o Úl­ti­mo ape­lo De Ci­ro Gomes Pa­ra Ser a al­ter­na­ti­va Da es­quer­da e Da Di­rei­ta

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Es­tag­na­do há vá­ri­as pes­qui­sas em ter­cei­ro lu­gar, com uma ta­xa pró­xi­ma a 11% dos vo­tos, Ci­ro Gomes (PDT) bus­ca um ur­gen­te fô­le­go fi­nal nas úl­ti­mas ho­ras que an­te­ce­dem a elei­ção. O can­di­da­to pe­de­tis­ta quer se fir­mar co­mo al­ter­na­ti­va à po­la­ri­za­ção en­tre os dois pri­mei­ros co­lo­ca­dos nas pes­qui­sas, Jair Bol­so­na­ro (PSL) e Fer­nan­do Had­dad (PT), e, por is­so, se em­pe­nha em em­pla­car a ima­gem de que é a me­lhor so­lu­ção tan­to pa­ra os que odei­am o mi­li­tar re­for­ma­do quan­do pa­ra os que não su­por­tam o par­ti­do de Luiz Inácio Lu­la da Sil­va. Pa­ra os pri­mei­ros, se re­for­ça co­mo o úni­co can­di­da­to ca­paz de ven­cer Bol­so­na­ro no se­gun­do tur­no com fol­ga —Had­dad em­pa­ta tec­ni­ca­men­te com o can­di­da­to do PSL. Já, pa­ra os segundos, se co­lo­ca co­mo o úni­co can­di­da­to mais ao cen­tro com al­gu­ma chan­ce de al­can­çar o se­gun­do tur­no —Ge­ral­do Alck­min (PSDB), Ma­ri­na Sil­va (RE­DE) e to­dos os de­mais apre­sen­tam ta­xas mais bai­xas de in­ten­ção de vo­to— o que lan­çou en­tre seus par­ti­dá­ri­os, o ape­lo a uma união des­ses can­di­da­tos em tor­no do pe­de­tis­ta.

Nes­ta quar­ta-fei­ra, a hash­tag Al­ci­ri­na fi­gu­rou en­tre os te­mas mais co­men­ta­dos do Twitter. Re­fe­ria-se a uma cha­pa que mis­tu­ra os no­mes de Ci­ro, Ma­ri­na e Alck­min e que ga­nhou até um abai­xo-as­si­na­do que reu­niu 13.000 as­si­na­tu­ras em dois di­as cir­cu­lan­do pe­las re­des so­ci­ais. “Fa­ze­mos um ape­lo pa­ra que os se­nho­res e a se­nho­ra uni­fi­quem os seus vo­tos em uma úni­ca can­di­da­tu­ra, si­na­li­zan­do aos seus elei­to­res que vo­tem no can­di­da­to es­co­lhi­do. Pe­la con­jun­tu­ra atu­al, su­ge­ri­mos que es­se can­di­da­to se­ja Ci­ro Gomes (PDT), o can­di­da­to den­tre vo­cês que es­tá mais bem co­lo­ca­do na pes­qui­sa, con­ta com me­nor re­jei­ção e ga­nha tan­to de Bol­so­na­ro quan­to Had­dad com fol­ga”, diz o tex­to, que se­gue: “Em tro­ca, pe­di­mos que Ci­ro in­cor­po­re pon­tos das pro­pos­tas de Ma­ri­na Sil­va (RE­DE) e Ge­ral­do Alck­min (PSDB), ga­ran­tin­do tam­bém que am­bos par­ti­dos te­nham uma po­si­ção de des­ta­que em seu Go­ver­no”.

Gomes foi ques­ti­o­na­do so­bre a pro­pos­ta nes­ta quar­ta-fei­ra, du­ran­te uma agen­da de cam­pa­nha em São Pau­lo. “Não pos­so co­me­ter a in­de­li­ca­de­za de pe­dir a meus ad­ver­sá­ri­os que abram mão de su­as can­di­da­tu­ras”, dis­se. Afir­mou que não gos­ta de “opor­tu­nis­mo”, mas que acei­ta­ria in­cor­po­rar pau­tas de can­di­da­tos mais ao cen­tro, co­mo Ma­ri­na e Alck­min. “A Ma­ri- na é uma pes­soa que tra­ba­lhou pa­ra o Bra­sil a vi­da in­tei­ra. Do Alck­min, pos­so ado­tar al­gu­mas coi­sas. O IVA (Imposto so­bre Va­lor Agre­ga­do), por exem­plo, é uma pro­pos­ta mi­nha. Se eu for pro­cu­ra­do acei­to o apoio de­les”, dis­se.

O de­sa­fio pa­ra is­so, en­tre­tan­to, se­ria o de achar um con­sen­so em re­la­ção ao no­me, já que es­ta não é a pri­mei­ra ten­ta­ti­va de uni­fi­ca­ção. Na se­ma­na pas­sa­da, uma reu­nião con­vo­ca­da pa­ra cri­ar uni­da­de ao re­dor de Alck­min não che­gou se­quer a ocor­rer. Tam­bém em se­tem­bro, o ex-pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so fez um ape­lo aos elei­to- res: “É ho­ra de jun­tar for­ças e es­co­lher bem, an­tes que os acon­te­ci­men­tos nos le­vem pa­ra uma pe­ri­go­sa ra­di­ca­li­za­ção. Pen­se­mos no país e não ape­nas nos par­ti­dos, nes­te ou na­que­le can­di­da­to. Ca­so con­trá­rio, se­rá im­pos­sí­vel mu­dar pa­ra me­lhor a vi­da do po­vo. É is­to o que es­tá em jo­go: o po­vo e o país. A Na­ção é o que im­por­ta nes­te mo­men­to de­ci­si­vo”, es­cre­veu o ex-pre­si­den­te “Há meses re­pi­to ser ne­ces­sá­rio um ‘cen­tro po­pu­lar e pro­gres­sis­ta’. Pa­re­ce que na con­jun­tu­ra água mo­le não ra­cha pe­dra du­ra. O que não mu­da mi­nhas con­vic­ções”, ex­pli­cou.

Leo ca­na­bar­ro

LEO CA­NA­BAR­RO

Ci­ro Gomes (PDT) du­ran­te ca­mi­nha­da em Mauá, região me­tro­po­li­ta­na de São Pau­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.