Par­ti­dos Se reú­nem Pa­ra De­ci­dir PO­SI­ÇÃO NO SE­GUN­DO tur­no

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

A18 di­as do se­gun­do tur­no, par­ti­dos der­ro­ta­dos na elei­ção pre­si­den­ci­al ain­da não de­ci­di­ram se apoi­am Jair Bol­so­na­ro (Psl) ou Fer­nan­do Had­dad (PT). a di­re­ção na­ci­o­nal do MDB, que lan­çou a can­di­da­tu­ra de Hen­ri­que Mei­rel­les ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to, de­ve se reu­nir nes­ta quar­ta-fei­ra (10) pa­ra de­ci­dir a pos­tu­ra na re­ta fi­nal do plei­to.

Mai­or par­ti­do do país, o MDB vai pa­ra a reu­nião di­vi­di­do. o go­ver­na­dor do rio gran­de do sul, José ivo sar­to­ri, can­di­da­to à re­e­lei­ção, anun­ci­ou o apoio do MDB gaú­cho a Bol­so­na­ro, que con­quis­tou 52,3% dos vo­tos vá­li­dos no es­ta­do.

o can­di­da­to do MDB ao go­ver­no de são Pau­lo, Pau­lo skaff, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção das in­dús­tri­as do es­ta­do (Fi­esp), que não dis­pu­ta o se­gun­do tur­no, tam­bém pas­sou pa­ra o la­do de Bol­so­na­ro.

no en­tan­to, lí­de­res na­ci­o­nais da agre­mi­a­ção, co­mo o pre­si­den­te do se­na­do, eu­ní­cio oli­vei­ra (Mdb-ce), e o se­na­dor re­e­lei­to re­nan ca­lhei­ros (Mdb-al), são ali­a­dos de Had­dad. em ala­go­as, o PT faz par­te da co­li­ga­ção do go­ver­na­dor re­e­lei­to re- nan Fi­lho (MDB). o pre­si­den­te na­ci­o­nal do PDT, car­los lu­pi, mar­cou pa­ra ho­je (10) a reu­nião de ava­li­a­ção do desempenho do par­ti­do no pri­mei­ro tur­no das elei­ções e a de­ci­são so­bre a elei­ção pre­si­den­ci­al, com a pre­sen­ça do can­di­da­to ci­ro go­mes, ter­cei­ro co­lo­ca­do no plei­to, com 13,4 mi­lhões de vo­tos.

Tan­to lu­pi quan­to ci­ro si­na­li­za­ram que o PDT es­ta­rá com Had­dad, mas man­ten­do uma pos­tu­ra crí­ti­ca. os can­di­da­tos elei­tos pe­la le­gen­da pa­ra a câ­ma­ra e o se­na­do de­vem par­ti­ci­par do en­con­tro.

o PPS tam­bém se reú­ne ho­je pa­ra ava­li­ar o seu desempenho no pri­mei­ro tur­no e a po­si­ção em re­la­ção à dis­pu­ta pre­si­den­ci­al. o pre­si­den­te na­ci­o­nal do PPS, de­pu­ta­do roberto Frei­re (sp), de­fen­deu que a le­gen­da ado­te uma pos­tu­ra de neu­tra­li­da­de na dis­pu­ta e, de­pois de con­cluí­do o pro­ces­so elei­to­ral, fa­ça opo­si­ção res­pon­sá­vel ao ven­ce­dor.

a reu­nião do PSTU es­tá pre­vis­ta pa­ra ama­nhã (11). o par­ti­do anun­ci­ou que vai con­vo­car a mi­li­tân­cia pa­ra to­mar uma de­ci­são con­jun­ta em re­la­ção ao se­gun­do tur­no. com crí­ti­cas a Bol­so­na­ro e a Had­dad, o PSTU anun­ci­ou que não da­rá apoio po­lí­ti­co a ne­nhum dos dois can­di­da­tos. a can­di­da­ta do PSTU a pre­si­den­te da re­pú­bli­ca, Ve­ra lú­cia, fi­cou com 55,7 mil vo­tos.

o PV e a re­de, que se uni­ram em tor­no da can­di­da­tu­ra de Ma­ri­na sil­va, de­vem de­ci­dir ain­da nes­ta se­ma­na co­mo vão se com­por­tar no se­gun­do tur­no da cor­ri­da pre­si­den­ci­al. Ma­ri­na já anun­ci­ou que a re­de fa­rá opo­si­ção ao elei­to, se­ja Had­dad ou Bol­so­na­ro.

Mar­ce­lo ca­mar­go/agên­cia Bra­sil

Mar­ce­lo ca­mar­go/agên­cia Bra­sil

Elei­to­res na fi­la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.