Te­mer inau­gu­ra Sa­té­li­te Ge­o­es­ta­ci­o­ná­rio de De­fe­sa

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Opre­si­den­te Mi­chel te­mer inau­gu­rou ho­je (17) a pri­mei­ra eta­pa de centro de operações es­pa­ci­ais Prin­ci­pal, que per­mi­ti­rá ope­ra­ci­o­na­li­zar e mo­ni­to­rar o sa­té­li­te Ge­o­es­ta­ci­o­ná­rio de De­fe­sa e co­mu­ni­ca­ções es­tra­té­gi­cas, na Ba­se aé­rea de Bra­sí­lia.

além de pro­mo­ver segurança nas co­mu­ni­ca­ções es­tra­té­gi­cas do es­ta­do bra­si­lei­ro, o pro­je­to tem co­mo ob­je­ti­vo for­ne­cer in­ter­net em ban­da lar­ga pa­ra es­co­las pú­bli­cas, uni­da­des de saú­de, pos­tos de fron­tei­ra, áre­as in­dí­ge­nas e qui­lom­bo­las no âm­bi­to do Pro­gra­ma in­ter­net pa­ra todos.

a pri­mei­ra eta­pa do pro­je­to, a ope­ra­ci­o­nal, pos­si­bi­li­ta­rá a mi­gra­ção dos equi­pa­men­tos sa­te­li­tais já em ope­ra­ção. a eta­pa se­guin­te, a de im­plan­ta­ção das áre­as ad­mi­nis­tra­ti­vas, está pre­vis­ta pa­ra ser inau­gu­ra­da em me­a­dos de 2019.

o sa­té­li­te Ge­o­es­ta­ci­o­ná­rio de De­fe­sa e co­mu­ni­ca­ções es­tra­té­gi­cas, par­ce­ria dos mi­nis­té­ri­os da ci­ên­cia, tec­no­lo­gia, ino­va­ções e co­mu­ni­ca­ções e da De­fe­sa, já re­ce­beu r$ 3 bi­lhões em in­ves­ti­men­tos.

em seu dis­cur­so, te­mer dis­se que seu go­ver­no está mo­der­ni­zan­do o Bra­sil e que trou­xe o país pa­ra o sé­cu­lo 21. “Ho­je eu fi­xo, em de­fi­ni­ti­vo, a ideia de que nosso país já está no sé­cu­lo 21. saímos do sé­cu­lo 20, foi pa­ra o 21. saiu do ana­ló­gi­co e foi pa­ra o di­gi­tal”, afir­mou.

“Mas o mo­men­to cul­mi­nan­te, o ápi­ce des­ta mo- der­ni­za­ção, o mo­men­to em que eu pos­so di­zer em al­to e bom som, o mo­men­to em que eu pos­so alar­de­ar, e aí eu qu­e­ro su­ge­rir que nós todos pos­sa­mos alar­de­ar o que está sen­do fei­to pe­lo Mi­nis­té­rio de ci­ên­cia, tec- no­lo­gia e ino­va­ções, pe­la em­bra­tel, pe­lo Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, pe­las Forças armadas, é es­ta es­pé­cie

de inau­gu­ra­ção de pla­ca que nós co­lo­ca­mos aqui do sa­té­li­te ge­o­es­ta­ci­o­ná­rio que le­va ban­da lar­ga pa­ra to­do o país, pa­ra to­das as es­co­las”, dis­se.

te­mer tam­bém afir­mou que seu go­ver­no está dei­xan- do pa­ra o pró­xi­mo “um nú­me­ro in­fin­dá­vel de edi­tais pa­ra con­ces­sões e pri­va­ti­za­ções”.

“aqui no Bra­sil se tem uma ma­nia que é che­gan­do um novo go­ver­no você des­trói os pro­gra­mas an­te­ri­o­res pa­ra co­lo­car ou­tros pro­gra­mas no seu lugar. os pro­je­tos que fo­ram exi­to­sos de­vem continuar”, dis­se te­mer.

Trans­mis­são do Lan­ça­men­to do Sa­té­li­te Ge­o­es­ta­ci­o­ná­rio de De­fe­sa e Co­mu­ni­ca­ções Es­tra­té­gi­cas – SGDC. Pre­si­den­te Mi­chel Te­mer re­ce­be uma ré­pli­ca do Sa­té­li­te.

Be­to Ba­ra­ta/pr

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.