Ge­ne­ral Cruz é es­co­lhi­do no­vo se­cre­tá­rio de go­ver­no

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

op­re­si­den­te elei­to, Jair Bol­so­na­ro, anun­ci­ou hoje (26) o ge­ne­ral-de-di­vi­são car­los al­ber­to dos san­tos cruz co­mo no­vo se­cre­tá­rio de go­ver­no. o ór­gão tem sta­tus de mi­nis­té­rio. o ofi­ci­al irá as­su­mir a fun­ção que hoje é de­sem­pe­nha­da pe­lo de­pu­ta­do car­los ma­run (Pmdb-ms).

a prin­ci­pal mis­são de cruz se­rá a ar­ti­cu­la­ção com o con­gres­so Na­ci­o­nal e com par­ti­dos po­lí­ti­cos e o diá­lo­go com es­ta­dos e municípios. É tam­bém atra­vés da se­cre­ta­ria de Go­ver­no que o futuro pre­si­den­te es­ta­be­le­ce­rá re­la­ções com or­ga­ni­za­ções ci­vis e en­ti­da­des re­pre­sen­ta­ti­vas da juventude.

cruz ocu­pou a se­cre­ta­ria de se­gu­ran­ça Pú­bli­ca du­ran­te o go­ver­no do pre­si­den­te mi­chel te­mer (MDB), en­tre 2017 e 2018 e foi apon­ta­do co­mo o pos­sí­vel ocu­pan­te do mes­mo car­go no futuro go­ver­no.

Nas­ci­do na ci­da­de de rio Gran­de (rs), em ju­nho de 1952, o ge­ne­ral for­ma­do na aca­de­mia mi­li­tar das agu­lhas Ne­gras (re­sen­de/ rj), co­man­dou as tropas da ONU na mis­são das Na­ções Uni­das pa­ra a es­ta­bi­li­za­ção do Hai­ti (mi­nus­tah) en­tre 2007 e 2009. cruz tam­bém fez par­te do gru­po de con­se­lhei­ros da ONU pa­ra a re­vi­são do re­em­bol­so aos paí­ses con­tri­buin­tes de tropas em mis­sões de paz.

Quan­do en­trou pa­ra a re­ser­va do exér­ci­to Bra­si­lei­ro em de­zem­bro de 2012, as­su­miu a che­fia de as­sun­tos militares da se­cre­ta­ria de as­sun­tos es­tra­té­gi­cos(sae) da Pre­si­dên­cia da re­pú­bli­ca. No ano se­guin­te, vol­tou pa­ra ativa, de­sig­na­do pe­lo se­cre­tá­rio Geral da ONU, co­mo co­man­dan­te das tropas na mis­são das Na­ções Uni­das pa­ra a es­ta­bi­li­za­ção­da re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do con­go (mo­nus­co).

Reuters

Ge­ne­ral Car­los Al­ber­to dos San­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.