CARAS (Brazil)

O REFÚGIO DO CRAOUE WILLIAN NO BRASIL

COM AS MULHERES DE SUA VIDA, ELE EXIBE VERSÃO CASEIRA E EMPREENDED­ORA

- Por Tamara Gaspar

Seria mais uma temporada de férias no Brasil. Tempo de matar a saudade dos amigos e da família. Os planos, no entanto, precisaram ser adiados por uma nobre causa. De última hora, Willian (31) foi convocado para integrar a Seleção Brasileira na Copa América, em julho, e herdar a camisa 10, de Neymar Jr. (27), que foi afastado após uma lesão. “Estava de férias, descansand­o e, de repente, no dia seguinte, já estava focado e de volta aos treinos, para dar 100% nos jogos. Foi um dos momentos mais desafiador­es da minha carreira”, celebrou o jogador, que fez jus à confiança do técnico Tite (58) e ajudou o Brasil a levantar a taça. “Foi meu primeiro título com a camisa da Seleção principal, algo que sempre sonhei!”, emendou ele, agora, sim, curtindo dias de descanso em seu lar paulistano, ao lado da eleita, Vanessa Martins (38), e das filhas, as gêmeas, Valentina e Manuella (7). “Quando estou aqui, eu gosto de sair para comer, fazer

“No futebol, há a oportunida­de de dar a volta por cima.” (Willian)

churrasco, pizza, estar com amigos e familiares”, exalta ele.

Craque do time inglês Chelsea, o paulista de Ribeirão Pires, vive há seis anos em Londres e não planeja regressar ao País. “Acho que ainda tenho muita lenha para queimar no futebol europeu e meu objetivo é continuar por lá, lutando por títulos”, assegura ele, que leva rotina

“As meninas gostam de acompanhar o futebol. Elas torcem por mim.” (Willian)

tranquila na terra da rainha Elizabeth II (93). “Treino, volto para casa, levo ou busco minhas filhas na escola e, quando tenho tempo, saio para jantar com a minha esposa ou em família. Procuramos desfrutar ao máximo da cidade, pois é um lugar especial”, conta. A cultura brasileira, no entanto, é presente no dia a dia da família. “Apesar de as meninas já falarem português, elas fazem aulas para praticar a escrita e aprender sobre literatura brasileira e História do Brasil”, diz a advogada.

Pai zeloso, o atleta preza pelo equilíbrio. “Tento ser um exemplo. Na hora de brincar, brinco, mas na hora de falar sério, de dar bronca, faço também”, assegura ele, elogiado por Vanessa. “Ele é um pai presente e, apesar das concentraç­ões, não abre mão de tomar café da manhã em família e de levá-las à escola. Ele é carinhoso e brincalhão. Ajuda também nas tarefas escolares sempre que está em casa”, orgulha-se ela, casada há oito anos com Willian. “A parte mais difícil é ficar sozinha em datas comemorati­vas, além das férias escolares das crianças, que são incompatív­eis com as dele. Para mim, o segredo da relação é colocar Deus em primeiro lugar. Os outros quesitos são consequênc­ia disso”, fala Vanessa, porto-seguro do craque. “Ela me ajuda e me levanta nos momentos difíceis. É quem me apoia e está comigo sempre”, afirma ele.

Colocando a família como prioridade, eles não descartam a chegada de um novo herdeiro. “As

meninas nos cobram um irmãozinho ou irmãzinha”, frisa Vanessa.

Com 14 anos de carreira, o craque se prepara para lançar um curso on-line que orienta jovens a se tornarem jogadores profission­ais, tudo com respaldo da WV Agency, administra­da pela amada, que ainda cuida de sua imagem. “Sempre tive o desejo de ajudar crianças a realizar seus sonhos. Embora tenha tido o suporte dos familiares e de pessoas do futebol que me ajudaram,

“Sempre que está em casa ele ajuda nas tarefas da escola.” (Vanessa)

“Tenho um pouco de ciúmes de minhas filhas, mas nada exagerado.” (Willian)

houve muita coisa que aprendi errando, como a alimentaçã­o e o sono, essenciais para um atleta de alta performanc­e. Talvez, se tivesse contado com uma orientação profission­al desde o início, isso poderia ter me ajudado ainda mais”, pondera ele, dando seu próprio exemplo e fazendo do esporte uma lição de vida. “Mesmo na derrota, você aprende muito e, na próxima vez, sempre tem a oportunida­de de fazer diferente e corrigir os erros”, finaliza. O

 ??  ??
 ??  ?? Willian abre o lar, em SP, com a eleita, Vanessa, e as gêmeas, Valentina e Manuella. O clã é o bem mais valioso do craque do Chelsea e da Seleção.
Willian abre o lar, em SP, com a eleita, Vanessa, e as gêmeas, Valentina e Manuella. O clã é o bem mais valioso do craque do Chelsea e da Seleção.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Tranquilo e religioso, o jogador não abre mão de estar ao lado da família nos momentos de folga. Farra na cozinha. Casal mantém sintonia na vida a dois e nos negócios.
Tranquilo e religioso, o jogador não abre mão de estar ao lado da família nos momentos de folga. Farra na cozinha. Casal mantém sintonia na vida a dois e nos negócios.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Café da manhã em família é constante na rotina do jogador. Morando há seis anos em Londres, eles já se adaptaram ao estilo de vida britânico. Além da disputa da Copa América, ele diz que a perda da mãe, em 2016, foi um desafio na carreira. “Precisava manter o foco em campo, mesmo com tudo acontecend­o.”
Café da manhã em família é constante na rotina do jogador. Morando há seis anos em Londres, eles já se adaptaram ao estilo de vida britânico. Além da disputa da Copa América, ele diz que a perda da mãe, em 2016, foi um desafio na carreira. “Precisava manter o foco em campo, mesmo com tudo acontecend­o.”
 ??  ??
 ??  ?? Na sala onde guarda os registros de suas vitórias, ele celebra projeto que leva informação e ajuda os jovens que desejam ingressar no futebol.
Na sala onde guarda os registros de suas vitórias, ele celebra projeto que leva informação e ajuda os jovens que desejam ingressar no futebol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil