BOL­SO­NA­RO SE PRE­PA­RA PA­RA ANUN­CI­AR ÚL­TI­MOS NO­MES DA EQUI­PE

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

o pre­si­den­te elei­to, Jair Bol­so­na­ro, se pre­pa­ra pa­ra fe­char até a pró­xi­ma se­ma­na os no­mes que fal­tam pa­ra a equi­pe mi­nis­te­ri­al. co­mo pre­ten­de re­du­zir de 29 pa­ra 17 ou 15 mi­nis­té­ri­os, fal­tam pou­cas in­di­ca­ções. ele con­fir­mou já 13 no­mes. a equi­pe econô­mi­ca, co­man­da­da por Pau­lo Gu­e­des, es­tá pra­ti­ca­men­te com­ple­ta. o mi­nis­tro ex­tra­or­di­ná­rio da tran­si­ção, onyx Lo­ren­zo­ni, con­fir­ma­do pa­ra a ca­sa ci­vil, dis­se que Bol­so­na­ro se es­for­ça pa­ra fe­char to­dos os no­mes do pri­mei­ro es­ca­lão até dia 30. o pre­si­den­te elei­to afir­mou que as es­co­lhas se­rão fei­ta com cau­te­la pa­ra evi­tar re­cu­os.

até o mo­men­to, o úl­ti­mo no­me anun­ci­a­do foi o do fi­ló­so­fo ri­car­do ro­drí­guez pa­ra o Mi­nis­té­rio da edu­ca­ção. Na noi­te de on­tem (22), Bol­so­na­ro con­fir­mou a in­di­ca­ção na sua con­ta do twit­ter. ro­drí­guez é pro­fes­sor he­mér­ti­to da escola de co­man­do do es­ta­do Mai­or do exér­ci­to.

Mu­dan­ças

Bol­so­na­ro dis­se que na bus­ca de re­du­ção de cus- tos vá­ri­as pas­tas vão ser fun­di­das. Po­rém, al­gu­mas de­ci­sões anun­ci­a­das fo­ram mo­di­fi­ca­das. ini­ci­al­men­te, ele dis­se que o Mi­nis­té­rio do tra­ba­lho se­ria ex­tin­to. De­pois, ele ne­gou. Não en­trou em de­ta­lhes, dis­se ape­nas ha­ve­ria um no­vo for­ma­to.

Pa­ra o Mi­nis­té­rio do Meio am­bi­en­te, o pre­si­den­te elei­to afir­mou que vai es­co­lher um no­me “ali­nha­do” ao da de­pu­ta­da fe­de­ral te­re­za cris­ti­na (DEM-MS), que as­su­mi­rá a agri­cul­tu­ra. se­gun­do ele, é pre­ci­so aca­bar com a for­ma co­mo são ex­pe­di­das as li­cen­ças e multas am­bi­en­tais, as­sim co­mo com su­pos­tos be­ne­fí­ci­os a or­ga­ni­za­ções não go­ver­na­men­tais.

o pre­si­den­te elei­to ain­da não si­na­li­zou co­mo

pre­ten­de tra­tar as pas­tas re­la­ci­o­na­das às ques­tões de di­rei­tos hu­ma­nos, mu­lhe­res e mi­no­ri­as. em en­tre­vis­ta re­cen­te, o mi­nis­tro de Di­rei­tos Hu­ma­nos, Gus­ta­vo ro­cha, res­sal­tou que o te­ma é “de to­dos e pa­ra to­dos”, não de uma ide­o­lo­gia de esquerda ou di­rei­ta.

tam­bém es­tá em aber­to a de­fi­ni­ção pa­ra o Mi­nis­té­rio da cul­tu­ra e a área de tu­ris­mo. o pre­si­den­te elei­to, no fim de se­ma­na pas­sa­do, afir­mou que, co­mo pro­fes­sor de edu­ca­ção fí­si­ca, é de­fen­sor do es­por­te. se­gun­do ele, a área te­rá pri­o­ri­da­de em seu go­ver­no. ain­da não há in­for­ma­ções, po­rém, se o Mi­nis­té­rio do es­por­te se­rá man­ti­do co­mo pas­ta in­de­pen­den­te ou se­rá uni­fi­ca­do.

De­fi­ni­ções

No go­ver­no elei­to, dois gran­des mi­nis­té­ri­os já são cha­ma­dos de su­per: eco­no­mia e Jus­ti­ça. o juiz fe­de­ral ser­gio Mo­ro co­man­da­rá a Jus­ti­ça, in­cluin­do a es­tru­tu­ra exis­te e mais se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e con­se­lho de con­tro­le de ati­vi­da­des Fi­nan­cei­ras (co­af), atu­al­men­te vin­cu­la­do ao Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da.

o eco­no­mis­ta Pau­lo Gue- des, se­gun­do Bol­so­na­ro, “tem car­ta bran­ca” pa­ra es­co­lher os no­mes da área econô­mi­ca. No Mi­nis­té­rio da eco­no­mia, ha­ve­rá seis se­cre­ta­ri­as, co­mo a de in­dús­tria e co­mér­cio ex­te­ri­or e a de Pri­va­ti­za­ções. tam­bém já de­fi­niu os co­man­dos dos ban­cos es­ta­tais, Pe­tro­bras e do ins­ti­tu­to de Pes­qui­sas econô­mi­cas e apli­ca­das (ipea).

to­dos os no­mes pa­ra as Forças armadas e a De­fe­sa fo­ram de­fi­ni­dos. o pre­si­den­te elei­to dis­se que no seu go­ver­no, os mi­li­ta­res te­rão o res­pei­to que merecem. tam­bém afir­mou que pen­sa em trans­fe­rir, co­mo foi no pas­sa­do, os co­man­dos do exér­ci­to, da Ma­ri­nha e da ae­ro­náu­ti­ca, atu­al­men­te em lu­ga­res dis­tan­tes do cen­tro de Bra­sí­lia, pa­ra a es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os.

Mar­ce­lo ca­mar­go/agên­cia Bra­sil

O Pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro, fa­la com a im­pren­sa após reu­nião com os fu­tu­ros co­man­dan­tes das Forças Armadas, no Co­man­do da Ma­ri­nha, em Bra­sí­lia

Mar­ce­lo ca­mar­go/agên­cia Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.