Mo­ro es­co­lhe de­le­ga­dos da La­va Ja­to pa­ra co­man­dar PF

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Ojuiz fe­de­ral ser­gio mo­ro, que as­su­mi­rá o mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça no pró­xi­mo go­ver­no, con­fir­mou ho­je (20) os no­mes dos de­le­ga­dos mau­rí­cio Va­lei­xo pa­ra a di­re­ção-ge­ral da Po­lí­cia fe­de­ral e Éri­ka ma­re­na pa­ra o De­par­ta­men­to de re­cu­pe­ra­ção de ati­vos e co­o­pe­ra­ção Ju­rí­di­ca (Drci).

Os dois po­li­ci­ais fe­de­rais atu­a­ram na ope­ra­ção la­va Ja­to ao la­do de mo­ro, que con­du­ziu os pro­ces­sos na pri­mei­ra ins­tân­cia da Jus­ti­ça fe­de­ral em cu­ri­ti­ba. são de­le­ga­dos que con­tam com a con­fi­an­ça do fu­tu­ro mi­nis­tro e que atu­am di­re­ta­men­te nas áre­as que ele con­si­de­ra fun­da­men­tais.

Ex- di­re­tor de in­te­li­gên­cia da Pf e atu­al su­pe­rin­ten­den­te da Po­lí­cia fe­de­ral no Pa­ra­ná, o de­le­ga­do mau­ri­cio Va­lei­xo te­rá mis­sões es­pe­cí­fi­cas na di­re­ção- ge­ral, se­gun­do mo­ro. “Ele irá for­ta­le­cer a Po­lí­cia fe­de­ral, di­re­ci­o­nan­do as in­ves­ti­ga­ções com fo­co [ no com­ba­te à] cor­rup­ção e [ ao] cri­me or­ga­ni­za­do, que são dois pro­ble­mas sé­ri­os do país.”

Éri­ka ma­re­na foi no ano pas­sa­do res­pon­sá­vel pe­la ope­ra­ção ou­vi­dos mou­cos, que in­ves­ti­gou su­pos­tas irregularidades na Uni­ver­si­da­de fe­de­ral de santa ca­ta­ri­na ( Ufsc). atu­al­men­te ela es­ta­va na su­pe­rin­ten­dên­cia da Po­lí­cia fe­de­ral em ser­gi­pe.

Pa­ra mo­ro, ma­le­na é o no­me ide­al pa­ra o pos­to. “a de­le­ga­da tem mi­nha ple­na con­fi­an­ca. o que acon­te­ceu em flo­ri­a­nó­po­lis foi uma tragédia. to­da so­li­da­ri­e­da­de aos fa­mi­li­a­res do rei­tor, mas foi um in­for­tú­nio, um im­pre­vis­to no âm­bi­to de uma in­ves­ti­ga­ção, mas a de­le­ga­da nao tem res­pon­sa­bi­li­da­de quan­to a is­so”, dis­se mo­ro so­bre o ca­so do rei­tor luiz car­los can­cel­li­er de oli­vo, que foi um dos al­vos da ope­ra­ção ou­vi­dos mou­cos. No ano pas­sa­do, oli­vo co­me­teu sui­cí­dio.

AS­SO­CI­A­ÇÃO APOIA

Em no­ta, a as­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos De­le­ga­dos de Po­lí­cia fe­de­ral ( adpf) pa­ra­be­ni­zou mau­rí­cio Va­lei­xo pe­la in­di­ca­ção ao car­go de di­re­tor- ge­ral da cor­po­ra­ção. as­si­na­da pe­lo pre­si­den­te da adpf, ed­van­dir fe­lix de Pai­va, a no­ta des­ta­ca que Va­lei­xo as­su­mi­rá o co­man­do da Pf “em um mo­men­to sin­gu­lar de es­pe­ran­ça pe­lo for­ta­le­ci­men­to das ins­ti­tui­ções de es­ta­do”.

O tex­to res­sal­ta que o fu­tu­ro di­re­tor- ge­ral da Pf da­rá con­ti­nui­da­de ao com­ba­te à cor­rup­ção e às or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas, pro­te­gen­do a ins­ti­tui­ção de in­ge­rên­ci­as po­lí­ti­cas e do­tan­do- a da “au­to­no­mia ne­ces­sá­ria pa­ra in­ves­ti­gar qu­em quer que se­ja, in­de­pen­den­te­men­te do con­tex­to em vi­gor”.

Fo­to: an­to­nio au­gus­to / PGR

Visita ins­ti­tu­ci­o­nal à PGR do pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­nar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.