Mi­li­ta­res

es­ta­rão em Pri­mei­ro PLA­NO No PRÓ­XI­MO Go­ver­no

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

oen­con­tro do pre­si­den­te elei­to, Jair Bol­so­na­ro, com os co­man­dan­tes das For­ças ar­ma­das, an­tes de ter uma reu­nião com o pre­si­den­te Mi­chel te­mer, é um for­te in­dí­cio de que os mi­li­ta­res es­ta­rão em pri­mei­ro pla­no no pró­xi­mo go­ver­no, ava­li­am es­pe­ci­a­lis­tas. Na reu­nião com os co­man­dan­tes edu­ar­do Ba­cel­lar ( da Ma­ri­nha) e edu­ar­do Vil­las Bôas (do exér­ci­to), Bol­so­na­ro afir­mou que o go­ver­no não pre­ten­de con­tin­gen­ci­ar re­cur­sos dos mi­li­ta­res.

se­gun­do o ci­en­tis­ta po- lí­ti­co thi­a­go Vi­dal, o que cha­ma mais a aten­ção é Bol­so­na­ro ter se en­con­tra­do in­di­vi­du­al­men­te com ca­da um dos man­da­tá­ri­os das três For­ças. “o mais sim­bó­li­co é o fa­to de ter um nú­me­ro sig­ni­fi­ca­ti­vo de mi­li­ta­res co­mo pro­vá­veis mi­nis­tros e/ou as­ses­so­res di­re­tos. No fim, é um pres­tí­gio às For­ças ar­ma­dos. Um pres­tí­gio in­di­vi­du­al”, diz. Vi­dal lem­bra, no en­tan­to, que a pre­sen­ça do pre­si­den­te elei­to na ce­rimô­nia de co­me­mo­ra­ção dos 30 anos da cons­ti­tui­ção, na câ­ma­ra, fez com que ele e te­mer se reu­nis­sem in­for­mal­men­te.

Pa­ra o pro­fes­sor e ci­en­tis­ta po­lí­ti­co da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do rio Gran­de do Nor­te (UFRN) Ho­me­ro de oli­vei­ra, es­se con­ta­to pró­xi­mo das ins­ti­tui­ções mi­li­ta­res com Bol­so­na­ro é pre­vi­sí­vel e “per­fei­ta­men­te ló­gi­co”. ele con­ta que, des­de o iní­cio da cam­pa­nha, par­te ex­pres­si­va dos mem­bros das For­ças — em es­pe­ci­al do exér­ci­to — apoi­ou Bol­so­na­ro. “Não sei o que o le­vou a fa­zer is­so, mas, tal­vez, pen­sou que o for­ta­le­ce­ria, por en­fa­ti­zar a po­si­ção em fa­vor das For­ças ar­ma- das”, afir­ma o pes­qui­sa­dor.

o aca­dê­mi­co acre­di­ta que, mes­mo com um con­tex­to di­fe­ren­te, o fa­to vi­ven­ci­a­do, on­tem, se as­se­me­lha, em al­guns as­pec­tos, ao que ocor­reu com Ge­tú­lio Var­gas em 1950. ele lem­bra que, à épo­ca, o re­pre­sen­tan­te do PTB che­gou a pe­dir a anuên­cia dos mi­li­ta­res pa­ra dis­pu­tar a cam­pa­nha elei­to­ral. “Ge­tú­lio era um ci­vil, mas Bol­so­na­ro, já é um mi­li­tar de car­rei­ra. É al­guém que de­ve con­tar com o apoio dos mi­li­ta­res.”

oli­vei­ra diz que o pre­si- den­te elei­to não ne­ces­si­ta da acei­ta­ção dos che­fes das For­ças pa­ra go­ver­nar, mas res­sal­ta que as me­di­das pro­me­ti­das du­ran­te a cam­pa­nha, de au­men­tar o nú­me­ro de mi­li­ta­res em pos­tos-cha­ves do go­ver­no, po­dem cri­ar um am­bi­en­te de apri­si­o­na­men­to dos in­te­res­ses da ca­te­go­ria. “Já co­me­çou com a pre­sen­ça mui­to for­te dos mi­li­ta­res na com­po­si­ção da equi­pe de tran­si­ção. além dis­so, ele anun­ci­ou que te­rá a mai­o­ria da es­pla­na­da co­man­da­da por mi­li­ta­res”, afir­ma.

SEM cor­tes

ao ser qu­es­ti­o­na­do so­bre a men­sa­gem que es­ses en­con­tros po­dem trans­mi­tir, Bol­so­na­ro foi en­fá­ti­co. “eu sou oriun­do da car­rei­ra, en­tão, os mi­li­ta­res te­rão um lu­gar de destaque no go­ver­no.”

o pre­si­den­te elei­to tam­bém ga­ran­tiu que as For­ças ar­ma­das não so­fre­rão cor­tes de or­ça­men­to. “Ho­je (on­tem), Pau­lo Gu­e­des dis­se que os mi­li­ta­res não te­rão re­cur­sos con­tin­gen­ci­a­dos. ele man­da na eco­no­mia”, res­sal­ta. a de­ci­são, se­gun­do Bol­so­na­ro, se jus­ti­fi­ca pe­lo fa­to de os mi­li­ta­res pres­ta­rem um ser­vi­ço a to­do o Bra­sil, sen­do es­sen­ci­ais em “mo­men­tos di­fí­ceis co­mo os que atra­ves­sa­mos”. “acho que na­da é mais jus­to. É o re­co­nhe­ci­men­to das For­ças ar­ma­das”, diz.

o nú­cleo du­ro do go­ver­no já con­ta com dois mi­li­ta­res de destaque: os ge­ne­rais au­gus­to He­le­no ri­bei­ro (pa­ra a De­fe­sa ou sgi), um dos prin­ci­pais con­se­lhei­ros, e o vi­ce-pre­si­den­te elei­to, Ha­mil­ton Mou­rão. am­bos es­ta­vam pre­sen­tes nos en­con­tros com os co­man­dos das For­ças ar­ma­das.

Jo­sé cruz/agência Bra­sil

Um dos en­con­tros de Bol­so­na­ro foi com o co­man­dan­te da Ma­ri­nha: sem con­tin­gen­ci­a­men­to de re­cur­sos dos mi­li­ta­res

Valter campanato/ag. Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.