­de”. se­gun­do o pre­si­den­ciá­vel, is­so re­sul­ta “na lu­ta de clas­ses e no en­fra­que­ci­men­to de nos­sos va­lo­res”.

mui­tos mi­ram pro­po­si­tal­men­te na di­vi­são da so­ci­e­da­de, re­sul­tan­do na lu­ta de clas­ses e no en­fra­que­ci­men­to de nos­sos va­lo­res. Pes­so­as di­vi­das, sem iden­ti­da­de fa­mi­li­ar e cul­tu­ral são mais mais fá­ceis de se­rem con­tro­la­das. É o pla­no per­fei­to pa­ra quem quer se per­pe­tu­ar no po­der!

o can­di­da­to se re­cu­pe­ra des­de 7 de se­tem­bro no Hos­pi­tal is­ra­e­li­ta al­bert eins­tein de uma fa­ca­da que so­freu no abdô­mem du­ran­te ato de cam­pa­nha em Juiz de fo­ra (mg), um dia an­tes. ele pre­ci­sou pas­sar por du­as ci­rur­gi­as des­de en­tão.

Na se­gun­da (24), o can­di­da­to deu en­tre­vis­ta à rá­dio Jo­vem Pan. Na con­ver­sa, gra­va­da no quar­to on­de es­tá in­ter­na­do, dis­se que, se elei­to, “não ha­ve­rá es­pa­ço” pa­ra in­di­ca­ções po­lí­ti­cas em mi­nis­té­ri­os.

Ques­ti­o­na­do so­bre crí­ti­cas que o clas­si­fi­cam co­mo um “ris­co” à de­mo­cra­cia, o pre­si­den­ciá­vel afir­mou que é um “ris­co aos es­que­mas de­les”, ci­tan­do in­di­ca­ções po­lí­ti­cas.

“es­sa ma­nei­ra, de não acei­tar in­di­ca­ção po­lí­ti­ca, co­mo eu te­nho con­ver­sa­do com par­la­men­ta­res, é uma ma­nei­ra de res­ga­tar, bus­car o res­ga­te da cre­di­bi­li­da­de do de­pu­ta­do. Não tem co­mo acei­tar”, de­cla­rou.

RE­CU­PE­RA­ÇÃO EM HOS­PI­TAL

Bol­so­na­ro tem boa acei­ta­ção à “di­e­ta le­ve” que co­me­çou nes­te do­min­go e man­tém “boa evo­lu­ção clí­ni­ca”, diz o úl­ti­mo bo­le­tim mé­di­co di­vul­ga­do na tar­de de se­gun­da pe­lo hos­pi­tal.

o do­cu­men­to afir­ma que “o pa­ci­en­te evo­lui com me­lho­ra clí­ni­ca pro­gres­si­va” e que ele se­gue “com re­cu­pe­ra­ção dos mo­vi­men­tos in­tes­ti­nais, re­ce­ben­do di­e­ta pas­to­sa em as­so­ci­a­ção à nu­tri­ção pa­ren­te­ral”.

CRES­CE CAM­PA­NHA CON­TRA BOLSONAR

Um ma­ni­fes­to as­si­na­do por in­te­lec­tu­ais, ar­tis­tas e em­pre­sá­ri­os se so­mou à cres­cen­te cam­pa­nha nas re­des so­ci­ais con­tra o can­di­da­to de ex­tre­ma di­rei­ta Jair Bol­so­na­ro, que li­de­ra as in­ten­ções de vo­to pa­ra as elei­ções de 7 de ou­tu­bro.

“te­mos tra­je­tó­ri­as pes­so­ais e pú­bli­cas va­ri­a­das. Vo­ta­mos em pes­so­as e par­ti­dos di­ver­sos. De­fen­de­mos cau­sas, idei­as e pro­je­tos dis­tin­tos pa­ra nos­so país, mui­tas ve­zes an­tagô­ni­cos. mas te­mos em co­mum o com­pro­mis­so com a de­mo­cra­cia”, as­si­na­la o ma- ni­fes­to “Pe­la de­mo­cra­cia, pe­lo Bra­sil”, que co­me­çou a cir­cu­lar no do­min­go.

“o com­pro­mis­so com a de­mo­cra­cia, com a li­ber­da­de, a con­vi­vên­cia plu­ral e o res­pei­to mú­tuo. e acre­di­ta­mos no Bra­sil. Um Bra­sil for­ma­do por to­dos os seus ci­da­dãos, éti­co, pa­cí­fi­co, di­nâ­mi­co, li­vre de in­to­le­rân­cia, pre­con­cei­to e dis­cri­mi­na­ção…”.

“mas quan­do, no en­tan­to, nos de­pa­ra­mos com pro­je­tos que ne­gam a exis­tên­cia de um pas­sa­do au­to­ri­tá­rio no Bra­sil, fler­tam ex­pli­ci­ta­men­te com con­cei­tos co­mo a pro­du­ção de no­va cons­ti­tui­ção sem de­le­ga­ção po­pu­lar, a ma­ni­pu­la­ção do nú­me­ro de juí- zes nas cor­tes su­pe­ri­o­res ou re­cur­so a au­to­gol­pes pre­si­den­ci­ais, acu­mu­lam de­cla­ra­ções fran­ca­men­te xe­no­fó­bi­cas e dis­cri­mi­na­tó­ri­as con­tra se­to­res di­ver­sos da so­ci­e­da­de, re­fu­tam tex­tu­al­men­te o prin­cí­pio da pro­te­ção de mi­no­ri­as con­tra o ar­bí­trio e la­men­tam o fa­to das for­ças do es­ta­do te­rem his­to­ri­ca­men­te ma­ta­do me­nos dis­si­den­tes do que de­ve­ri­am, te­mos a cons­ci­ên­cia inequí­vo­ca de es­tar­mos li­dan­do com al­go mai­or, e an­te­ri­or a to­do dis­sen­so de­mo­crá­ti­co”, ad­ver­te o do­cu­men­to fir­ma­do por cer­ca de 400 em­pre­sá­ri­os, eco­no­mis­tas, in­te­lec­tu­ais ear­tis­tas co­mo ali­ce Bra­ga, chi­co Bu­ar­que, ca­e­ta­no

Ve­lo­so, fer­nan­do mei­rel­les e Wal­ter sal­les.

“É pre­ci­so di­zer, mais que uma es­co­lha po­lí­ti­ca, a can­di­da­tu­ra de Jair Bol­so­na­ro re­pre­sen­ta uma ame­a­ça fran­ca ao nos­so pa­trimô­nio ci­vi­li­za­tó­rio pri­mor­di­al. É pre­ci­so re­cu­sar sua nor­ma­li­za­ção, e so­mar for­ças na de­fe­sa da li­ber­da­de, da to­le­rân­cia e do des­ti­no co­le­ti­vo en­tre nós”, des­ta­ca o ma­ni­fes­to.

a car­rei­ra po­lí­ti­ca de Bol­so­na­ro, um ex-ca­pi­tão do exér­ci­to, é mar­ca­da por po­lê­mi­cas en­vol­ven­do de­cla­ra­ções mi­só­gi­nas, ho­mo­fó­bi­cas e ra­cis­tas, além da de­fe­sa de mé­to­dos de tor­tu­ra du­ran­te a di­ta­du­ra mi­li­tar (1964-1985).

“o er­ro da di­ta­du­ra foi tor­tu­rar e não ma­tar”, dis­se em ju­nho de 2016. “Deus aci­ma de tu­do. Não exis­te es­ta his­tó­ria de es­ta­do lai­co”, afir­mou em fe­ve­rei­ro de 2017. tam­bém dis­se en­ten­der por­que os sa­lá­ri­os das mu­lhe­res são in­fe­ri­o­res aos dos ho­mens.

seu dis­cur­so, par­ti­dá­rio da fle­xi­bi­li­za­ção do por­te de ar­mas pa­ra com­ba­ter a cri­mi­na­li­da­de, atraiu am­plos se­to­res, mas tam­bém o trans­for­mou em um po­lí­ti­co de al­ta re­jei­ção, de­fla­gran­do as cam­pa­nhas #elenão e #ele­nun­ca, pro­mo­vi­do pe­lo gru­po de fa­ce­bo­ok “mu­lhe­res Uni­das con­tra Bol­so­na­ro”.

o gru­po cri­a­do con­tra o “ma­chis­mo e a mi­so­gi­nia” ti­nha nes­ta se­gun­da­fei­ra qua­se três mi­lhões de in­te­gran­tes.

a cam­pa­nha #elenão foi am­pli­a­da com a cri­a­ção de mais de 40 gru­pos de mu­lhe­res, evan­gé­li­cos, ateus, ju­deus, cris­tãos e LGBTQ, to­dos de­cla­ra­da­men­te con­tra o can­di­da­to e com mi­lha­res de in­te­gran­tes ca­da um.

os ar­tis­tas tam­bém se so­ma­ram às mo­bi­li­za­ções vir­tu­ais, e a úl­ti­ma a ade­rir foi anit­ta, após ser ques­ti­o­na­da nas re­des so­ci­ais.

PRO­TES­TO EM MAIS DE 70 CI­DA­DES

a ade­são de ce­le­bri­da­des nas úl­ti­mas ho­ras

Jair Bol­so­na­ro re­ce­be vi­si­ta de Pau­lo Gu­e­des

@Jair­bol­so­na­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.