Com país di­vi­di­do, Bra­si­lei­ros VÃO Às Ur­nas es­co­lher fu­tu­ro pre­si­den­te

Es­tão ap­tos a vo­tar 147.306.275 elei­to­res no país e no ex­te­ri­or

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Di­vi­di­dos en­tre bol­so­na­ris­tas e pe­tis­tas, os bra­si­lei­ros vão às ur­nas nes­te do­min­go ( 28) pa­ra es­co­lher o pre­si­den­te da re­pú­bli­ca que as­su­mi­rá o co­man­do da na­ção a par­tir de 1 º de ja­nei­ro de 2019. Es­tão ap­tos a vo­tar 147.306.275 elei­to­res re­si­den­tes no país e no ex­te­ri­or. Des­se to­tal, 77.339.897 são mu­lhe­res ( 52,5%) e 69.902.977 são ho­mens ( 47,45%).

nes­te ano, 6.280 elei- to­res so­li­ci­ta­ram a in­clu­são do no­me so­ci­al no tí­tu­lo e no ca­der­no de vo­ta­ção. O no­me so­ci­al é a iden­ti­fi­ca­ção de­cla­ra­da por tran­se­xu­ais e tra­ves­tis, op­ção re­co­nhe­ci­da pe­lo Tri­bu­nal su­pe­ri­or Elei­to­ral ( TSE), em mar­ço des­te ano.

A re­a­li­za­ção do se­gun­do tur­no de vo­ta­ção mo­bi­li­za cer­ca de 2 mi­lhões de pes­so­as. Es­se con­tin­gen­te in­clui 15,4 mil ser­vi­do­res da Jus­ti­ça Elei­to­ral, 2.645 juí­zes elei­to­rais, 378 de­sem­bar­ga­do­res ( in­cluin­do os subs­ti­tu­tos) e de 14 mi­nis­tros do TSE ( in­cluin­do os subs­ti­tu­tos). Es­ta­rão à dis­po­si­ção da Jus­ti­ça Elei­to­ral, no Bra­sil e no ex­te­ri­or, 1.817.996 me­sá­ri­os.

Pre­fei­tos

Es­se gru­po se­rá res­pon­sá­vel por 454.499 se­ções elei­to­rais ins­ta­la­das em 93.589 lo­cais de vo­ta­ção no ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal e no ex­te­ri­or. nes­te ano, 500.727 bra­si­lei­ros re­si­den­tes no ex­te­ri­or po­de­rão vo­tar. são 211 lo­cais de vo­ta­ção em 171 ci­da­des de di­fe­ren­tes paí­ses, co­mo Es­ta­dos Uni­dos, Ja­pão, Por­tu­gal e in­gla­ter­ra. Fo­ram en­vi­a­das pa­ra o ex­te­ri­or 744 ur­nas (680 ele­trô­ni­cas e 64 de lo­na).

nes­te do­min­go, além do pre­si­den­te da re­pú­bli­ca, se­rão es­co­lhi­dos os go­ver­na­do­res de 13 es­ta­dos e do Dis­tri­to Fe­de­ral, bem co­mo os pre­fei­tos de 19 ci­da­des. no to­tal, são 556.628 ur­nas ele­trô­ni­cas dis­po­ní­veis no se­gun­do tur­no, pro­gra­ma­das pa­ra os três ti­pos de vo­ta­ção.

As ur­nas são pre­pa­ra­das pa­ra aten­der pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia vi­su­al: têm o sis­te­ma brail­le e a iden­ti­fi­ca­ção da te­cla nú­me­ro cin­co. Além dis­so, os tri­bu­nais re­gi­o­nais elei­to­rais dis­po­ni­bi­li­zam fo­nes de ou­vi­do pa­ra aten­der o elei­tor ce­go ou com de­fi­ci­ên­cia vi­su­al. Fo­ram adap­ta­das 45.621 se­ções pa­ra re­ce­ber 940.630 elei­to­res com de­fi­ci­ên­cia ou mo­bi­li­da­de re­du­zi­da.

Bi­o­me­tria

se­gun­do o TSE, 73.692.125 elei­to­res vo­tam com bi­o­me­tria, nos 4.326 mu­ni­cí­pi­os equi­pa­dos com o sis­te­ma. Em no­ve es­ta­dos – Ama­pá, Ala­go­as, goiás, Pa­raí­ba, Pi­auí, rio gran­de do nor­te, ro­rai­ma, ser­gi­pe e To­can­tins – e no Dis­tri­to Fe­de­ral, to­dos os elei­to­res vo­tam com iden­ti­fi­ca­ção por im­pres­são di­gi­tal. A me­ta do TSE é iden­ti­fi­car to­do o elei­to­ra­do bra­si­lei­ro pe­la bi­o­me­tria até 2022.

tro­pas fe­de­rais

O TSE apro­vou o en­vio de tro­pas fe­de­rais pa­ra 356 lo­ca­li­da­des do Acre, Ama­zo­nas, ce­a­rá, Ma­ra­nhão, Ma­to gros­so, Ma­to gros­so do sul, Pa­rá, Pi­auí, rio de Ja­nei­ro, rio gran­de do nor­te e To­can­tins. no pri­mei­ro tur­no, as for­ças mi­li­ta­res atu­a­ram em 513 mu­ni­cí­pi­os dos mes­mos es­ta­dos.

con­for­me a le­gis­la­ção elei­to­ral, a atu­a­ção das for­ças fe­de­rais vi­sa ga­ran­tir a nor­ma­li­da­de do plei­to, o li­vre exer­cí­cio do vo­to e o bom an­da­men­to da apu­ra­ção dos re­sul­ta­dos.

Elei­tor que não vo­tou no pri­mei­ro tur­no po­de vo­tar no se­gun­do tur­no

Agên­cia Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.