Van­der­lan Car­do­so e Jor­ge Ka­ju­ru são elei­tos se­na­do­res por goiás

Brasil em Folhas - - Eleições -

Van­der­lan car­do­so (PP) e Jor­ge Ka­ju­ru (PRP) fo­ram elei­tos se­na­do­res por Goiás. com 100% das ur­nas apu­ra­das, o ex-pre­fei­to de se­na­do ca­ne­do, o em­pre­sá­rio Van­der­lan fi­cou em pri­mei­ro lu­gar, com 31,35% dos vo­tos. o ve­re­a­dor Ka­ju­ru tem 28,23%.

o senador Wil­der Mo­rais (DEM), que bus­ca­va a re­e­lei­ção, fi­cou em ter­cei­ro, com 14,43%. a se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia (PSB), que per­de a ca­dei­ra no se­na­do, tem 9,42% com 100% das ur­nas apu­ra­das. o ex-go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe- ril­lo, que li­de­rou as pes­qui­sas de in­ten­ções du­ran­te gran­de par­te do pe­río­do de cam­pa­nha, fi­gu­rou em quin­to lu­gar, com 7,55%, se­gui­do por age­nor Ma­ri­a­no (MDB), com 3,56%.

Na sequên­cia, apa­re­cem a ve­re­a­do­ra por aná­po­lis Pro­fes­so­ra Ge­li san­ches (Pt), que so­mou 2,41% vo­tos; o de­pu­ta­do es­ta­du­al Luís cé­sar Bu­e­no (Pt), com 1,84%, o po­li­ci­al ro­do­viá­rio Fa­brí­cio ro­sa (Psol), com 0,83% dos vo­tos e, por úl­ti­mo, a pro­fes­so­ra Mag­da Borges (PCB) que ob­te­ve 0,37% dos vo­tos.

Van­der­lan Car­do­so

Van­der­lan foi pre­fei­to de senador ca­ne­do por du­as ve­zes. ele foi elei­to em 2004 e re­e­lei­to qua­tro anos de­pois, dei­xan­do o man­da­to em 2010, quan­do dis­pu­tou o go­ver­no de Goiás. ele tam­bém se can­di­da­tou ao go­ver­no em 2014, mas per­deu nas du­as vo­ta­ções. em 2016, dis­pu­tou a pre­fei­tu­ra de Goi­â­nia.

Van­der­lan car­do­so tem 53 anos e nas­ceu em ipo­rá, no oes­te de Goiás. É em­pre­sá­rio, ca­sa­do, e tem dois fi­lhos. an­tes de in­gres­sar na car­rei­ra po­lí­ti­ca, Van­der­lan tra­ba­lhou co­mo en­tre­ga­dor e en­gra­xa­te. De­pois dis­so foi do­no de ata­ca­do e mer­ca­do e, atu­al­men­te, é pro­pri­e­tá­rio da ci­co­pal, in­dús­tria de ali­men­tos com fá­bri­cas em senador ca­ne­do e tam­bém em es­ta­dos co­mo Pa­rá, Bahia e Per­nam­bu­co.

Jor­ge Ka­ju­ru

Jor­ge reis da cos­ta Nas­ser, mais co­nhe­ci­do co­mo Jor­ge Ka­ju­ru, nas­ceu em ca­ju­ru (sp) no dia 20 de janeiro de 1961. ele é um jor­na­lis­ta es­por­ti­vo, ra­di­a­lis­ta e po­lí­ti­co bra­si­lei­ro, fi­li­a­do ao Par­ti­do re­pu­bli­ca­no Pro­gres­sis­ta (PRP). atu­al­men­te, é ve­re­a­dor de Goi­â­nia, ten­do si­do o mais vo­ta­do com 37.796 vo­tos.

em 2014, Ka­ju­ru se can­di­da­tou pa­ra o car­go de de­pu­ta­do fe­de­ral pe­lo es­ta­do de Goiás. Nas elei­ções, ob­te­ve mais de 106 mil vo­tos, sen­do um dos 10 can­di­da­tos mais vo­ta­dos do es­ta­do. Mes­mo com a vo­ta­ção ex­pres­si­va, ele não foi elei­to.

a vi­da de Ka­ju­ru é mar­ca­da por po­lê­mi­cas. em en­tre­vis­ta a um pro­gra­ma de tv em 2014, Ka­ju­ru afir­mou ter 132 pro­ces­sos, sen­do um re­cor­de na­ci­o­nal. so­men­te du­ran­te a cam­pa­nha elei­to­ral des­te ano, Ka­ju­ru foi al­vo de 19 pro­ces­sos, sem­pre por di­vul­gar fa­ke news.

DI­VUL­GA­ÇÃO

VAN­DER­LAN CAR­DO­SO E JORJE KA­JU­RU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.