Ata­can­te Mar­ta na Cal­ça­da da Fa­ma

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Ajo­ga­do­ra de fu­te­bol mar­ta, seis ve­zes elei­ta a me­lhor do mun­do pe­la fe­de­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal de fu­te­bol (fi­fa), dei­xou a mar­ca dos pés na cal­ça­da da fa­ma, no es­tá­dio ma­ra­ca­nã. a ho­me­na­gem foi re­a­li­za­da nes­ta se­gun­da­fei­ra (10), com a pre­sen­ça de de­ze­nas de jor­na­lis­tas do Bra­sil e do ex­te­ri­or, além de vá­ri­os fãs da ata­can­te, que fo­ram vê-la de per­to. após o even­to, a ata­can­te pe­diu mais apoio do pró­xi­mo go­ver­no ao es­por­te bra­si­lei­ro.

“a gen­te não po­de só fa­lar do fu­te­bol fe­mi­ni­no. te­mos que fa­lar do es­por­te em ge­ral. a gen­te tem atle­tas em vá­ri­as mo­da­li­da­des com ta­len­to enor­me e que pas­sam por mui­tas di­fi­cul­da­des, prin­ci­pal­men­te de apoio, de op­ção de tra­ba­lho, de man­ter um pa­drão. Pa­ra quan­do che­gar­mos a uma olim­pía­da, es­tar­mos 100% pre­pa­ra­dos. en­tão eu pe­ço, em no­me do es­por­te bra­si­lei­ro, que ha­ja po­lí­ti­cas de in­cen­ti­vo, prin­ci­pal­men­te nas es­co­las, pa­ra a gen­te po­der, ca­da vez mais, re­pre­sen­tar o nos­so país e ins­pi­rar as cri­an­ças a pra­ti­car o es­por­te”, dis­se.

mar­ta é a pri­mei­ra jo­ga­do­ra de fu­te­bol a co­lo­car os pés na cal­ça­da da fa­ma, que fi­ca ex­pos­ta no ma­ra­ca­nã, com as mar­cas de jo­ga­do­res fa­mo­sos, co­mo Pe­lé, Gar­rin­cha, ri­ve­li­no, Zi­co e Ghig­gia, o ata­can­te uru­guaio que fez o ma­ra­ca­nã cho­rar em 1950, além de ou­tros tan­tos cra­ques que ba­lan­ça­ram as redes no pas­sa­do.

ao ser per­gun­ta­da so­bre o seu fu­tu­ro no fu­te­bol, mar­ta, que es­tá com 32 anos, dis­se ain­da não ter na­da de­fi­ni­do, mas que su­as ati­vi­da­des te- rão a ver com o es­por­te.

“eu me ve­jo en­vol­vi­da no es­por­te, de al­gu­ma ma­nei­ra. Não sei se vou con­se­guir da­qui a cin­co anos es­tar jo­gan­do co­mo a for­mi­ga [jo­ga­do­ra bra­si­lei­ra que es­tá com 40 anos, ain­da em ati­vi- da­de]. o meu pen­sa­men­to é de es­tar jun­to, aju­dan­do de al­gu­ma ma­nei­ra o es­por­te”, dis­se mar­ta.

a atle­ta con­quis­tou me­da­lha de ou­ro nos pan-ame­ri­ca­nos de 2003 e 2007 e pra­ta nas olim­pía­das de 2004 e 2008. se­gun­do os da­dos dis­po­ní­veis, pois mui­tos re­gis­tros da se­le­ção fe­mi­ni­na se per­de­ram no tem­po, ela mar­cou 117 gols pe­la se­le­ção bra­si­lei­ra, mais do que Pe­lé, que tem 95 gols com a ca­mi­sa da se­le­ção.

Fer­nan­do frazão/agência Bra­sil

A jo­ga­do­ra de fu­te­bol Mar­ta, elei­ta me­lhor do mun­do seis ve­zes pe­la Fi­fa, é a pri­mei­ra mu­lher a en­trar pa­ra a Cal­ça­da da Fa­ma do Ma­ra­ca­nã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.