‘MULHERES CONTRA MACHISMO’ REÚNE CENTENAS EM PROTESTOS

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Pe­lo me­nos 30 mil pes­so­as - de acor­do com as or­ga­ni­za­do­ras - par­ti­ci­pa­ram ho­je (29), em Bra­sí­lia, do ato con­vo­ca­do pe­lo co­le­ti­vo “Mulheres Uni­das contra Bol­so­na­ro”. Na úl­ti­ma atu­a­li­za­ção da Po­lí­cia Mi­li­tar (PM), a mo­bi­li­za­ção ti­nha 7 mil pes­so­as. o pro­tes­to foi pa­cí­fi­co. além da ca­pi­tal fe­de­ral, a ma­ni­fes­ta­ção ocor­reu em vá­ri­as ci­da­des bra­si­lei­ras e no ex­te­ri­or. Hou­ve atos tam­bém em vá­ri­as ci­da­des a fa­vor do can­di­da­to.

as ma­ni­fes­tan­tes ocu­pa­ram três das cin­co fai­xas da pis­ta nor­te do ei­xo Mo­nu­men­tal, sain­do da al­tu­ra da ro­do­viá­ria do Pla­no Pi­lo­to em di­re­ção ao com­plex­to cul­tu­ral da Fu­nar­te, pró­xi­mo à tor­re de tv, zo­na cen­tral da ca­pi­tal do país.

a as­sis­ten­te ad­mi­nis­tra­ti­va so­cor­ro Pai­va ves­tia uma ca­mi­se­ta co­lo­ri­da, com fra­ses contra o machismo. Pa­ra ela, o ato é uma for­ma de evi­tar que o país mer­gu­lhe no que con­si­de­ra um re­tro­ces­so his­tó­ri­co.

“Não po­de­mos com­pac­tu­ar com a in­to­le­rân­cia. Qu­e­ro que meus fi­lhos e ne­tos cres­çam em um país sem machismo e ho­mo­fo­bia”, afir­mou.

as ami­gas Lu­ci­e­ne de sou­za e Mô­ni­ca car­va­lho dis­se­ram es­tar no ato em de­fe­sa da de­mo­cra­cia. “es­ta­mos lu­tan­do pe­la nos­sa de­mo­cra­cia, mas tam­bém em de­fe­sa do res­pei­to, da paz e do amor”, afir­mou Lu­ci­e­ne.

“es­se ato tam­bém nos aju­da a ter co­ra­gem de sair e se jun­tar contra a in­to­le­rân­cia. se tem 10 mil pes­so­as aqui, sa­be­mos que pe­lo me­nos ou­tras 10 mil não vi­e­ram por­que ain­da es­tão com me­do da vi­o­lên­cia, do machismo”, dis­se Mô­ni­ca.

além de pa­la­vras de or­dem contra Jair Bol­so­na­ro, que res­sal­ta­vam a pos­tu­ra do can­di­da­to em re­la­ção às mulheres, à po­pu­la­ção ne­gra e ao mo­vi­men­to LGBT, centenas de ma­ni­fes­tan­tes por­ta­vam car­ta­zes, ca­mi­se­tas e ban­dei­ras com fra­ses so­bre a lu­ta an­ti-ho­mo­fo­bia e an­tir­ra­cis­mo.

a ser­vi­do­ra pú­bli­ca Na­ra Kohls­dorf le­vou os fi­lhos, um de 11 e ou­tro de 9 anos. “Qu­e­ro que eles vi­ven­ci­em a his­tó­ria”, afir­mou. Pa­ra ela, o ato não se cen­tra ape­nas em uma pos­tu­ra re­la­ci­o­na­da às elei­ções, mas ex­pres­sa um mo­vi­men­to por di­rei­tos das mulheres. “Qu­an­do a gen­te se une em tor­no de uma agen­da de igual­da­de, a gen­te é mais for­te”.

Ri­car­do stuc­kert

Ro­ve­na ro­sa/agên­cia Bra­sil

Ma­ni­fes­ta­ção Mulheres contra Bol­so­na­ro no Lar­go da Ba­ta­ta, re­gião oes­te de São Pau­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.