GO­VER­NO QUER RE­DU­ZIR MOR­TES NO TRÂN­SI­TO PE­LA ME­TA­DE EM 10 ANOS

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Omi­nis­té­rio das ci­da­des apre­sen­tou nes­ta ter­ça-fei­ra (25) o Plano Na­ci­o­nal de re­du­ção de mor­tes e le­sões no trân­si­to (Pna­trans), com o ob­je­ti­vo de re­du­zir pe­la me­ta­de o nú­me­ro de aci­den­tes no trân­si­to em um pe­río­do de 10 anos.

“o Bra­sil, in­fe­liz­men­te, de­mo­rou um tem­po bem mais mo­ro­so pa­ra se in­te­grar a um com­pro­mis­so jun­to à ONU [or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das] e oms [or­ga­ni­za­ção mun­di­al da saú­de] pa­ra re­du­zir pe­la me­ta­de as mor­tes no trân­si­to. No Bra­sil, es­se nú­me­ro é ex­tre­ma­men­te alar­man­te, mas, apa­ren­te­men­te, a po­pu­la­ção não ab­sor­ve quan­do não acon­te­ce pró­xi­mo a ela. es­ta­mos de fa­to ape­lan­do a to­dos os go­ver­nos que pos­sam es­tar co­nos­co nes­sa ini­ci­a­ti­va” des­ta­cou o mi­nis­tro das ci­da­des, ale­xan­dre Baldy.

se­gun­do ele, a es­ti­ma­ti­va é que o Bra­sil gas­te r$ 50 bi­lhões por ano com os aci­den­tes de trân­si­to, que cau­sam uma mé­dia de 45 mil mor­tes ao ano, cer­ca de 130 mor­tes por dia.

cri­a­do pe­la lei 13.614/2008, o Pna­trans es­ta­be­le­ce um tra­ba­lho con­jun­to de ór­gãos de trân­si­to, trans­por­te, saú­de, jus­ti­ça e edu­ca­ção, além de agru­par le­van­ta­men­tos fei­tos por en­tes go­ver­na­men­tais e ins­ti­tui­ções pri­va­das.

as me­tas anu­ais de re­du­ção dos ín­di­ces pa­ra ca­da es­ta­do da fe­de­ra­ção e pa­ra o Dis­tri­to fe­de­ral se­rão de­fi­ni­das pe­lo con­se­lho Na­ci­o­nal de trân­si­to (con­tran) com ba­se nas in­for­ma­ções do Da­ta­sus.

“o Pna­trans é a fer­ra­men­ta mais im­por­tan­te que nós te­mos de com­ba­te ao alar­man­te nú­me­ro de mor­tes no trân­si­to e pa­ra ter­mos um trân­si­to mais ci­da­dão”, afir­mou mau­rí­cio Jo­sé al­ves, di­re­tor-ge­ral do De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de trân­si­to (De­na­tran).

CAU­SAS DE ACI­DEN­TES

se­gun­do a Prf, no to­po do ran­king de cau­sas de aci­den­te com mor­te ocor­ri­dos em 2016 estão a de­sa­ten­ção por par­te do mo­to­ris­ta (30,8%); ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de (21,9%); in­ges­tão de ál­co­ol (15,6%); de­so­be­di­ên­cia à si­na­li­za­ção (10%); e ul­tra­pas­sa­gens in­de­vi­das (9,3%). em 6,7% dos ca­sos, os mo­to­ris­tas ador­me­ce­ram ao vo­lan­te, cau­san­do os aci­den­tes que re­sul­ta­ram em mor­tes. is­so sig­ni­fi­ca que, so­ma­das, es­sas cau­sas que têm o er­ro hu­ma­no em co­mum, to­ta­li­zam 94% dos aci­den­tes de trân­si­to fatais.

o mi­nis­té­rio da saú­de, por sua vez, in­di­ca que mo­to­ris­tas que di­ri­gem al­co­o­li­za­dos cau­sam mais de um quin­to (21%) dos aci­den­tes ocor­ri­dos nas vi­as bra­si­lei­ras, sen­do que as prin­ci­pais ví­ti­mas são ho­mens com idade en­tre 20 e 39 anos. De acor­do com a pas­ta, a ca­da 15 mi­nu­tos, o Bra­sil re­gis­tra um óbi­to de­cor­ren­te de aci­den­tes de trân­si­to.

re­la­tó­rio da oms re­ve­la que a al­ta in­ci­dên­cia po­de ser ob­ser­va­da em to­do o mundo. em âm­bi­to glo­bal, os aci­den­tes por trans­por­tes ter­res­tres são res­pon­sá­veis por 1,25 mi­lhão de mor­tes (12% do to­tal) e 50 mi­lhões de fe­ri­dos, cons­ti­tuin­do a prin­ci­pal cau­sa de mor­te en­tre jo­vens de 15 a 29 anos.

MUDANÇA DE COM­POR­TA­MEN­TO

es­ta­tís­ti­cas pro­vam que ges­tos sim­ples, co­mo uti­li­zar o cin­to de se­gu­ran­ça, con­si­de­ra­do item obri­ga­tó­rio, fazem, de fa­to, enor­me di­fe­ren­ça. se­gun­do cál­cu­los da agên­cia re­gu­la­do­ra de serviços Pú­bli­cos De­le­ga­dos de trans­por­te do es­ta­do de são Pau­lo (ar­tesp), o uso do cin­to po­de re­du­zir em 45% o risco de mor­te. a por­cen­ta­gem che­ga a 75% no ca­so de pas­sa­gei­ros trans­por­ta­dos no ban­co de trás do veí­cu­lo.

con­for­me ma­nu­al es­cri­to pe­la or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU), as chances de um pe­des­tre so­bre­vi­ver a um atro­pe­la­men­to ge­ra­do por um mo­to­ris­ta que tra­fe­ga a 64 quilô­me­tros por ho­ra é 80% me­nor do que as de um atin­gi­do por um veí­cu­lo que cir­cu­la com a me­ta­de da ve­lo­ci­da­de.

Cor­po De Bom­bei­ros-am

Val­ter cam­pa­na­to/agên­cia Bra­sil

O mi­nis­tro das Ci­da­des, Ale­xan­dre Baldy, apre­sen­ta o Plano Na­ci­o­nal de Re­du­ção de Mor­tes e Le­sões no Trân­si­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.