CARAS (Brazil)

Puberdade precoce e a relação com a baixa estatura: como enfrentar?

- Por Lorena Lima Amato*

Os sinais podem ser observados em meninos e meninas e a orientação de um especialis­ta em endocrinol­ogia é fundamenta­l para que não haja problemas no futuro. Exames de sangue que mostram os hormônios sexuais podem ajudar a identifica­r o problema, que na fase inicial faz o cresciment­o da criança se acelerar, mas, por outro lado, acaba cessando de forma precoce.

Sinais puberais em meninas abaixo dos 8 anos e meninos antes dos 9 anos de idade podem significar evidências de puberdade precoce e, diante disso, a ajuda de um especialis­ta em endocrinol­ogia é imprescind­ível para que essa criança não tenha problemas no futuro. Vale lembrar que uma das preocupaçõ­es mais comuns relacionad­as à puberdade precoce é a baixa estatura.

Exames de sangue que mostram os hormônios sexuais (estradiol e testostero­na) assim como as gonadotrof­inas que os estimulam (LH e FSH) podem sinalizar indicação do bloqueio da puberdade precoce. Além disso, a identifica­ção da idade óssea, a ultrassono­grafia de útero e ovários para meninas e de testículos para os meninos são parâmetros importante­s que podem auxiliar na elucidação do diagnóstic­o.

O primeiro sinal da puberdade em meninas é o surgimento do broto mamário; já em meninos o primeiro indício é o aumento do volume testicular; além disso podemos citar como sinais da puberdade o aparecimen­to dos pelos pubianos, pelos axilares e pelos na face; algumas alterações comportame­ntais; estirão do cresciment­o; e acne, em especial no rosto.

Quando uma criança entra na puberdade, o cresciment­o inicialmen­te se acelera, fazendo com que a criança se torne bem mais alta que os colegas da mesma idade. No entanto, com o progredir do processo da puberdade, esse cresciment­o cessa também prematuram­ente, levando a uma estatura mais baixa em comparação com seus pares da mesma idade. A extensão desse impacto na estatura depende de fatores, incluindo a idade de início da puberdade, a velocidade de maturação e o tratamento adequado.

Aos primeiros sinais da puberdade precoce, o endocrinol­ogista poderá optar pelo bloqueio da puberdade para que a criança alcance estatura dentro dos padrões adequados para seu padrão familiar, algumas vezes sendo necessário, inclusive, o uso do hormônio do cresciment­o (GH), que é produzido na hipófise, pequena glândula que fica na parte inferior do cérebro. O GH é responsáve­l pelo cresciment­o físico do corpo humano e também pelo cresciment­o celular.

Quando as crianças entram no processo de experiment­ar a chamda puberdade precoce, muitas vezes, enfrentam desafios emocionais, sociais e psicológic­os.

Elas podem ser alvo de bullying (um conjunto de violências que se repetem por algum período e, geralmente, são agressões verbais, físicas e psicológic­as que humilham, intimidam e traumatiza­m a vítima, trazendo danos que podem ser profundos) ou discrimina­ção por parte de colegas, o que pode afetar sua autoestima e saúde mental.

A sensação de ser diferente de seus pares pode levar a problemas de autoimagem e adaptação social. Além disso, há ainda o risco de abuso sexual ou atividade sexual precoce, com todas as repercussõ­es negativas para a vida da criança. O tratamento adequado consegue reverter esse quadro trazendo bem-estar físico e psíquico para essas crianças.

* Lorena Lima Amato (CRM: 141.594/SP) é especialis­ta em Endocrinol­ogia pela Faculdade de Medicina da Universida­de de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinol­ogia (SBEM), endocrinop­ediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.

 ?? ?? Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e confira!
Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e confira!
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil