Três cri­an­ças e 2 adul­tos mor­rem em que­da de avião

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Cin­co pas­sa­gei­ros de um avião ex­pe­ri­men­tal de pe­que­no por­te, en­tre eles três cri­an­ças, mor­re­ram de­vi­do à que­da da ae­ro­na­ve, no in­te­ri­or de Mi­nas ge­rais. o avião par­tiu de Bra­sí­lia e, se­gun­do tes­te­mu­nhas, ten­tou pou­sar no ae­ro­por­to re­gi­o­nal de Pa­tos de Mi­nas (Mg) pouco an­tes de cair, a cer­ca de 1,5 mil me­tros da pis­ta do ae­ró­dro­mo. o aci­den­te ocor­reu por vol­ta das 10h30 des­te do­min­go (4/11).

De acor­do com o cor­po de Bom­bei­ros de Mi­nas ge­rais, os cor­pos das cin­co ví­ti­mas fo­ram le­va­dos pa­ra o ins­ti­tu­to Mé­di­co le­gal (iml) de Pa­tos de Mi­nas. os dois adul­tos fo­ram iden­ti­fi­ca­dos co­mo Marcos no­guei­ra cha­gas, 45 anos, e car­la gi­an­ni­ne Pe­rei­ra Me­di­na, 44 anos. as iden­ti­da­des das três cri­an­ças (du­as me­ni­nas e um me­ni­no) ain­da não fo­ram con­fir­ma­das.

no Re­gis­tro ae­ro­náu­ti­co Bra­si­lei­ro cons­ta que Marcos cha­gas era o pro­pri­e­tá­rio da ae­ro­na­ve pre­fi­xo PRZ-MZ, mo­de­lo RV-10, cons­truí­do em 2013. ain­da se­gun­do o con­tro­le fei­to pe­la agên­cia na­ci­o­nal de avi­a­ção ci­vil (anac), a va­li­da­de do cer­ti­fi­ca­do de ae­ro­na­ve­ga­bi­li­da­de es­ta­va nor­mal. Em no­ta, o cen­tro de in­ves­ti­ga­ção e Pre­ven­ção de aci­den­tes ae­ro­náu­ti­cos (ce­ni­pa) in­for­mou que o 3º ser­vi­ço Re­gi­o­nal de in­ves­ti­ga­ção e Pre­ven­ção de aci­den­tes ae­ro­náu­ti­cos (se­ri­pa iii) já ins­tau­ra­ram pro­ces­so pa­ra apu­rar as pos­sí­veis cau­sas da que­da do avião.

in­ves­ti­ga­do­res do ór­gão vi­si­ta­rão o lo­cal pa­ra co­le­tar par­tes da ae­ro­na­ve pa­ra fu­tu­ras aná­li­ses, fo­to­gra­far o lo­cal da que­da e ou­vir os pri­mei­ros re­la­tos de tes­te­mu­nhas. a in­ves­ti­ga­ção não tem pra­zo pa­ra ser con­cluí­da, mas o ce­ni­pa afir­ma que de­pen­de­rá da com­ple­xi­da­de do aci­den­te e que ela tem o ob­je­ti­vo de pre­ve­nir ou­tro­sa­ci­den­tes se­me­lhan­tes.

Em en­tre­vis­ta a ór­gãos de im­pren­sa re­gi­o­nais, o pi­lo­to de ae­ro­na­ves Ed­var Marques da cos­ta, fun­ci­o­ná­rio do ae­ro­por­to re­gi­o­nal, in­for­mou ter vis­to o avião ex­pe­ri­men­tal cru­zan­do o ae­ró­dro­mo em bai­xa ve­lo­ci­da­de e bai­xa al­ti­tu­de.

“Pa­ra a gen­te que co­nhe­ce um pouco, deu pa­ra per­ce­ber que ti­nha al­go de anor­mal, atí­pi­co. não dá pa­ra sa­ber o quê, mas acho que o pi­lo­to fez de tu­do pa­ra ten­tar re­tor­nar à pis­ta, mas, com pou­ca sus­ten­ta­ção, aca­bou não con­se­guin­do”, dis­se cos­ta, afir­man­do ter no­ta­do a ins­ta­bi­li­da­de da ae­ro­na­ve pouco an­tes da que­da.

REPRODUÇÃO/ agên­cia Bra­sil

Três cri­an­ças e 2 adul­tos mor­rem em que­da de avião em Pa­tos de Mi­nas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.