Had­dad re­ce­be car­ta de “apoio” do PSDB

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Ocan­di­da­to do PT à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, Fer­nan­do Had­dad, re­ce­beu uma car­ta de “apoio e apre­ço” de in­te­gran­tes do PSDB, du­ran­te um al­mo­ço, nes­ta quar­ta-fei­ra (10), em São Pau­lo. Ele con­fir­mou que pre­ten­de con­ver­sar com o ex-pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Cardoso.

O pre­si­den­ciá­vel dis­se que não es­tá au­to­ri­za­do a di­vul­gar os no­mes do PSDB que par­ti­ci­pa­ram do al­mo­ço, mas afir­mou que to­dos es­tão em­pe­nha­dos em ga­ran­tir a tran­qui­li­da­de do país e, em es­pe­ci­al, do pro­ces­so elei­to­ral nes­te se­gun­do tur­no. “[Es­ta­mos] con­ver­san­do com to­das as for­ças que quei­ram con­ter a bar­bá­rie, es­sa es­ca­la­da [de vi­o­lên­cia] no país”, dis­se. “Va­mos pros­se­guir no sen­ti­do de es­ta­be­le­cer pro­to­co­los de ci­vi­li­da­de em pro­vei­to do fu­tu­ro do Bra­sil.”

O can­di­da­to de­ve vi­a­jar ho­je pa­ra Brasília pa­ra uma sé­rie de en­con­tros po­lí­ti­cos ama­nhã, in­cluin­do re­pre­sen­tan­tes da Con­fe­rên­cia Na­ci­o­nal dos Bis­pos do Bra­sil (CNBB) e o pre­si­den­te na­ci­o­nal do PSB, João Car­los Si­quei­ra.

“Nós es­ta­mos pau­la­ti­na­men­te re­ce­ben­do apoi­os. Eu não es­tou au­to­ri­za­do ain­da a di­vul­gar [qu­em par­ti­ci­pou], mas já en­tre­ga­ram uma car­ta de apoio im­por­tan­te, que­ren­do pro­por uma me­di­a­ção pa­ra con­ter es­ca­la­da da vi­o­lên­cia no nos­so país”, fri­sou o can­di­da­to. “Par­te sig­ni­fi­ca­ti­va do PSDB es­tá mui­to pre­o­cu­pa­da com o que es­tá acon­te­cen­do”, acres­cen­tou.

agres­sões

Em tom de pre­o­cu­pa­ção, Had­dad la­men­tou a agres­são con­tra uma jo­vem de 19 anos, em Por­to ale­gre, que usa­va uma ca­mi­se­ta crí­ti­ca ao can­di­da­to do PSL, Jair Bol­so­na­ro. Ela fez um bo­le­tim de ocor­rên­cia em que re­la­ta ter si­do ata­ca­da com um ca­ni­ve­te e te­ve as cos­tas mar­ca­das com uma suás­ti­ca (sím­bo­lo na­zis­ta).

“Tem que ser pos­to um fim is­so. Já hou­ve uma mor­te com 12 fa­ca­das, uma pes­soa que­ri­dís­si­ma, co­nhe­ci­dís­si­ma em Sal­va­dor, e ago­ra es­se no­vo even­to”, res­sal­tou o can­di­da­to, lem­bran­do do as­sas­si­na­to do mes­tre de ca­po­ei­ra e com­po­si­tor Ro­mu­al­do Ro­sá­rio da Cos­ta, 63 anos, co­nhe­ci­do co­mo Moa do Ka­ten­dê, na se­gun­da-fei­ra (8).

apoio

após o al­mo­ço com os tucanos, Had­dad a can­di­da­ta a vi­ce na cha­pa, Ma­nu­e­la d’avi­la, can­di­da­ta ti­ve­ram uma reunião com re­pre­sen­tan­tes de se­te cen­trais sin­di­cais. Na reunião, re­ce­be­ram um do­cu­men­to em que as en­ti­da­des lis­tam as pri­o­ri­da­des, co­mo o com­pro­mis­so com a re­vo­ga­ção da re­for­ma tra­ba­lhis­ta e da Emen­da Cons­ti­tu­ci­o­nal 95, que de­fi­ne um te­to de gas­tos pú­bli­cos.

O do­cu­men­to foi as­si­na­do pe­los re­pre­sen­tan­tes da Cen­tral Úni­ca dos Tra­ba­lha­do­res ( CUT) e Cen­tral dos Tra­ba­lha­do­res do Bra­sil ( CTB), que já apoi­a­vam o pe­tis­ta no pri­mei­ro tur­no, além da For­ça Sin­di­cal, União ge­ral dos Tra­ba­lha­do­res ( UGT), Cen­tral dos Sin­di­ca­tos Bra­si­lei­ros ( CSB) e Nova Cen­tral Sin­di­cal, que fi­ca­ram ao la­do do can­di­da­to Ci­ro go­mes ( PDT), e in­ter­sin­di­cal, que apoi­ou guilherme Bou­los ( PSOL).

“Nes­te mo­men­to que afu­ni­la a dis­pu­ta tem dois la­dos, um la­do do de­sen­vol­vi­men­to e ou­tro do atra­so. Não po­de­mos fi­car em ci­ma do mu­ro”, dis­se Mi­guel Tor­res, da For­ça Sin­di­cal. “Ti­ra­mos uma pau­ta, uma no­ta con­jun­ta mos­tran­do a ne­ces­si­da­de de rom­per os ata­ques que o mo­vi­men­to sin­di­cal tem so­fri­do”, com­ple­tou.

ROVENA Ro­sa/agên­cia Bra­sil/agên­cia Bra­sil

Dis­se que to­dos es­tão em­pe­nha­dos em con­ter “es­ca­la­da de vi­o­lên­cia”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.