Show dos atra­sa­dos é tó­pi­co mais co­men­ta­do

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Show dos atra­sa­dos” no exa­me Na­ci­o­nal do en­si­no mé­dio (enem) 2018 é o as­sun­to mais co­men­ta­do no twit­ter no Bra­sil. es­te ano, no en­tan­to, o tra­di­ci­o­nal tó­pi­co ren­deu me­nos pi­a­das. “en­tran­do no twit­ter pa­ra ver os me­mes dos atra­sa­dos do enem, qua­se nin­guém che­gou atra­sa­do”, dis­se um usuá­rio da re­de so­ci­al.

“es­pe­rei tan­to pa­ra 3 me­mes?”, co­men­tou uma in­ter­nau­ta. “5,5 mi­lhões de ins­cri­tos no enem, e ape­nas 3 atra­sa­dos”, dis­se outra. to­dos os anos, ima- gens e ví­de­os de pes­soa que che­gam após o fe­cha­men­to dos por­tões vi­ram pi­a­da na in­ter­net.

se­gun­do o ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de es­tu­dos e Pes­qui­sas edu­ca­ci­o­nais aní­sio tei­xei­ra (inep), ain­da não há da­dos con­so­li­da­dos de quan­tas pes­so­as per­de­ram ho­je o enem. o nú­me­ro de fal­to­sos se­rá di­vul­ga­do em co­le­ti­va de im­pren­sa na noi­te des­te do­min­go.

Pe­lo que cir­cu­la nas re­des so­ci­ais, o nú­me­ro de atra­sa­dos caiu em re­la­ção a anos an­te­ri­o­res. Na au­sên­cia de no­vos me­mes, si­tu­a­ções an­ti­gas vol­tam a ser re­pli­ca­das. Um dos atra­sa­dos de 2016 en­trou na brin­ca­dei­ra: “sou marcos ta­va­res, mais co­nhe­ci­do co­mo me­me do enem 2016, e tô aqui pa­ra de­se­jar sor­te a to­dos que fa­rão enem es­se ano!!”, afir­mou o es­tu­dan­te.

Nes­te ano, o pri­mei­ro dia de apli­ca­ção do enem ocor­re no mes­mo dia do iní­cio do ho­rá­rio de ve­rão. a pro­va se­gue o ho­rá­rio de Bra­sí­lia, que acom­pa­nha a mu­dan­ça na ho­ra. o inep fez uma cam­pa­nha aler­tan­do os es­tu­dan­tes pa­ra ajus­ta­rem os re­ló­gi­os e re­do­bra- rem a aten­ção ao ho­rá­rio.

mes­mo as­sim, a mu­dan­ça con­fun­diu can­di­da­tos. No rio de Ja­nei­ro uma es­tu­dan­te per­deu a pro­va na Uni­ver­si­da­de Vei­ga de al­mei­da (UVA), na ti­ju­ca. ela la­men­tou o iní­cio do ho­rá­rio de ve­rão nes­sa ma­dru­ga­da. se­gun­do ela, a ne­ces­si­da­de de adi­an­tar os re­ló­gi­os em uma ho­ra pre­ju­di­cou o pla­ne­ja­men­to pa­ra re­a­li­za­ção do exa­me que dá aces­so a diversas uni­ver­si­da­des do país.

enem

Ho­je é o pri­mei­ro dia de pro­va do enem. mais de 5,5 mi­lhões de es­tu­dan­tes fa­rão pro­vas de lin­gua­gem, ci­ên­ci­as hu­ma­nas e re­da­ção em mais de 1,7 mil mu­ni­cí­pi­os. o exa­me se­gue no dia 11 de no­vem­bro, qu­an­do se­rão apli­ca­das as pro­vas de ci­ên­ci­as da na­tu­re­za e ma­te­má­ti­ca.

a no­ta do exa­me po­de­rá ser usa­da pa­ra con­cor­rer a va­gas no en­si­no su­pe­ri­or pú­bli­co pe­lo sis­te­ma de se­le­ção Uni­fi­ca­da (si­su), a bol­sas em ins­ti­tui­ções pri­va­das, pe­lo Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de pa­ra to­dos (Prou­ni) e pa­ra par­ti­ci­par do fun­do de fi­nan­ci­a­men­to es­tu­dan­til (fi­es).

Fotos Pú­bli­cas

Es­te ano, as­sun­to ren­deu me­nos pi­a­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.