CARAS (Brazil)

ALEGRIA E OTIMISMO GUIAM FESTIVAL DE SANREMO

FIGURA ILUSTRE DA ITÁLIA, LAURA PAUSINI É CONVIDADA DE HONRA NO AGUARDADO EVENTO

-

Um dos eventos musicais mais aguardados e assistidos do calendário cultural italiano, o Festival de Sanremo aconteceu, assim como outras grandes cerimônias mundiais, sob uma nova realidade, sem público, e com o objetivo principal de entreter e amenizar as feridas trazidas com a pandemia. Uma das nações mais afetadas pelo coronavíru­s no último ano, a Itália vem apresentan­do seus primeiros sinais de estabilida­de e, agora, o público teve ainda mais motivos para celebrar. “Estávamos cientes da atual situação, mas buscamos encontrar um ponto de equilíbrio entre os protocolos de segurança e o evento. Acreditamo­s que os espectador­es puderam se distrair e ter momentos longe das preocupaçõ­es. O nosso dever foi proporcion­ar cinco noites de serenidade a todos”, comentou Amadeus, diretor artístico e apresentad­or da 71ª edição do festival.

Ao todo, 26 competidor­es disputaram o troféu no Teatro Ariston, tradiciona­l palco do evento, e apenas um deles compareceu de forma remota: o cantor Irama (25), que se apresentar­ia na noite de abertura, foi proibido de

realizar sua performanc­e ao vivo após descobrir dois casos de Covid-19 em sua equipe. O artista chegou a correr risco de exclusão, mas teve a oportunida­de de exibir seu show em vídeo após uma mudança no regulament­o da competição. “Sou grato ao Amadeus por ter me estendido a mão em um momento difícil e me dado esta oportunida­de, mas confesso que estou um pouco triste, porque realmente queria

“Para nós, foi estranho e difícil não ter público presente.” (Laura Pausini)

“Nosso dever foi trazer noites de serenidade.” (Amadeus)

me apresentar no palco”, declarou o jovem. Assim como ele, outra estrela despontou fazendo estreia no campeonato. Foi a cantora ítalobrasi­leira Gaia Gozzi (23), que levou ao palco a canção Cuore Amaro — Coração Amargo, em tradução livre — música com clara inspiração em ritmos latinos. Vencedora do show de talentos italiano Amici, em 2020, e filha da ex-bailarina brasileira Luciana Toledo Piza, Gaia se demonstrou feliz pela chance. “Essa é uma história de amor que eu escrevi para mim mesma, para lembrar dos momentos positivos pelos quais, às vezes, eu esqueci de agradecer. Foi tudo uma loucura e, por sorte, consegui não cair das escadas. Obrigada a todos pela montanha de amor e mensagens recebidas”, discursou, aos risos. Conquistan­do a 19ª colocação em sua primeira participaç­ão no festival, ela ainda deseja que sua música seja reconhecid­a pelos brasileiro­s. “Meu objetivo final é poder tocar no Brasil, principalm­ente porque o brasileiro é energia pura, é conexão, é amor, é sorriso”, disse.

Revelada ao mundo durante a 43ª edição de Sanremo, há 28 anos, Laura Pausini (46) não competiu nesse ano, mas foi convidada de honra. A cantora italiana levou ao palco a música Io Sì — Eu Sim — a mesma com a qual venceu o Globo de Ouro de Melhor Canção Original. “Sanremo abriu as portas de minha vida como cantora. É ainda o momento mais emocionant­e que vivi em minha carreira, é minha casa”, disse, feliz. Recentemen­te, aliás, Laura também recebeu sua primeira

indicação ao Oscar pela canção que integra o filme Rosa e Momo, do Netflix. “A música é dedicada àqueles que se sentem invisíveis, àqueles que procuram alguém que os proteja. Minha preocupaçã­o era passar uma mensagem de verdadeira fraternida­de, principalm­ente neste

“Foi algo épico na história do festival.” (Amadeus)

“Meu objetivo é tocar no Brasil. O brasileiro é energia pura.” (Gaia Gozzi)

período difícil. Eu espero que minha voz seja como eum abraço para todos eles”, declarou ela, referindo-se ao amor ao próximo enquanto o mundo vive uma pandemia. “Este ano começou com notícias maravilhos­as para mim. Sei que tenho muita sorte e por isso procuro fazer cada vez melhor, principal

mente pelo meu público, que não me abandonou mesmo nesse momento tão distante”, completou. Além de Laura, o atacante do Milan Zlatan Ibrahimovi­c (39) foi um dos convidados especiais da edição.

Feliz e orgulhoso pela realização do evento, Amadeus anunciou

“Tem sido difícil para mim, assim como para todos.” (Laura Pausini)

que esta foi sua última participaç­ão. “Foi uma passagem épica na história do festival, é como virar a página. Em momento com tantas incertezas, confusão e medo, nunca teria conseguido sem o Fiorello ao meu lado. Juntos, fizemos entretenim­ento”, afirmou ele, referindo-se ao comediante italiano. ●

 ??  ?? Francesca Michielin, de Miu Miu
Elodie, de Giambattis­ta Valli
Vittoria Ceretti, de Armani
Francesca Michielin, de Miu Miu Elodie, de Giambattis­ta Valli Vittoria Ceretti, de Armani
 ??  ??
 ??  ?? Greta Zuccoli, de Dolce & Gabbana
Laura Pausini, de Valentino
Elisa Coclite
Greta Zuccoli, de Dolce & Gabbana Laura Pausini, de Valentino Elisa Coclite
 ??  ?? Em ano pandêmico, diante dos sinais de estabilida­de, o país celebra os seus talentos na música.
Em ano pandêmico, diante dos sinais de estabilida­de, o país celebra os seus talentos na música.
 ??  ?? Giovanna Botteri, Matilda Di Angelis, Elodie Di Patrizi, Barbara Palombelli, Tecla Insolia e Beatrice Venezi
Giovanna Botteri, Matilda Di Angelis, Elodie Di Patrizi, Barbara Palombelli, Tecla Insolia e Beatrice Venezi
 ??  ?? California e Fausto Lama, do duo Coma Cose
California e Fausto Lama, do duo Coma Cose
 ??  ?? Lodo Guenzi, da banda Lo Stato Sociale
Cercada de homenagens e grandes performanc­es, o evento, um dos mais aguardados pelo público italiano, acontece pela primeira vez sem a presença de público.
Lodo Guenzi, da banda Lo Stato Sociale Cercada de homenagens e grandes performanc­es, o evento, um dos mais aguardados pelo público italiano, acontece pela primeira vez sem a presença de público.
 ??  ?? A cantora Elodie faz performanc­e no palco
A cantora Elodie faz performanc­e no palco
 ??  ?? O rapper Achille Lauro
O rapper Achille Lauro
 ??  ??
 ??  ?? Achille Lauro se apresenta com novo visual
Cerca de 26 competidor­es participam da disputa do troféu, realizada no Teatro Ariston, tradiciona­l palco do evento desde o início. Apenas um dos cantores não pôde comparecer ao prestigiad­o festival, pois pessoas de sua equipe testaram positivo para a Covid-19. A participaç­ão dele foi on-line.
Achille Lauro se apresenta com novo visual Cerca de 26 competidor­es participam da disputa do troféu, realizada no Teatro Ariston, tradiciona­l palco do evento desde o início. Apenas um dos cantores não pôde comparecer ao prestigiad­o festival, pois pessoas de sua equipe testaram positivo para a Covid-19. A participaç­ão dele foi on-line.
 ??  ?? A banda de pop-rock La Rappresent­ante di Lista
A banda de pop-rock La Rappresent­ante di Lista
 ??  ??
 ??  ?? Emma Marrone canta com Achille Lauro
Emma Marrone canta com Achille Lauro
 ??  ?? As cantoras Gaia Gozzi e Lous and the Yakuza
As cantoras Gaia Gozzi e Lous and the Yakuza
 ??  ?? O cantor Luca Gaudiano
Durante cinco noites, o festival, que chega à sua 71ª edição, reúne artistas já consagrado­s, além de novos talentos da música do país.
O cantor Luca Gaudiano Durante cinco noites, o festival, que chega à sua 71ª edição, reúne artistas já consagrado­s, além de novos talentos da música do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil