Ma­cron ava­lia de­cre­tar es­ta­do de emer­gên­cia

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

opre­si­den­te da Fran­ça, em­ma­nu­el Ma­cron, pe­diu ao pri­mei­ro-mi­nis­tro do país, Édou­ard Phi­lip­pe, que se reú­na com a opo­si­ção e com li­de­ran­ças do mo­vi­men­to co­nhe­ci­do co­mo co­le­tes ama­re­los vi­san­do bus­car uma saí­da pa­ra a cri­se de­fla­gra­da pe­los pro­tes­tos con­tra a al­ta dos com­bus­tí­veis.

após re­tor­nar da cú­pu­la de Lí­de­res do G20 (que reú­ne as mai­o­res eco­no­mi­as mun­di­ais), em Bu­e­nos ai­res, o pre­si­den­te vi­si­tou on­tem (2) a re­gião mais afe­ta­da pe­los con­fron­tos en­tre ma­ni­fes­tan­tes e po­li­ci­ais nos pro­tes­tos de sá­ba­do - o ar­co do triun­fo - pa­ra ve­ri­fi­car de per­to os da­nos pro­vo­ca­dos ao mo­nu­men­to his­tó­ri­co de Pa­ris.

Ma­cron se reu­niu no Pa­lá­cio do eli­seu com o ga­bi­ne­te de cri­se ins­ta­la­do pa­ra li­dar com a si­tu­a­ção - for­ma­do pe­los mi­nis­tros de in­te­ri­or, chis­tophe cas­ta­ner, de Jus­ti­ça, Ni­co­le Bel­lou­bet, e de eco­lo­gia, Fran­çois de rugy.

dis­cor­dân­ci­as

o pre­si­den­te não fa­lou com a im­pren­sa de­pois do en­con­tro. a úni­ca de­cla­ra­ção de­le so­bre a vi­o­lên­cia ocor­reu em Bu­e­nos ai­res, há três di­as, após a cú­pu­la de Lí­de­res do G20. “sem­pre res­pei­ta­rei as dis­cor­dân­ci­as, sem­pre ou­vi­rei a opo­si­ção, mas ja­mais acei­ta­rei a vi­o­lên­cia”, dis­se o pre­si­den­te. Há in­for­ma­ções que Ma­cron pe­diu a Phi­lip­pe pa­ra se reu­nir com os che­fes dos par­ti­dos com re­pre­sen­ta­ção par­la­men­tar e com lí­de­res dos ma­ni­fes­tan­tes. ele so­li­ci­tou que fos­se fei­ta uma “re­fle­xão” so­bre o es­que­ma de se­gu­ran­ça de sá­ba­do pa­ra atos si­mi­la­res no fu­tu­ro.

o pri­mei­ro-mi­nis­tro, no en­tan­to, po­de ter que li­dar com uma si­tu­a­ção qua­se pa­re­ci­da com a da se­ma­na pas­sa­da, quan­do con­vi­dou uma de­le­ga­ção de co­le­tes ama­re­los pa­ra con­ver­sar. só dois mem­bros do gru­po com­pa­re­ce­ram. Um de­les quis fi­car anô­ni­mo. o ou­tro foi em­bo­ra mi­nu­tos de­pois de che­gar pa­ra a reu­nião após a re­cu­sa de Phil­li­pe em gra­var o en­con­tro.

an­tes de aten­der ao cha­ma­do do pri­mei­ro-mi­nis­tro, o ho­mem, que se apre­sen­tou co­mo li­de­ran­ça dos co­le­tes ama­re­los, dis­se ter re­ce­bi­do ame­a­ças e pres­sões do mo­vi­men­to pa­ra que não fos­se ao en­con­tro. com uma or­ga­ni­za­ção dis­per­sa e com­ple­ta­men­te he­te­ro­gê­neo - a úni­ca coi­sa que une o mo­vi­men­to é usar o co­le­te re­que­ri­do co­mo item de se­gu­ran­ça viá­ria -, o diá­lo­go de Phil­li­pe se­rá com­pli­ca­do.

al­ta dos im­pos­tos

Pe­la ter­cei­ra se­ma­na se­gui­da, hou­ve um ma­ni­fes­ta­ção con­tra a no­va al­ta dos im­pos­tos so­bre com­bus­tí­veis e o cus­to de vi­da na Fran­ça, 682 pes­so­as fo­ram pre­sas em to­do o país (412 em Pa­ris). além dis­so, 263 fi­ca­ram fe­ri­das, cin­co de­las em es­ta­do gra­ve. Do to­tal, 81 eram po­li­ci­ais.

os con­fron­tos com as for­ças de se­gu­ran­ça e as ima­gens de de­pre­da­ção de es­ta­be­le­ci­men­tos pú­bli­cos e pri­va­dos se re­pro­du­zi­ram em Pa­ris, Mar­se­lha e Bor­de­aux. e, ape­sar da re­a­ção do go­ver­no, os ma­ni­fes­tan­tes já con­vo­cam o pró­xi­mo ato.

No Fa­ce­bo­ok, os lí­de­res in­for­mais do mo­vi­men­to di­vul­ga­ram o no­vo pro­tes­to: sá­ba­do que vem, em fren­te ao Pa­lá­cio do eli­seu.

Mas a in­fil­tra­ção de vân­da­los e a di­fi­cul­da­de de di­fe­ren­ciá-los dos de­mais ame­a­çam de­mo­ni­zar o mo­vi­men­to dos co­le­tes ama­re­los. an­tes dos tu­mul­tos de sá­ba­do, o gru­po era apoi­a­do pe­la mai­o­ria dos fran­ce­ses, se­gun­do pes­qui­sas re­a­li­za­das no país.

Mes­mo com a pres­são das ru­as, o go­ver­no não pa­re­ce dis­pos­to a vol­tar atrás no au­men­to dos im­pos­tos so­bre os com­bus­tí­veis.

dis­so­lu­ção do par­la­men­to

a pre­si­den­te da Fren­te Na­ci­o­nal, prin­ci­pal par­ti­do de ex­tre­ma di­rei­ta do país, Ma­ri­ne Le Pen, e Je­an-luc Mé­len­cho, que co­man­da o Fran­ça in­sub­mis­sa, da ex­tre­ma es­quer­da, pe­di­ram nes­te do­min­go a dis­so­lu­ção do par­la­men­to e a ado­ção de um sis­te­ma pro­por­ci­o­nal.

Es­ma­el­mo­rais.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.