Po­lí­cia Fe­de­ral faz ope­ra­ção con­tra cri­mes elei­to­rais

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

APo­lí­cia Fe­de­ral re­a­li­zou ope­ra­ção em seis es­ta­dos pa­ra com­ba­ter cri­mes elei­to­rais. Em Uber­lân­dia, Mi­nas Ge­rais, os po­li­ci­ais bus­ca­ram pro­vas na ca­sa de um ra­paz de 21 anos, que pos­tou men­sa­gens in­ci­tan­do a vi­o­lên­cia dois di­as após o pri­mei­ro tur­no.

Em Juiz de Fo­ra, uma mu­lher de 25 anos con­fes­sou à Po­lí­cia Fe­de­ral ter pos­ta­do uma mensagem ame­a­ça­do­ra, que já foi apa­ga­da.

Os po­li­ci­ais tam­bém in­ti­ma­ram sus­pei­tos e fi­ze­ram bus­cas em endereços no Rio Gran­de do Sul, São Pau­lo, Rio de Ja­nei­ro, Per­nam­bu­co e Pa­rá. No­ve pes­so­as fo­ram al­vo da ope­ra­ção. Al­gu­mas ti­nham no­me fal­so na in­ter­net.

Se­gun­do a po­lí­cia, uma de­las foi iden­ti­fi­ca­da por meio de um lau­do pro­so­po­grá­fi­co. Os po­li­ci­ais com­pa­ra­ram as ca­rac­te­rís­ti­cas fa­ci­ais en­con­tra­das na re­de so­ci­al com as fo­tos ar­ma­ze­na­das em ban­cos de da­dos ofi­ci­ais. Com­pa­ra­ram, por exem­plo, ci­ca­tri­zes, sa­li­ên­cia de os­sos, ru­gas e iden­ti­fi­ca­ram a pes­soa.

A Ope­ra­ção Olhos de Lin­ce é re­sul­ta­do do acom­pa­nha­men­to que o Cen­tro de Co­man­do e Con­tro­le Elei­to­ral da PF faz pa­ra coi­bir ame­a­ças aos can­di­da­tos à Pre­si­dên­cia no se­gun­do tur­no: Fer­nan­do Had­dad, do PT, e Jair Bol­so­na­ro, do PSL. Além da in­ci­ta­ção ao cri­me, a po­lí­cia in­ves­ti­ga a vi­o­la­ção do si­gi­lo do vo­to - ima­gens de elei­to­res que re­gis­tra­ram o vo­to na ur­na, no pri­mei­ro tur­no.

Os no­mes dos in­ves­ti­ga­dos não fo­ram di­vul­ga­dos. A Po­lí­cia Fe­de­ral diz que não há li­ga­ção en­tre eles, que eles agi­ram so­zi­nhos. Es­ta é a se­gun­da ope­ra­ção fei­ta a par­tir do mo­ni­to­ra­men­to das re­des so­ci­ais nes­ta elei­ção.

O de­le­ga­do res­pon­sá­vel pe­lo ca­so afir­ma que as pes­so­as têm ape­nas uma fal­sa sen­sa­ção de que es­tão ocul­tas na in­ter­net, por­que a PF con­se­gue iden­ti­fi­car até mes­mo quem tem per­fil fal­so.

“As pes­so­as pen­sam que a po­lí­cia não vai che­gar ne­las ou que a Jus­ti­ça não vai al­can­çá­las por es­ta­rem na in­ter­net, es­ta­rem atrás de um ce­lu­lar, de um te­cla­do de com­pu­ta­dor. Mas se en­ga­nam por­que os olhos al­can­çam até as pes­so­as que es­tão ima­gi­nan­do que es­tão ocul­tas na in­ter­net. Não es­tão”, dis­se o de­le­ga­do da PF Flávio Co­ca. Com in­for­ma­ções do Jor­nal Na­ci­o­nal / Glo­bo

AGÊN­CIA BRA­SIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.