STJ man­da sol­tar Jo­es­ley e exe­cu­ti­vos da J&F

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Omi­nis­tro Ne­fi cor­dei­ro, do su­pe­ri­or tri­bu­nal de Jus­ti­ça (stj), man­dou sol­tar o em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta, um dos do­nos da em­pre­sa J&f, bem co­mo três ex-exe­cu­ti­vos da em­pre­sa: ri­car­do saud, De­mil­ton an­to­nio de cas­tro e flo­ris­val­do ca­e­ta­no de oli­vei­ra. eles ha­vi­am si­do pre­sos em 9 de no­vem­bro na ope­ra­ção ca­pi­tu.

em de­ci­são as­si­na­da on­tem ( 11), cor­dei­ro ha­via de­ter­mi­na­do a sol­tu­ra do ex- mi­nis­tro da agri­cul­tu­ra Ne­ri Gu­el­ler e do ex- se­cre­tá­rio de De­fe­sa agro­pe­cuá­ria, ro­dri­go fi­guei­re­do. Nes­ta se­gun­da, o mi­nis­tro es­ten­deu os efei­tos da or­dem de sol­tu­ra a to­dos os 19 in­ves­ti­ga­dos na ope­ra­ção.

tam­bém fo­ram li­ber­ta­dos o vi­ce- go­ver­na­dor de mi­nas Ge­rais an­to­nio an­dra­de e o em­pre­sá­rio do ra­mo de su­per­mer­ca­dos Wal­ter san­ta­na aran­tes. o ex- de­pu­ta­do edu­ar­do cu­nha tam­bém te­ve um ha­be­as cor­pus con­ce­di­do, mas con­ti­nu­a­rá pre­so no âm­bi­to da ope­ra­ção la­va Ja­to.

a ope­ra­ção ca­pi­tu apu­ra o su­pos­to es­que­ma de pa­ga­men­to de mais de r$ 30 mi­lhões em pro­pi­na, en­tre 2014 e 2015, a par­la­men­ta­res do MDB em tro­ca de fa­vo­re­ci­men­tos no mi­nis­té­rio da agri­cul­tu­ra.

Na or­dem em que con­fir­mou a pri­são dos in­ves­ti­ga­dos, a de­sem­bar­ga­do­ra mô­ni­ca si­fu­en­tes, do tri­bu­nal re­gi­o­nal fe­de­ral da 1ª re­gião ( trf1), dis­se que ape­sar de apa­ren­ta­rem co­la­bo­rar com as in­ves­ti­ga­ções, in­clu­si­ve as­si­nan­do acor­dos de de­la­ção pre­mi­a­da, os sus­pei­tos ocul- ta­ram “fa­tos re­le­van­tes” e ten­ta­ram “di­re­ci­o­nar a au­to­ri­da­de po­li­ci­al”.

ao exa­mi­nar o ca­so e sol­tar os sus­pei­tos, o mi­nis­tro do stj Ne­fi cor­dei­ro afir­mou que hou­ve ex­ces­so nas or­dens de pri­são. Pa­ra ele, a ocul­ta­ção de fa­tos não jus­ti­fi­ca, por si só, a pri­va­ção da li­ber­da­de.

“a fal­ta de com­ple­tu­de na ver­da­de po­de ser cau­sa de res­ci­são do acor­do ou de pro­por­ci­o­nal re­du­ção dos fa­vo­res ne­go­ci­a­dos, mas ja­mais cau­sa de ris­co ao pro­ces­so ou à so­ci­e­da­de, a jus­ti­fi­car a pri­são pro­vi­só­ria”, es­cre­veu o mi­nis­tro. além dis­so, cor­dei­ro en­ten­deu que os fa­tos in­ves­ti­ga­dos não são atu­ais, por­tan­to não ha­ve­ria ris­co à co­lhei­ta de pro­vas.

fo­ram sol­tos ain­da: mau­ro luiz ro­dri­gues de sou­za, il­deu da cu­nha Pe­rei­ra, ma­teus de mou­ra li­ma Go­mes, Jo­sé fran­cis­co fran­co da sil­va oli­vei­ra, cláu­dio so­a­res Do­na­to, Wal­dir ro­cha Pe­na, João lú­cio ma­ga­lhães Bi­fa­no, antô­nio eus­tá­quio an­dra­de fer­rei­ra, mar­ce­lo Pi­res Pi­nhei­ro e fer­nan­do ma­nu­el Pi­res Pi­nhei­ro.

Mar­ce­lo ca­mar­go/agên­cia Bra­sil

O em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.