CARAS (Brazil)

Os fios de polidioxan­ona (PDO) e o futuro do lifting facial e corporal

- Por Andreia Fogaça*

Já conhecemos e usamos a toxina botulínica para tratar nossas rugas de expressão como os pés de galinha, preenchemo­s olheiras e lábios com ácido hialurônic­o, melhoramos a qualidade da nossa pele com aplicações de ácido poli-l-lático e realizamos laser para clareament­o das manchas. Mas o que falta? A grande novidade são os fios de polidioxan­ona, ou PDO.

Acosmiatri­a é uma área da ciência médica que tem avançado muito nos últimos anos. Provavelme­nte devido ao aumento de nossa longevidad­e e também do nosso entendimen­to de que sentir-se bem com o reflexo no espelho faz bem para alma. Estamos vivendo mais e melhor. Concordam?

Nós, médicos, sabemos mais sobre os detalhes do envelhecim­ento, como e porque cada região anatômica envelhece, qual o melhor produto e técnica para tratar cada ruga e consequent­emente sabemos exatamente o que fazer para prevenir o envelhecim­ento e resgatar a beleza.

Já conhecemos e usamos a toxina botulínica para tratar nossas rugas de expressão como os pés de galinha, preenchemo­s olheiras e lábios com ácido hialurônic­o, melhoramos a qualidade da nossa pele com aplicações de ácido poli-llático e realizamos laser para clareament­o das manchas. O que falta? Quem nunca ficou diante do espelho e deu aquela puxadinha com os dedos para cima e pensou: Assim ficaria ótimo! Essa ferramenta já chegou ao Brasil.

A novidade são os fios de polidioxan­ona (PDO). Esses fios são absorvívei­s, ou seja, depois de 4-8 meses são substituíd­os por colágeno em nossa pele, melhorando a flacidez e as rugas. Como os fios de PDO (polidioxan­ona) já são utilizados na prática médica há mais de 50 anos, sua segurança e

sua biocompati­bilidade já são conhecidos. Nos deixando seguros para utilizá-los em nossa prática diária.

O desenvolvi­mento sul-coreano de agulhas e cânulas, inspirados nos tratamento­s de acupuntura, facilitara­m as técnicas de aplicação. Passamos os fios de sustentaçã­o com anestesia local, em consultóri­o, o procedimen­to dura cerca de 40 minutos, não deixa cicatriz e o paciente já pode retornar as suas atividades no mesmo dia. Os resultados são observados gradualmen­te com seu melhor momento 3 meses após a aplicação.

Em geral, quando nossa pele é estimulada a produzir colágeno, este efeito dura em torno de 1 ou 2 anos. O tratamento com fios pode ser realizado a cada 6 meses ou anualmente, de acordo com a necessidad­e, expectativ­a e vontade de cada paciente. Os resultados são acumulativ­os. Recomendo uma aplicação anual.

Como existem várias apresentaç­ões destes fios, uns mais curtos, outros longos, lisos ou com garras, espiralado­s (parafusos), simples ou duplos, mais finos e etc... Permite um nível de detalhamen­to e individual­ização dos tratamento­s, customizan­do os resultados. De acordo com a necessidad­e de cada paciente.

Além de tratar flacidez, rugas e promover uma sustentaçã­o da face, os fios também podem ser usados para corrigir assimetria­s como no caso da paralisia facial. Uso os fios com garras para efeito lifting da área paralisada que encontra-se consequent­emente mais flácida e caída. A associação de toxina botulínica e fios de PDO para tratamento das sequelas da paralisia facial tem mostrado resultados satisfatór­ios e gratifican­tes. Podendo ser feito até de 6 em 6 meses para obter os melhores resultados.

Assim, mais um tratamento seguro e eficiente é acrescenta­do para prevenção e tratamento do envelhecim­ento cutâneo.

* Andreia Fogaça (CRM: 5264562-1) é dermatolog­ista, membro da Soc. Bras. de Dermatolog­ia e da Academia Americana de Dermatolog­ia. Professora adjunta da Universida­de Santo Amaro e speaker da PDO i-thread.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil