Can­di­da­tos têm 20 di­as pa­ra cam­pa­nha

pa­ra cam­pa­nha, de olho no se­gun­do tur­no

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

m al ter­mi­nou a apu­ra­ção dos vo­tos do pri­mei­ro tur­no das elei­ções, o tem­po co­me­ça a cor­rer pa­ra os can­di­da­tos que dis­pu­ta­rão o se­gun­do tur­no no dia 28. são ape­nas 20 di­as de cam­pa­nha. no en­tan­to, o ca­len­dá­rio elei­to­ral é rí­gi­do: é pre­ci­so ho­je (8) es­pe­rar 24 ho­ras do en­cer­ra­men­to da vo­ta­ção (17 h de on­tem) pa­ra rei­ni­ci­ar pro­pa­gan­da e di­vul­ga­ções.

al­guns par­ti­dos agen­da­ram pa­ra es­ta se­ma­na reu­niões da exe­cu­ti­va na­ci­o­nal. a exe­cu­ti­va na­ci­o­nal do psdb se reú­ne ama­nhã (9), em Bra­sí­lia, o ps­tu anun­cia na qu­ar­ta-fei­ra (10) o apoio no se­gun­do tur­no, além da re­de e do pv, que tam­bém têm pre­vi­são de en­con­tros até sex­ta-fei­ra (12).

o pdt é ou­tro par­ti­do que pre­pa­ra pa­ra es­ta se­ma­na a di­vul­ga­ção de apoi­os. on­tem (6), al­guns can­di­da­tos re­ve­la­ram con­ver­sas que ti­ve­ram por te­le­fo­ne, si­na­li­zan­do even­tu­ais ali­an­ças e co­li­ga­ções pa­ra o se­gun­do tur­no. até sex­ta-fei­ra (12), quan­do os prin­ci­pais par­ti­dos ti­ve­rem de­fi­ni­do os apoi­os pa­ra o se­gun­do tur­no, co­me­ça o pe­río­do de pro­pa­gan­da elei­to­ral gra­tui­ta no rá­dio e na te­le­vi­são.

Pri­sões

pe­lo Có­di­go elei­to­ral, a par­tir de sá­ba­do (13) aque­le can­di­da­to que ain­da es­tá na disputa elei­to­ral não po­de­rá ser de­ti­do ou pre­so, sal­vo no ca­so de fla­gran­te de­li­to. pa­ra os elei­to­res, a proi­bi­ção só va­le a par­tir do dia 23, quan­do não po­de­rá ha­ver pri­são ou de­ten­ção, ex­ce­to em fla­gran­te e por sen­ten­ça cri­mi­nal con­de­na­tó­ria por cri­me ina­fi­an­çá­vel, ou por des­res­pei­to a sal­vo-con­du­to.

a três di­as do se­gun­do tur­no, no dia 25, ter­mi­na o pe­río­do pa­ra pro­pa­gan­da po­lí­ti­ca me­di­an­te reu­niões pú­bli­cas ou pro­mo­ção de co­mí­ci­os e uti­li­za­ção de apa­re­lha­gem de so­no­ri­za­ção fi­xa.

tam­bém se­rá o úl­ti­mo dia pa­ra par­ti­dos po­lí­ti­cos e co­li­ga­ções in­di­ca­rem os no­mes dos fis­cais e de­le­ga­dos ha­bi­li­ta­dos a mo­ni­to­rar os tra­ba­lhos de vo­ta­ção.

Vés­pe­ras

Às vés­pe­ras do se­gun­do tur­no, o dia 26 se­rá o pra­zo fi­nal pa­ra a di­vul­ga­ção da pro­pa­gan­da elei­to­ral gra­tui­ta no rá­dio e na te­le­vi­são, as­sim co­mo pa­ra a di­vul­ga­ção pa­ga, na im­pren­sa es­cri­ta, de pro­pa­gan­da elei­to­ral. os de­ba­tes se en­cer­ram tam­bém nes­sa da­ta.

Um dia an­tes das elei­ções, 27, ain­da é per­mi­ti­da pro­pa­gan­da elei­to­ral com al­to-fa­lan­tes ou am­pli­fi­ca­do­res de som. até as 22h po­de­rá ocor­rer dis­tri­bui­ção de ma­te­ri­al grá­fi­co e a pro­mo­ção de ca­mi­nha­da, car­re­a­ta, pas­se­a­ta ou car­ro de som que tran­si­te pe­la ci­da­de di­vul­gan­do jin­gles ou men­sa­gens de can­di­da­tos.

a exem­plo do que ocor­reu no pri­mei­ro tur­no, no dia 28, as vo­ta­ções co­me­çam às 8h e vão até as 17h. os par­ti­dos po­lí­ti­cos têm até o úl­ti­mo mo­men­to pa­ra so­li­ci­tar, por exem­plo, o can­ce­la­men­to do re­gis­tro do can­di­da­to que ele ti­ver ex­pul­sa­do.

a pro­pa­gan­da po­lí­ti­ca em qual­quer ti­po de co­mu­ni­ca­ção es­tá proi­bi­da no dia das elei­ções. a di­vul­ga­ção de re­sul­ta­dos de pes­qui­sas de in­ten­ção de vo­tos po­de ocor­rer des­de que o le­van­ta­men­to te­nha si­do fei­to em da­tas an­te­ri­o­res ao dia da vo­ta­ção.

Val­ter Cam­pa­na­to/agência Bra­sil

A pre­si­den­te do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE), mi­nis­tra Ro­sa We­ber, di­vul­ga re­sul­ta­do do pri­mei­ro tur­no da elei­ções de 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.