CARAS (Brazil)

ADEUS A VITTORIO EMANUELE DI SAVOIA, O PRÍNCIPE DE NÁPOLES

POLÊMICO E CONTROVERS­O, FILHO DO ÚLTIMO REI DA ITÁLIA TEM FUNERAL DIGNO DE REALEZA, EM TURIM

-

Filho do último rei da Itália e príncipe de Nápoles, Vittorio Emanuele di Savoia morreu em Turim, ao norte do país, aos 86 anos, em decorrênci­a de uma infecção. Por conta da descendênc­ia monárquica, o funeral aconteceu na Catedral de São João Batista, com direito à presença de autoridade­s e da realeza europeia, e o sepultamen­to na Basílica Superga, onde outros membros da Casa de Savoia estão enterrados. Rainha emérita da Espanha, Sofía (85) deu seu adeus ao príncipe, assim como o príncipe Albert II (65), de Mônaco. “Papai sempre quis que o fim dele fosse assim. E eu vou realizar o seu último desejo. Mesmo que não seja fácil, esperamos muita gente na missa”, disse o herdeiro, Emanuele Filiberto di Savoia (51).

Figura controvers­a, Vittorio alimentava o desejo de restaurar a monarquia na Itália, regime derrubado em 1946, quando seu pai, Umberto II (1904-1983), era rei.

A família precisou se exilar na Suíça e só conseguiu retornar para a Itália em 2002. “Lembro quando eu e meu pai sobrevoamo­s a Itália, em nosso retorno. Ele ia me mostrando todos os locais de nossa terra”, dizia Vittorio, que deixou o país ainda na infância.

“Papai sempre quis que o fim dele fosse assim. Vou realizar o desejo.” (Emanuele)

As polêmicas foram além das questões políticas.vittorio fez fortuna negociando armas com o Irã e chegou a ser acusado de lucrar com exploração sexual em cassinos. Seu maior fardo, no entanto, se deu em 1978. De férias na Corsega, ele confundiu um adolescent­e alemão com um assaltante, atirou contra ele e o matou. O

príncipe chegou a ser detido, mas acabou sendo absolvido pela corte francesa. “Fui absolvido mesmo estando errado. Com grupo de advogados, consegui mudar as pessoas do júri”, chegou a dizer ele, cujo episódio não foi cem por cento esclarecid­o. As polêmicas do ‘príncipe sem trono’ renderam até uma série documental na Netflix.

Fora do circuito real, já que a Itália é uma república, o papel da Casa de Savoia é meramente figurativo e a fortuna deixada pelo rei Umberto segue até hoje confiscada pelo Banco da Itália. Para se manter, a família aposta no dinamismo. Emanuele é dono de uma rede de massas italianas, em Los Angeles. Já sua primôgenit­a, Vittoria (20), é modelo e digital influencer. “É apropriado dar espaço aos jovens. Quando chegar a hora e eu estiver velho e cansado, vou abrir espaço para ela”, falou ele, sobre a remota possibilid­ade de a filha se tornar rainha da Itália.

“Lembro quando eu e meu pai voltamos para a Itália.” (Vittorio)

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Clã Savoia no funeral. Rainha emérita Sofía. Príncipe Albert II. Emanuele dá adeus ao pai. Honras ao nobre e Vittorio no destaque.
Clã Savoia no funeral. Rainha emérita Sofía. Príncipe Albert II. Emanuele dá adeus ao pai. Honras ao nobre e Vittorio no destaque.
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil