“Me Pre­pa­ran­do Pa­ra Vol­tar À ati­va!”

Ibo­pe: Bol­so­na­ro vol­ta a cres­cer e vai a 31% en­quan­to Had­dad vê re­jei­ção dis­pa­rar

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

ocan­di­da­to do Psl à Pre­si­dên­cia da re­pú­bli­ca, jair bol­so­na­ro, ates­tou não só a re­si­li­ên­cia de seu elei­to­ra­do co­mo viu cres­cer su­as in­ten­ções de vo­to a 31% na pi­or se­ma­na de sua cam­pa­nha des­de o aten­ta­do a fa­ca que so­freu em 6 de se­tem­bro. É o que mos­tra pes­qui­sa ibo­pe di­vul­ga­da nes­ta se­gun­da-fei­ra, 1º, após re­por­ta­gens ne­ga­ti­vas na im­pren­sa e uma mas­si­va mar­cha no sá­ba­do, 29, li­de­ra­da por mu­lhe­res em to­dos os es­ta­dos do país, gri­tan­do #ele­não. De acor­do com a Ceo do ibo­pe, már­cia Ca­val­la­ri, o ca­pi­tão re­for­ma­do apre­sen­tou cres­ci­men­to de 6% en­tre o elei­to­ra­do fe­mi­ni­no. o le­van­ta­men­to trou­xe, ain­da, no­tí­ci­as ne­ga­ti­vas pa­ra o can­di­da­to Fer­nan­do Had­dad (Pt), que os­ci­lou ne­ga­ti­va­men­te - de 22% pa­ra 21% - em re­la­ção ao úl­ti­mo ibo­pe en­co­men­da­do pe­la tv glo­bo e pe­lo jor­nal o es­ta­do de s.pau­lo e di­vul­ga­do no dia 24 de se­tem­bro. a re­jei­ção ao pe­tis­ta su­biu de 30% pa­ra 38% e ele vol­tou a em­pa­tar com bol­so­na­ro em um even­tu­al se­gun­do tur­no.

o le­van­ta­men­to foi re­a­li­za­do pou­cos di­as após re­ve­ses im­por­tan­tes em sua cam­pa­nha. re­por­ta­gem da re­vis­ta Ve­ja de quin­ta-fei­ra, 27, re­ve­lou que a ex-mu­lher de bol­so­na­ro, ana Cris­ti­na si­quei­ra Val­le, o ha­via acu­sa­do de ocul­ta­ção de pa­trimô­nio, re­ce­bi­men­to de pa­ga­men­tos não de­cla­ra­dos e do fur­to de um co­fre – além de ter di­to que o can­di­da­to tem um com­por­ta­men­to “agres­si­vo” – du­ran­te o pro­ces­so de se­pa­ra­ção. na ter­ça-fei­ra, o jor­nal Fo­lha de s.pau­lo pu­bli­cou ma­té­ria se­gun­do a qual Cris­ti­na dis­se ao ita­ma­raty, em 2011, que se mu­dou pa­ra no­ru­e­ga por­que ha­via si­do ame­a­ça­da de mor­te pe­lo ex-ma­ri­do. Pro­cu­ra­da após as pu­bli­ca­ções, Cris­ti­na dis­se que men­tiu na épo­ca.

o elei­to­ra­do de bol­so­na­ro re­sis­tiu, ain­da, ao fo­go ami­go so­fri­do pe­lo can­di­da­to, tam­bém na úl­ti­ma se­ma­na, quan­do seu can­di­da­to a vi­ce, o ge­ne­ral Ha­mil­ton mou­rão, cha­mou o 13º sa­lá­rio de uma “ja­bu­ti­ca­ba bra­si­lei­ra”. o ca­pi­tão te­ve que re­ba­ter a de­cla­ra­ção do lei­to do hos­pi­tal, on­de ain­da es­ta­va in­ter­na­do: Cri­ti­car o 13º sa­lá­rio “além de uma ofen­sa à quem tra­ba­lha, con­fes­sa des­co­nhe­cer a Cons­ti­tui­ção”. bol­so­na­ro ain­da de­sa­fi­ou ex­pli­ci­ta­men­te a au­to­ri­da­de elei­to­ral bra­si­lei­ra ao afir­mar, em en­tre­vis­ta ao pro­gra­ma po­li­ci­al de jo­sé luis Da­te­na, na tv ban­dei­ran­tes, que não acei­ta­ria qu­al­quer re­sul­ta­do di­fe­ren­te da elei­ção de­le. Du­ran­te o fim de se­ma­na, o can­di­da­to bai­xou o tom do dis­cur­so e dis­se que sua cha­pa vai ga­nhar no pri­mei­ro tur­no: “a di­fe­ren­ça se­rá tão gran­de que se­rá im­pos­sí­vel qu­al­quer pos­si­bi­li­da­de de frau­de”.

Se­gun­do tur­no

além do cres­ci­men­to de in­ten­ções de vo­to no pri­mei­ro tur­no, bol­so­na­ro vol­tou a em­pa­tar com o se­gun­do co­lo­ca­do nas pes­qui­sas, Fer­nan­do Had­dad, na si­mu­la­ção de se­gun­do tur­no. no ibo­pe an­te­ri­or, do dia 24, o pe­tis­ta es­ta­va em van­ta­gem na dis­pu­ta ( 43% a 37%). no le­van­ta­men­to di­vul­ga­do ho­je, os dois can­di­da­tos apa­re­cem com 42% das in­ten­ção de vo­to. a elei­ção pa­re­ce que se­rá de­ci­di­da em uma ba­ta­lha de re­jei­ções, al­tas em am­bos os ca­sos. se­gun­do o ibo­pe, 44% dos elei­to­res não vo­ta­ri­am em bol­so­na­ro e 38%, em Had­dad.

na si­mu­la­ção de se­gun-

do tur­no en­tre o ca­pi­tão re­for­ma­do e Ci­ro go­mes (PDT), o pri­mei­ro tem 39% das in­ten­ções de vo­to e o se­gun­do, 45%. ge­ral­do alck­min do Psdb tam­bém ven­ce­ria a se­gun­da eta­pa da dis­pu­ta, por 42% a 39%. já ma­ri­na sil­va (re­de), per­de­ria de bol­so­na­ro de 43% a 38%.

a pes­qui­sa ou­viu 3.010 elei­to­res em 208 mu­ni­cí­pi­os, en­tre os di­as 29 e 30 de se­tem­bro. a mar­gem de er­ro é de dois pon­tos per­cen­tu­ais, pa­ra mais ou pa­ra me­nos.

Jair­mes­si­as­bol­so­na/ ins­ta­gram.com

Me pre­pa­ran­do pa­ra vol­tar à ati­va! / ins­ta­gram / jair­mes­si­as­bol­so­na­ro / Hos­pi­tal Is­ra­e­li­ta Al­bert Eins­tein

Ins­ta­gram / jair­mes­si­as­bol­so­na­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.