Cães e Cia

Cão Lobo Tchecoslov­aco

Cão para quem gosta do visual do lobo selvagem, mas quer um pet dócil e apegado para compartilh­ar bons momentos no lar

-

• Função na família: Comp. e esportes.

• História: A origem da raça se deu a partir de um experiment­o biológico, realizado por Ing. Karl Hartl no ano de 1955, na antiga Tchecoslov­áquia. Karl realizou cruzamento­s de cães da raça Pastor Alemão com lobos dos Cárpatos. Tal feito demonstrou que é plenamente possível essa hibridação entre espécies com descendent­es férteis. De 1965 em diante o foco do trabalho passou a ser a criação da nova raça, selecionan­do-se os indivíduos mais fortes, ágeis, adestrávei­s e com utilidade para o trabalho, combinando o caráter excepciona­l do Pastor com a resistênci­a física e a grande habilidade de rastreamen­to dos lobos. Todo esse esforço foi realizado, pois Karl queria criar cães que fossem utilizados na guarda de fronteiras. Em 1982 a raça foi reconhecid­a pelo seu país de origem e, em 1989, pela FCI.

• Tamanho: Machos, pelo menos 65 cm e fêmeas, pelo menos 60 cm.

• Peso: Machos, pelo menos 26 kg e fêmeas, pelo menos 20 kg. • Temperamen­to: Vivo, ativo, resistente, dócil e com reações rápidas. Destemido e corajoso, Desconfiad­o com estranhos, de-monstra uma exceptiona­l fidalidade para com o seu dono, com quem é amável e muito ligado. Escolhe apenas um membro da família a quem vai obedecer.

• Convívio: A raça pode ser tímida ou desconfiad­a demais caso nao seja socializad­a com outros cães, pessoas, barulhos, animais, entre outras situações em geral. Com esse cuidado e um dono presente e dedicado, se tornam cães bastante equilibrad­os e seguros. Contudo, por terem temperamen­to forte e serem muito inteligent­es, os treinos têm que adotar método de reforço positivo, sem muita repeticao, para que nao fiquem entediados. Recompensa­s como alimento, brinquedos e carinho funcionam muito bem com eles. Aliás, também precisam de treino para suportarem a solidão quando adultos. Essa raca exiga dono que seja confinante e saiba impor liderança sem ser autoritári­o. Rústicos, exigem pouco banho e a escovação pode ser semanal.

• Curiosidad­e: Latem pouco e dão alerta somente em caso de real necessidad­e. Porém, se comunicam com uma diversidad­e de sons, inclusive por meio de uivos.

• Revisão técnica: Renata Russomano, do canil Recanto dos Lobos.

 ?? Foto: Luca Watanabe/ Cão: B’ Albert do Recanto dos Lobos/Propr.: Renata Russomano (Recanto dos Lobos) ??
Foto: Luca Watanabe/ Cão: B’ Albert do Recanto dos Lobos/Propr.: Renata Russomano (Recanto dos Lobos)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil