Cães e Cia

VIVA OS CÃES E A CINOFILIA!

-

Esta edição da revista Cães & Cia está especial do início ao fim! Muito atrativa para quem gosta de cães de grande porte que fazem guarda e proteção, pois nossa capa traz o robusto e belo Rottweiler, um cão que está entre os prediletos dos brasileiro­s há décadas – e os motivos são muitos. É uma raça que admiro, particular­mente, e já convivi com alguns exemplares, não meus, mas de pessoas próximas, então posso afirmar que ele é realmente cativante e protetor da família.

Os 100 anos da cinofilia no Brasil é outro tema de destaque e traz alguns depoimento­s de criadores antigos, tradiciona­is e parceiros da revista Cães & Cia, que esse ano completa 43 anos de vida, tendo contribuíd­o para o fomento da atividade cinófila desde a sua criação pela editora Fórix. Muito difícil escolher os entrevista­dos e uma pena que muitos não conseguira­m responder à entrevista em tempo. Quero que todos os cinófilos desse país se sintam representa­dos nessa reportagem que fiz com carinho.

Outra matéria que vale o destaque nesse editorial é a feita com os cães treinados pelo 1º Baep de Campinas-SP, em que fomos conhecer a estrutura e os cães pessoalmen­te. Me admira ver a sintonia cão-Homem no trabalho e como os animais contribuem com o ser humano nas mais diversas frentes. Por isso e por outras tantas razões, é lamentável que se discuta a possibilid­ade do fim da criação de cães de raça. Na visita, pudemos ver de perto, mais uma vez, o quanto o Pastor Belga Malinois é eficiente e ama trabalhar ao lado de seu tutor, seja ele policial, adestrador, atleta ou qualquer outro perfil ou estilo de vida que tenha afinidade ou se adeque às necessidad­es da raça.

Por fim, não posso deixar de mencionar a reportagem superespec­ial de nosso jornalista Fabio Bense sobre o Veadeiro Pampeano, uma raça nacional e bastante antiga que voltou a ter registros na CBKC. A raça permaneceu por muito tempo sendo criada no Rio Grande do Sul e agora tem a oportunida­de de se oficializa­r na cinofilia. E esse é um marco muito importante. Sucesso a todos os envolvidos!

Samia Malas Jornalista

ME ADMIRA VER A SINTONIA CÃO-HOMEM NO TRABALHO E COMO OS ANIMAIS CONTRIBUEM COM O SER HUMANO NAS MAIS DIVERSAS FRENTES. POR ISSO E POR OUTRAS TANTAS RAZÕES, É LAMENTÁVEL QUE SE DISCUTA A POSSIBILID­ADE DO FIM DA CRIAÇÃO CÃES

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil