CARAS (Brazil)

FAMÍLIA CAZARRÉ BATIZA A CAÇULINHA, MARIA MADALENA

O ATOR JULIANO E LETÍCIA SE EMOCIONAM VENDO A CONTAGIANT­E ALEGRIA DA BEBÊ NA IGREJA

- Por Bianca Portugal

Porta de entrada para a vida de fé na Igreja Católica, o batismo é um dos ritos mais importante­s para o ator Juliano Cazarré (40) e sua mulher, a jornalista Letícia Cazarré (36). Pais de três meninos, Vicente (10), Inácio (8) e Gaspar (2), todos já batizados, eles dedicaram especial atenção à caçula da casa, Maria Madalena (5 meses), que usou mandrião, como manda a tradição, e teve missa celebrada em latim na Capela São José, no Rio.

“O que a gente mais desejava era fazer esse sacramento tão importante.” (Juliano)

E quem mais gostou da cerimônia foi a própria Maria Madalena, que estava radiante e recebeu a todos com largos sorrisos. “Ela não chorou nem na pia batismal. Ela é muito sorridente mesmo. É um bebê muito calmo, tranquilo, está sempre alegre. Mas na capela a gente viu que ela estava muito mais alegre. Parece que estava sentindo a energia do dia, do sacramento, de estar com a família, com os amigos, celebrando esse dia tão especial para ela”, contou a orgulhosa mamãe, que a princípio chamaria a filha

“Este foi um dia para guardar no coração.” (Juliano)

apenas de Madalena, mas após ter Covid-19 grávida de 33 semanas e enfrentar dificuldad­es na gestação por pouco líquido amniótico, o que acabou gerando uma cesárea de emergência, entendeu que precisava colocar Maria no nome para agradecer pela saúde de sua caçula. “O que a gente mais desejava era fazer esse sacramento do batismo da Maria Madalena, um sacramento tão importante, que marca o início da vida espiritual cristã e, de acordo com a nossa fé, abre para ela um caminho de relação com Deus e com a eternidade”, explicou Juliano.

Cerca de 40 convidados, entre adultos e crianças, participar­am da missa. Para ajudá-los a acompanhar as falas do padre Matheus Muniz em latim, todos receberam folhetos com tradução para o português. Letícia e Gaspar usaram branco, enquanto Juliano e os filhos mais velhos vestiram terno. “Eles amam! Não perdem a oportunida­de”, revelou a jornalista. O mandrião foi comprado especialme­nte para Maria Madalena. O da família de Letícia não chegou a tempo. “Foi um dia para guardar no coração”, resumiu Juliano.

Após a missa, o casal recebeu os convidados em casa, decorada por Adriana Romualdo com flores brancas de Luciana Marquez e anjinhos, além de mesa com doces criados por Roberta Castro. “Do nosso jeitinho, simples e minimalist­a, sem deixar a elegância de lado”, explicou a anfitriã. Maria Madalena também ganhou bolo especial, com imagem do

“Maria Madalena sentiu a energia do dia especial e era só sorrisos.” (Letícia)

Espírito Santo, criado por Antônio Maciel e a frase “Veni, Creator Spiritus” (Vinde, Espírito Criador), um hino da Igreja Católica do século IX. “Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as tuas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transborda­rão de vinho”, disse Juliano, citando Provérbios 3: 9-10. Os padrinhos ganharam caixa criada pelo Atelier Minú com imagem de Nossa Senhora, terço e bem-casados.

Juliano e sua mulher têm se empenhado diariament­e na educação espiritual dos filhos, que estudam em escola católica e têm aulas de religião e de virtudes. A família também frequenta as missas aos domingos e eles ainda fazem algumas orações todos juntos em casa. Segundo os pais, os meninos são bastante receptivos à religiosid­ade. “Deus é uma pessoa, não no sentido de ‘pessoa humana’, mas no sentido de um ‘alguém’ que é o criador de todas as coisas, onisciente, onipotente e onipresent­e. É graças a Ele que estamos aqui”, explicou Letícia, que passou a frequentar a igreja levada pelo marido. Juliano descobriu sua religiosid­ade há cerca de três anos, após atuar na encenação da Paixão de Cristo, em Pernambuco. Desde então, além de participar­em ativamente da paróquia, eles fizeram questão de cumprir os principais sacramento­s da igreja. Batizaram os três meninos, os dois mais velhos fizeram a primeira comunhão, assim como Letícia, e após 11 anos de união celebraram o casamento religioso. “Nunca

sofremos preconceit­o. E acho que, se alguém comentasse algo negativo, ficaríamos tranquilos. É importante ser tolerante com as opiniões e pensamento­s diferentes dos nossos. Queremos ensinar isso também aos nossos filhos. Nossa missão é enxergar no outro um igual, alguém que merece o bem, o amor e a justiça. Acreditamo­s que somos todos filhos de Deus”, disse Letícia, que já confessou

“Nossa missão é enxergar no outro um igual.” (Letícia)

“Ficaríamos muito felizes em aumentar a família. Está nas mãos de Deus.” (Letícia)

que nunca imaginou seguir uma religião, assim como também nunca pensou que um dia teria muitos filhos. Hoje, já com quatro crianças em casa, ela e Juliano não descartam aumentar ainda mais a família. “Ficaríamos muito felizes! Mas deixamos nas mãos de Deus, seja o que Ele quiser. Se não vier mais nenhum, já estamos muito felizes e realizados com três meninos e uma menina!”, contou a mamãe coruja. O

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Com 5 meses, Maria Madalena usa mandrião e recebe a todos com simpatia e sorrisos. Na pia batismal com a madrinha, Samia Marsili.
Com 5 meses, Maria Madalena usa mandrião e recebe a todos com simpatia e sorrisos. Na pia batismal com a madrinha, Samia Marsili.
 ??  ?? Colinho do padrinho, Ítalo Marsili, e dos avós, Elizabeth e Márcio Moreira, pais de Letícia. Na pág. ao lado, Juliano e Letícia com seus quatro filhos e Samia e Ítalo com seus seis filhos e o sétimo na barriga da médica. Carinho de mãe e filha na pausa de Maria Madalena para mamar, seu único alimento até hoje.
Colinho do padrinho, Ítalo Marsili, e dos avós, Elizabeth e Márcio Moreira, pais de Letícia. Na pág. ao lado, Juliano e Letícia com seus quatro filhos e Samia e Ítalo com seus seis filhos e o sétimo na barriga da médica. Carinho de mãe e filha na pausa de Maria Madalena para mamar, seu único alimento até hoje.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Com os padrinhos de consagraçã­o, Kenya e Berthaldo Soares, e com o padre Matheus Muniz. O largo sorriso da bebê, sua marca registrada, com os papais.
Com os padrinhos de consagraçã­o, Kenya e Berthaldo Soares, e com o padre Matheus Muniz. O largo sorriso da bebê, sua marca registrada, com os papais.
 ??  ?? Elegância da família na Capela São José, no Recreio, Rio. Agora, todos os quatro filhos de Juliano e Letícia estão batizados.
Elegância da família na Capela São José, no Recreio, Rio. Agora, todos os quatro filhos de Juliano e Letícia estão batizados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil