STF vai can­ce­lar 3,3 mi­lhões tí­tu­lo

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Amai­o­ria dos mi­nis­tros do su­pre­mo tri­bu­nal Fe­de­ral (stf) de­ci­diu, nes­ta quar­ta-fei­ra (26), man­ter a sus­pen­são do tí­tu­lo de 3,3 mi­lhões de elei­to­res que não com­pa­re­ce­ram no pro­ces­so de re­vi­são elei­to­ral, en­tre 2016 e 2018. os mi­nis­tros ne­ga­ram a pro­ce­dên­cia de uma ar­gui­ção de des­cum­pri­men­to de pre­cei­to fun­da­men­tal apre­sen­ta­da pe­lo PSB pa­ra que os vo­tos des­tes ci­da­dãos fos­sem li­be­ra­dos.

a mai­or par­te dos in­te­gran­tes do ple­ná­rio se­gui­ram o vo­to do re­la­tor do ca­so, mi­nis­tro Luís roberto Bar­ro­so. o ma­gis­tra­do en­ten­deu que ape­sar da cons­ti­tui­ção ga­ran­tir o di­rei­to uni­ver­sal ao vo­to, a par­ti­ci­pa­ção nas elei­ções de­vem ocor­rer me­di­an­te re­gras de­fi­ni­das em lei. “em sal­va­dor, se­de do tre, fo­ram re­a­li­za­dos plan­tões no fim de se­ma­na. Não é pos­sí­vel afir­mar que a po­pu­la­ção não es­ta­va in­for­ma­da ou que não hou­ve o es­for­ço pos­sí­vel pa­ra o re­ca­das­tra­men­to.

o su­frá­gio uni­ver­sal é ga­ran­ti­do pe­la cons­ti­tui­ção, as­sim co­mo o alis­ta­men­to pa­ra vo­tar”, afir­mou Bar­ro­so. Dos 3,3 mi­lhões de elei­to­res que não te­rão di­rei­to a vo­to, De acor­do com o tri­bu­nal su­pe­ri­or elei­to­ral (tse), 53%, dos tí­tu­los can­ce­la­dos se con­cen­tram-se nas re­giões Nor­te e Nor- des­te. ape­nas no Nor­des­te, são 1,5 mi­lhão de elei­to­res afe­ta­dos, prin­ci­pal­men­te no es­ta­do da Bahia.

o gru­po su­pe­ra a par­ce­la de 2% dos elei­to­res to­tais. o mi­nis­tro ri­car­do Lewan­dows­ki, que di­ver­giu dos de­mais, afir­mou que a quan­ti­da­de é su­fi­ci­en- te pa­ra de­ci­dir o plei­to. “o tse tem que fa­zer na úl­ti­ma ho­ra um es­for­ço pa­ra es­ses 3,3 mi­lhões de bra­si­lei­ros que que­rem vo­tar. Nas úl­ti­mas elei­ções pre­si­den­ci­ais a di­fe­ren­ça en­tre o que se ele­geu e o que per­deu foi de 3,5 mi­lhões de vo­tos. Nu­ma elei­ção que já vem sen­do qu­es­ti­o­na­da por se­to­res an­ti­de­mo­crá­ti­cos, in­clu­si­ve sob ob­ser­va­do­res in­ter­na­ci­o­nais da oea, co­mo é que va­mos fi­car?”, dis­se.

Bar­ro­so en­ten­deu que a de­ci­são não pre­ju­di­ca o plei­to, e não atin­ge um gru­po de­fi­ni­do de elei­to­res.

Wil­son Di­as / ar­qui­vo agên­cia Bra­sil / cp

Su­pre­mo re­jei­tou ação do PSB que so­li­ci­ta­va que elei­to­res que não fi­ze­ram re­ca­das­tra­men­to pu­des­sem vo­tar nas elei­ções des­te ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.