CARAS (Brazil)

ARTE PLURAL DE HELGA NEMETIK

ELA ENSINA SUA RECEITA DE SUCESSO

- Por Tamara Gaspar

No repertório artístico da carioca Helga Nemetik (38) não há espaço para a palavra “limite”. Incansável e apaixonada pela arte em todas as suas formas de expressão, ela divide-se entre a carreira de atriz, cantora e, de quebra, ainda se arrisca no universo da gastronomi­a. “Desde criança, sabia que iria ser artista. Fazia peças de Natal em casa, teatrinho na escola, cantava no coral... A arte sempre esteve dentro de mim”, afirma ela, dona de currículo que inclui trabalhos na TV — entre eles, nove anos de dedicação ao elenco do humorístic­o Zorra Total — e no teatro, com destaque para os musicais. “Terminei o colégio e fiz um curso de teatro. Meu primeiro emprego na área foi em uma companhia infantil que se apresentav­a na praça de alimentaçã­o de um shopping por 35 reais! Já estava na Globo e continuava no shopping, não conseguia me desvencilh­ar!”, diz ela, aos risos, em seu refúgio paulistano.

Simpática, eloquente e com sorriso fácil, Helga tem sede de arte. Atualmente, a atriz brilha no palco do reality Popstar, da Globo. “O programa tem me dado a oportunida­de de me descobrir como cantora sem estar por trás de um personagem. Estou descobrind­o meu estilo musical e recebendo muito carinho das pessoas. Meu grande

“Era rebelde e achava que a TV iria me corromper. Nunca deixei de fazer teatro.”

“Já adiei meu casamento duas vezes por conta de trabalho.”

interesse sempre foi divertir e entreter o público e o retorno é gratifican­te”, fala ela, que ainda encontra tempo de se dedicar à peça Brilha La Luna – Um Novo Musical, em cartaz no Rio, e às alquimias na cozinha em seu canal virtual, o Cozinhando Com Helga, no qual exerce sua outra grande paixão, a culinária.

O foco na carreira é tanto que Helga admite: “Já adiei meu casamento duas vezes por conta de trabalho!”, sobre o noivado com o músico e fotógrafo Vinicius Pereira (34). “Estamos juntos há seis anos. Já éramos amigos e ele era afim de mim, mas como ele era mais novo e eu não queria nada... A vida nos levou para lugares diferentes e, tempos depois, nos reencontra­mos. Beijei e me apaixonei!”, conta ela.

– Você vem do teatro. Como começou a relação com a TV?

– Fui convidada para fazer os quadros musicais do Zorra Total e nunca pensei em ser comediante, mas como atriz, estudei drama, comédia, tragédia... tinha de fazer. Na época, eu era rebelde e achava que a TV iria me corromper. Eu avisei que não queria ficar só mostrando o corpo e cantando, pedi para fazer outras coisas e deu certo. Foram nove anos no programa.

– Foi fiel às suas convicções... – Era uma ótima oportunida­de, mas não podia me vender, não era a minha verdade. Nunca deixei de

fazer teatro e sempre conciliei as duas coisas. Aprendi muito lá.

– O fato de cantar e atuar acaba sendo um diferencia­l?

– Sim, mas também precisa ter a oportunida­de, pois há muitos talentos que não conseguem mostrar seu trabalho. É uma profissão que não depende só de talento, mas também de sorte. É preciso estar na hora certa, no lugar certo.

– E a culinária, como surgiu? – Em 2017, participei do Super Chef Celebridad­es, da Ana Maria Braga. Não tinha noção de nada, mas gosto de comer e fui aprendendo e descobrind­o o gosto pela cozinha. Daí nasceu o canal.

– Foi meio sem pretensão... – A vida é assim, não dá para planejar tudo e estamos sempre aprendendo. Sou uma pessoa ansiosa e as experiênci­as têm me ajudado a me policiar e ver que não vale a pena sofrer por antecipaçã­o. Penso para frente e penso para trás e, às vezes, tenho dificuldad­e para viver o hoje. Já me atrapalhei muito com a ansiedade.

– Em que sentido?

– No ano passado, por exemplo, participei do Show dos Famosos, do

Faustão. Senti a pressão e a ansiedade e engordei. Quando acabou, emagreci 15kg, mas minha família é obesa e é difícil lutar contra isso. Já levantei bandeiras contra estereótip­os, mas, infelizmen­te, não é a realidade, é preciso estar com o corpo em dia, a profissão exige.

– É encanada com a questão? – Sou tranquila, mas ao mesmo tempo em que dizem que o determinan­te é o talento, já perdi trabalhos por estar mais gordinha. Procuro me cuidar e prestar atenção porque minha ansiedade vai toda para a comida.

– Quer seguir na música? – Pretendo faz um show e quem sabe gravar um EP com composiçõe­s minhas! O programa também está me inspirando a compor.

– E o casamento?

– Sonho em casar e ter filhos e o momento vai chegar, mas o trabalho ainda está em primeiro lugar. Não me sinto com 38 anos, minha cabeça ainda é muito moleca e meninona. Este negócio da idade não pesa para mim. O

“É uma profissão que não depende só de talento, mas também de sorte.”

 ??  ??
 ??  ?? Em refúgio paulistano, Helga comemora a boa fase profission­al e a sua participaç­ão no Popstar, da Globo. Atriz passeia entre TV, teatro e música.
Em refúgio paulistano, Helga comemora a boa fase profission­al e a sua participaç­ão no Popstar, da Globo. Atriz passeia entre TV, teatro e música.
 ??  ?? Na cozinha, onde grava seus vídeos de culinária, Helga mostra sua faceta irreverent­e. Dedicada, carioca chegou a fazer faculdade de Cinema.
Na cozinha, onde grava seus vídeos de culinária, Helga mostra sua faceta irreverent­e. Dedicada, carioca chegou a fazer faculdade de Cinema.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Consciente dos desafios da profissão, ela aposta na versatilid­ade para se destacar. Com um 2019 intenso, para 2020 ela deseja fazer cinema.
Consciente dos desafios da profissão, ela aposta na versatilid­ade para se destacar. Com um 2019 intenso, para 2020 ela deseja fazer cinema.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil