De­pu­ta­do Mar­lú­cio quer o fim de ta­xas de re­li­ga­ção

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

tra­mi­ta na as­sem­bleia Le­gis­la­ti­va pro­je­to de au­to­ria do de­pu­ta­do Mar­lú­cio Pe­rei­ra (PRB) que proi­bi a co­bran­ça de ta­xa de re­li­ga­ção pe­las em­pre­sas pres­ta­do­ras de ser­vi­ço pú­bli­co de luz e água no es­ta­do de Goiás, nos ca­sos em que a sus­pen­são for mo­ti­va­da por fal­ta de pa­ga­men­to da fa­tu­ra.

ain­da se­gun­do o pro­je­to, nos ca­sos de sus­pen­são do ser­vi­ço por atra­so no pa­ga­men­to da fa­tu­ra, após o pa­ga­men­to do dé­bi­to que mo­ti­vou o cor­te, a con­ces­si­o­ná­ria de­ve­rá, no pra­zo má­xi­mo de 24 ho­ras, res­ta­be­le­cer o ser- vi­ço, sem quais­quer ônus ao con­su­mi­dor.

De acor­do com a jus­ti­fi­ca do de­pu­ta­do, quan­do ocor­re a sus­pen­são do for­ne­ci­men­to des­se ser­vi­ço, as em­pre­sas con­ces­si­o­ná­ri­as, mes­mo após o usuá­rio qui­tar ple­na­men­te sua dí­vi­da, in­clu­si­ve com pa­ga­men­to de en­car­gos con­tra­tu­ais pe­lo atra­so, im­põem uma san­ção adi­ci­o­nal ao con­su­mi­dor, me­di­an­te a co­bran­ça de ta­xa de re­li­ga­ção ou de res­ta­be­le­ci­men­to dos ser­vi­ços pres­ta­dos. “a ta­xa de re­li­ga­ção de abas­te­ci­men­to de água e luz é um ins­tru­men­to que se re­ve­la abu­si­vo, con­trá­rio às dis- po­si­ções do có­di­go de De­fe­sa do con­su­mi­dor. so­bre es­se te­ma, já hou­ve apre­ci­a­ção ju­di­ci­al em Ma­to Gros­so (ação ci­vil Pú­bli­ca n. 279/99), jul­ga­do abu­si­va tal ta­xa, proi­bin­do sua co­bran­ça na­que­le es­ta­do”, lem­bra o par­la­men­tar.

ain­da se­gun­do o de­pu­ta­do, fi­ca cla­ro que a in­ter­rup­ção do ser­vi­ço é uma fa­cul­da­de da em­pre­sa, que de­ve pon­de­rar qu­an­to à con­ve­ni­ên­cia em fa­zê-lo. “Não é jus­to que ela im­po­nha ao usuá­rio qu­al­quer ônus pe­lo res­ta­be­le­ci­men­to de ser­vi­ços sus­pen­sos por sua de­ci­são e sob sua in­te­gral res­pon­sa­bi­li­da­de”, fi­na­li­za.

Re­pro­du­ção tv / anhan­gue­ra

De­pu­ta­do Mar­lú­cio Pe­rei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.