Fux der­ru­ba au­to­ri­za­ção pa­ra Lu­la dar en­tre­vis­ta

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Ovi­ce-pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), mi­nis­tro Luiz Fux, de­ci­diu na noi­te des­ta sex­ta-fei­ra, 28, sus­pen­der a au­to­ri­za­ção pa­ra que o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va (PT) con­ce­da en­tre­vis­ta a jor­na­lis­tas mes­mo pre­so na su­pe­rin­ten­dên­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral em Cu­ri­ti­ba. A per­mis­são ha­via si­do da­da pe­lo mi­nis­tro Ri­car­do Lewan­dows­ki, tam­bém do STF.

A de­ci­são de Fux va­le até o jul­ga­men­to do ca­so pe­lo ple­ná­rio da Su­pre­ma Cor­te, que po­de­rá re­fe­ren­dar ou não o po­si­ci­o­na­men­to do mi­nis­tro. Ain­da não há pre­vi­são de qu­an­do o pro­ces­so se­rá apre­ci­a­do pe­los 11 mi­nis­tros da Cor­te.

“De­fi­ro a li­mi­nar, ad re­fe­ren­dum do ple­ná­rio, com ful­cro no art. 4º da Lei nº 8.437/92, pa­ra sus­pen­der (?) os efei­tos da de­ci­são pro­fe­ri­da nos au­tos da Re­cla­ma­ção n.º 32.035, até que o co­le­gi­a­do apre­cie a ma­té­ria de for­ma de­fi­ni­ti­va. Por con­se­guin­te, de­ter­mi­no que o re­que­ri­do Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va se abs­te­nha de re­a­li­zar en­tre­vis­ta ou de­cla­ra­ção a qual­quer meio de co­mu­ni­ca­ção, se­ja a im­pren­sa ou ou­tro veí­cu­lo des­ti­na­do à trans­mis­são de in­for­ma­ção pa­ra o pú­bli- co em ge­ral”, de­ter­mi­nou Fux.

“De­ter­mi­no, ain­da, ca­so qual­quer en­tre­vis­ta ou de­cla­ra­ção já te­nha si­do re­a­li­za­da por par­te do alu­di­do re­que­ri­do, a proi­bi­ção da di­vul­ga­ção do seu con­teú­do por qual­quer for­ma, sob pe­na da con­fi­gu­ra­ção de cri­me de de­so­be­di­ên­cia (art. 536, § 3º, do no­vo Có­di­go de Pro­ces­so Ci­vil e art. 330 do Có­di­go Pe­nal)”, com­ple­tou Fux.

O pe­tis­ta es­tá pre­so na su­pe­rin­ten­dên­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral do Pa­ra­ná, em Cu­ri­ti­ba, após ser con­de­na­do a 12 anos de um mês de pri­são pe­los cri­mes de cor­rup­ção pas­si­va e la­va­gem de di­nhei­ro no ca­so do trí­plex do Gu­a­ru­já.

AFRONTA

A de­ter­mi­na­ção de Fux aten­de a pe­di­do do Par­ti­do No­vo, que pe­diu que Lu­la não fos­se au­to­ri­za­do a dar en­tre­vis­tas an­tes das elei­ções, sob a ale­ga­ção de que a de­ci­são de Lewan­dows­ki afronta o prin­cí­pio re­pu­bli­ca­no e a le­gi­ti­mi­da­de do plei­to.

“Não se pre­ten­de com a pre­sen­te ação im­por qual­quer ti­po de cen­su­ra. Mui­to lon­ge dis­so, o que se pre­ten­de é que a en­tre­vis­ta não se­ja re­a­li­za­da an­tes das elei­ções. Não se tra­ta ape­nas do fa­to de que ele es­tá em cár­ce­re. Ou­tras en­tre­vis­tas já se de­ram em cár­ce­re”, sus­ten­tou o par­ti­do No­vo.

O par­ti­do ale­gou que fal­tam me­nos de 10 di­as pa­ra o pri­mei­ro tur­no, que Lu­la ten­tou con­cor­rer à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca e que a co­li­ga­ção “O Po­vo Fe­liz de No­vo” in­sis­tiu por mui­to tem­po em apre­sen­tá-lo co­mo se fos­se can­di­da­to ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to. Pe­la ma­nhã, o mi­nis­tro Ri­car­do Lewan­dows­ki ha­via au­to­ri­za­do Lu­la a con­ce­der en­tre­vis­ta à co­lu­nis­ta Mô­ni­ca Ber­ga­mo, do jor­nal “Fo­lha de S.pau­lo”.

AGÊN­CIA BRA­SIL/STF

O mi­nis­tro Luiz Fux, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.