MORO ACEITA CONVITE DO GO­VER­NO BOL­SO­NA­RO

Moro vai as­su­mir com am­plos po­de­res um Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça for­ta­le­ci­do

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Ojuiz fe­de­ral sér­gio moro, con­fir­ma­do ho­je (1) no go­ver­no do pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro (Psl), fi­ca­rá no su­per­mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça o tem­po que de­se­jar e se­rá in­di­ca­do pa­ra o su­pre­mo tri­bu­nal fe­de­ral (stf) sob a con­di­ção de dei­xar “um bom su­ces­sor”. a afir­ma­ção é do pró­prio Bol­so­na­ro que, mais uma vez, elo­gi­ou o ma­gis­tra­do e dis­se que não in­ter­fe­ri­rá nas ações de­le.

a in­ten­ção do pre­si­den­te elei­to é que moro as­su­ma uma va­ga no su­pre­mo. a pró­xi­ma opor­tu­ni­da­de ocor­re­rá em no­vem­bro de 2020, qu­an­do o mi­nis­tro cel­so de mel­lo, de­ca­no da cor­te, apo­sen­ta-se aos 75 anos. De­pois, ha­ve­rá a subs­ti­tui­ção do mi­nis­tro mar­co au­ré­lio mel­lo, que tam­bém se­rá apo­sen­ta­do por ida­de.

Bol­so­na­ro dis­se que “não há na­da com­bi­na­do” com o juiz fe­de­ral, mas que pre- ten­de se­guir seu co­ra­ção. “Não tem na­da com­bi­na­do, mas o co­ra­ção meu na fren­te, ele [moro] ten­do um bom su­ces­sor, es­tá aber­to pa­ra ele [no stf]”, dis­se. e com­pa­rou moro a um sol­da­do que vai pa­ra a ba­ta­lha. “ele es­tá in­do à guer­ra sem me­do de mor­rer.”

in­ter­fe­rên­cia

o pre­si­den­te elei­to ne­gou que pro­te­ge­rá ali­a­dos de even­tu­ais pro­ces­sos e in­ves­ti­ga­ções. “se ti­ver pro­ble­ma, vai pa­ra o pau. Não te­nho me­nor pro­ble­ma com is­so”, dis­se. Bol­so­na­ro rei­te­rou que moro te­rá “to­tal li­ber­da­de” pa­ra es­co­lher sua equi­pe e in­di­cou que não pre­ten­de in­ter­fe­rir nas ações do su­per­mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça. “Não vai so­frer qual­quer in­ter­fe­rên­cia.”

cor­rup­ção e cri­me or­ga­ni­za­do

o pre­si­den­te elei­to de- fen­deu o uso de sni­pers (ati­ra­dor de eli­te) “pa­ra aba­ter ban­di­dos com ar­ma de guer­ra”. se­gun­do ele, é a re­gra 45 do en­ga­ja­men­to nas ope­ra­ções de­sen­vol­vi­das pe­las for­ças ar­ma­das e de se­gu­ran­ça do Bra­sil no Hai­ti. a pro­pos­ta foi su­ge­ri­da pe­lo go­ver­na­dor elei­to do rio de Ja­nei­ro, Wil­son Wit­zel (Psl), com apoio do ge­ne­ral da re­ser­va au­gus­to He­le­no, já con­fir­ma­do pa­ra o su­per­mi­nis­té­rio da De­fe­sa.

Bol­so­na­ro rei­te­rou que os po­li­ci­ais pre­ci­sam de “uma re­ta­guar­da ju­rí­di­ca” pa­ra não se­rem pu­ni­dos qu­an­do há mor­tes em con­fron­tos com sus­pei­tos de cri­mes.

o pre­si­den­te elei­to afir­mou ain­da que as pri­o­ri­da­des de moro se­rão o com­ba­te à cor­rup­ção e ao cri­me or­ga­ni­za­do, daí a de­ci­são de for­ta­le­cer e am­pli­ar a Jus­ti­ça, en­glo­ban­do se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, áre­as da con­tro­la­do­ria Ge­ral da União e do con­se­lho de con­tro­le de ati­vi­da­des fi­nan­cei­ras (co­af). a es­tru­tu­ra ain­da es­tá em fa­se de or­ga­ni­za­ção, in­di­cou o pre­si­den­te elei­to.

a es­co­lha de moro pa­ra com­ba­ter o cri­me or­ga­ni­za­do, que, se­gun­do Bol­so­na­ro, é a ori­gem da mai­or par­te da vi­o­lên­cia no país, se jus­ti­fi­ca por­que é pre­ci­so ras­tre­ar o di­nhei­ro oriun­do da ile­ga­li­da­de, daí a im­por­tân­cia de de­ter­mi­na­das áre­as do go­ver­no es­ta­rem sob res­pon­sa­bi­li­da­de da Jus­ti­ça, ain­da se­gun­do o pre­si­den­te elei­to.

Bol­so­na­ro ne­gou que, com a no­me­a­ção do ma­gis­tra­do, os pro­ces­sos da ope­ra­ção la­va Ja­to se­rão aban­do­na­dos. se­gun­do ele, há “ou­tros mui­to bons juí­zes” ca­pa­zes de con­du­zir as ações em cur­so na pri­mei­ra ins­tân­cia. Pa­ra o pre­si­den­te elei­to, o subs­ti­tu­to de moro ado­ta­rá o mes­mo es­ti­lo.

crí­ti­cas

o pre­si­den­te elei­to re­a­giu com uma iro­nia ao ser ques­ti­o­na­do so­bre as crí­ti­cas do Pt à no­me­a­ção de moro. “se es­tão re­cla­man­do é por­que fiz a coi­sa cer­ta”, dis­se o pre­si­den­te elei­to, re­fe­rin­do-se a lí­de­res do Pt e da opo­si­ção que afir­mam que a no­me­a­ção do ma­gis­tra­do é a de­mons­tra­ção da po­li­ti­za­ção do jul­ga­men­to do ex-pre­si­den­te luiz iná­cio lu­la da sil­va, con­de­na­do e pre­so em cu­ri­ti­ba.

moro e Bol­so­na­ro con­ver­sa­ram ho­je (1), por cer­ca de 40 mi­nu­tos, na ca­sa do pre­si­den­te elei­to, na Bar­ra da ti­ju­ca, no rio de Ja­nei­ro. No en­con­tro, o juiz acei­tou o convite pa­ra as­su­mir a Jus­ti­ça. se­gun­do o pre­si­den­te elei­to, o ma­gis­tra­do vai ti­rar um pe­río­do de fé­ri­as, mas vai par­ti­ci­par do go­ver­no de tran­si­ção.

Fa­bio ro­dri­gues POZZEBOM/AGÊN­CIA Bra­sil

Mar­ce­lo ca­mar­go / agên­cia Bra­sil

Juiz Sér­gio Moro aceita convite pa­ra as­su­mir o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça do no­vo go­ver­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.