ONU apro­va fim de blo­queio dos EUA con­tra Cu­ba

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Em as­sem­bleia Ge­ral re­a­li­za­da na quin­ta­fei­ra (1º/11), a or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) apro­vou, por 189 vo­tos a fa­vor e dois con­trá­ri­os, uma re­so­lu­ção pe­lo fim do blo­queio econô­mi­co dos es­ta­dos Uni­dos con­tra cu­ba. a ação é pra­ti­ca­da des­de a dé­ca­da de 1960.

a re­so­lu­ção foi dis­cu­ti­da e apro­va­da pe­la 26ª vez con­se­cu­ti­va. os vo­tos con­trá­ri­os fo­ram re­gis­tra­dos pe­los es­ta­dos Uni­dos e por is­ra­el. se­gun­do a ONU, as emen­das apre­sen­ta­das pe­los nor­te-ame­ri­ca­nos à re­so­lu­ção fo­ram re­jei­ta­das.

Pa­ra o em­bai­xa­dor cu­ban­do na ONU, Bru­no ro­drí­guez, a ma­nu­ten­ção do blo­queio econô­mi­co é uma vi­o­la­ção con­tra a ilha. “tem si­do um im­pe­di­men­to es­sen­ci­al pa­ra as apa­ri­ções de bem-es­tar e pros­pe­ri­da­de de vá­ri­as ge­ra­ções”, ar­gu­men­tou.

Por sua vez, a em­bai­xa­do­ra nor­te-ame­ri­ca­na na ONU, Nik­ki Ha­ley, de­fen­deu que o ór­gão não po­de co­lo­car fim ao blo­queio. o que po­de­ria ser fei­to, se­gun­do ela, é “en­vi­ar uma men­sa­gem” ao país e con­de­nar su­pos­tas “vi­o­la­ções aos di­rei­tos hu­ma­nos”. (com in­for­ma­ções de Bra­sil de Fa­to)

Ce­sar iti­be­rê/pr

Aber­tu­ra do De­ba­te Ge­ral da 73ª Ses­são da As­sem­bléia Ge­ral da ONU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.