PSDB de­cla­ra apoio à re­e­lei­ção de Ro­dri­go Maia

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

OPSDB de­cla­rou, nes­sa se­gun­da­fei­ra (7/1), seu apoio à can­di­da­tu­ra de Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) à pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. A si­na­li­za­ção da le­gen­da já ha­via si­do fei­ta na se­ma­na pas­sa­da pe­lo go­ver­na­dor de São Pau­lo, João Do­ria (PSDB). Ago­ra, a con­fir­ma­ção foi fei­ta pe­lo atu­al lí­der da le­gen­da na Ca­sa, o de­pu­ta­do Nil­son Lei­tão (MT). “Maia con­du­ziu de for­ma equi­li­bra­da es­se mo­men­to com­pli­ca­do no Bra­sil pós-im­pe­a­ch­ment”, afir­mou Lei­tão ao Es­ta­dão/bro­ad­cast.

Lei­tão res­sal­tou que o par­ti­do tam­bém apoi­ou a can­di­da­tu­ra de Maia na elei- ção em ju­lho de 2016, após a re­nún­cia de Edu­ar­do Cu­nha. “O PSDB fez is­so du­ran­te to­do es­se pe­río­do e o apoi­ou já na pri­mei­ra elei­ção. Abriu mão de can­di­da­tu­ra pró­pria pa­ra is­so”, dis­se. O par­ti­do ele­geu 29 de­pu­ta­dos pa­ra a no­va le­gis­la­tu­ra.

As­sim, o PSDB pas­sa a ser o sex­to par­ti­do a apoi­ar a re­e­lei­ção de Maia, além do PSL, PRB, PSD, PPS e do pró­prio DEM, par­ti­do do de­pu­ta­do. Tu­do in­di­ca que o PR tam­bém de­ve de­cla­rar apoio nes­ta se­ma­na. Ca­so is­so ocor­ra, o nú­me­ro to­tal de vo­tos fa­vo­rá­veis à re­con­du­ção de Maia po­de che­gar a 215.

Ape­sar do pos­sí­vel apoio ofi­ci­al, o PR tem a can­di­da­tu­ra úni­ca do de­pu­ta­do Ca­pi­tão Au­gus­to (PR-SP), que afir­mou que irá con­cor­rer ao plei­to. “Se is­so acon­te­cer (apoio do PR a Maia), já era al­go es­pe­ra­do e eu man­te­nho mi­nha can­di­da­tu­ra de to­da for­ma”, afir­mou ao Es­ta­dão/bro­ad­cast.

Por ou­tro la­do, um no­vo can­di­da­to de­ve ser adi­ci­o­na­do à dis­pu­ta, o de­pu­ta­do Arthur Li­ra (PP-AL). O Par­ti­do Pro­gres­sis­ta po­de cen­tra­li­zar vo­tos des­con­ten­tes do acor­do en­tre Maia e o PSL, de Jair Bol­so­na­ro.

Al­guns par­la­men­ta­res, no en­tan­to, ava­li­am que Maia não de­ve ter o apoio to­tal des­tas ban­ca­das, res- sal­tan­do que o vo­to pa­ra a pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra é se­cre­to. Ou­tro con­cor­ren­te na dis­pu­ta, o de­pu­ta­do Fá­bio Ra­ma­lho (MDB-MG), por exem­plo, afir­ma que te­rá vo­tos subs­tan­ci­ais den­tro até do pró­prio PSL. “Es­tou con­ver­san­do com a mai­o­ria dos de­pu­ta­dos e não ape­nas li­de­ran­ças. Ho­je, eu sou o fa­vo­ri­to e já te­nho mais de 200 vo­tos”, afir­ma Ra­ma­lho.

Ra­ma­lho fez uma vi­si­ta de cor­te­sia nes­ta se­gun­da ao pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro (PSL). O de­pu­ta­do dis­se que Bol­so­na­ro ga­ran­tiu a ele que não irá in­ter­fe­rir na dis­pu­ta da Câ­ma­ra.

En­quan­to is­so, Ro­dri­go Maia es­tá em cam­pa­nha pe- los Es­ta­dos nes­ta se­ma­na pa­ra an­ga­ri­ar mais apoio à sua re­con­du­ção. No sá­ba­do, ele es­te­ve em Goi­â­nia, com o go­ver­na­dor do Es­ta­do, Ro­nal­do Cai­a­do (DEM-GO), que afir­mou apoi­ar o co­le­ga e que vai tra­ba­lhar em prol de sua cam­pa­nha.

O de­pu­ta­do de­ve se en­con­trar nes­ta ter­ça, 8, com os par­la­men­ta­res elei­tos pe­lo Pi­auí. A reu­nião se­rá no es­cri­tó­rio do go­ver­na­dor Wel­ling­ton Di­as (PT), em Te­re­si­na. O de­pu­ta­do As­sis Car­va­lho (PT-PI) de­ve com­pa­re­cer ao en­con­tro. “Eu vou ou­vir o de­pu­ta­do, mas o apoio de­pen­de­rá da de­ci­são do par­ti­do”, afir­mou Car­va­lho.

JOSÉ CRUZ/AGÊN­CIA BRA­SIL

Ro­dri­go Maia par­ti­ci­pa da aber­tu­ra da Ex­po­si­ção Hi­roshi­ma e Na­ga­sa­ki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.