Mar­co­ni é pre­so ao pres­tar de­poi­men­to

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

oex-go­ver­na­dor de goiás Mar­co­ni Pe­ril­lo foi pre­so, em ca­rá­ter pre­ven­ti­vo, na tar­de de on­tem (10), en­quan­to pres­ta­va de­poi­men­to na su­pe­rin­ten­dên­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) em goiás. ao con­fir­mar a pri­são tem­po­rá­ria de seu cli­en­te, o ad­vo­ga­do antô­nio Car­los de al­mei­da Cas­tro, o Ka­kay, dis­se que es­tá in­dig­na­do.

“o no­vo de­cre­to de pri­são é pra­ti­ca­men­te um “co­pia e co­la” de ou­tra de­ci­são de pri­são já re­vo­ga­da por de­ter­mi­na­ção do Tri­bu- nal re­gi­o­nal Fe­de­ral da 1ª re­gião [TRF1]”, afir­mou o ad­vo­ga­do, em no­ta en­vi­a­da à im­pren­sa.

Um dos in­ves­ti­ga­dos na ope­ra­ção Cash de­li­very, que in­ves­ti­ga de­nún­ci­as de pa­ga­men­to de pro­pi­na a agen­tes pú­bli­cos de goiás, Mar­co­ni Pe­ril­lo foi à su­pe­rin­ten­dên­cia da PF pa­ra pres­tar de­poi­men­to. Por de­ci­são do pró­prio ex­go­ver­na­dor, o de­poi­men­to ini­ci­al foi man­ti­do. até as 16h50, Pe­ril­lo con­ti­mu­a­va sen­do ou­vi­do pe­la PF.

em sua no­ta, Ka­kay lem­bra que o TRF1 já con­ce­deu li­mi­na­res de­ter­mi­nan­do a sol­tu­ra de dois in­ves­ti­ga­dos na Cash de­li­very. “não há ab­so­lu­ta­men­te ne­nhum fa­to no­vo que jus­ti­fi­que o de­cre­to [de pri­são] do ex-go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo.”

Pa­ra o ad­vo­ga­do, a pri­são de Pe­ril­lo “cons­ti­tui uma for­ma de des­cum­pri­men­to in­di­re­to dos fun­da­men­tos das de­ci­sões de li­ber­da­de con­ce­di­das a ou­tros in­ves­ti­ga­dos”, “por fa­tos su­pos­ta­men­te ocor­ri­dos en­tre 2010 e 2014, [ba­se­a­da] na pa­la­vra iso­la­da dos de­la­to­res”.

no­ta do MPF

em no­ta, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) em goiás es­cla­re­ceu que a pri­são pre­ven­ti­va do ex­go­ver­na­dor foi de­cre­ta­da pe­la 11ª Va­ra da Jus­ti­ça Fe­de­ral no es­ta­do, a pe­di­do do núcleo de Com­ba­te à Cor­rup­ção do MPF.

a pri­são é des­do­bra­men­to da ope­ra­ção Cash de­li­very, que foi de­fla­gra­da no dia 28 de se­tem­bro pa­ra apu­rar de­nún­ci­as de cri­mes de cor­rup­ção, la­va­gem de di­nhei­ro e as­so­ci­a­ção cri­mi­no­sa nos quais Pe­ril­lo es­ta­ria en­vol­vi­do.

as acu­sa­ções fo­ram fei­tas por exe­cu­ti­vos da ode­bre­cht, in­ves­ti­ga­dos na ope­ra­ção la­va Ja­to, que fir­ma­ram acor­do de co­la­bo­ra­ção com a Jus­ti­ça. se­gun­do os de­la­to­res, o ex-go­ver­na­dor re­ce­beu pro­pi­na de apro­xi­ma­da­men­te r$ 12 mi­lhões en­tre 2010 e 2014 pa­ra fa­vo­re­cer a em­prei­tei­ra em con­tra­tos fir­ma­dos pa­ra re­a­li­za­ção de obras em goiás.

Marcelo Camargo/ar­qui­vo/agên­cia Bra­sil

O ex-go­ver­na­dor de Goiás Mar­co­ni Pe­ril­lo foi pre­so, em ca­rá­ter pre­ven­ti­vo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.