CARAS (Brazil)

“ACHO QUE A NECESSIDAD­E DE ENGAJAR MATA A CRIATIVIDA­DE”

DISCRETA E CONSCIENTE, RAYSSA BRATILLIER­I NÃO SE DEIXA SEDUZIR PELA FAMA E VALORIZA A QUALIDADE

-

Em seu terceiro trabalho na TV Globo, Rayssa Bratillier­i (26) se destaca como a Ísis, da novela Elas por Elas. No último ano, a paranaense ainda deu seu primeiro passo rumo à carreira internacio­nal ao estrelar o filme The Modelizer. Apesar dos feitos, ela ainda não sente que se consolidou. “Acredito que nunca terei a sensação de que a minha carreira deu certo ou pelo menos falta muito ainda na minha percepção (risos). Posso acertar nesse personagem e errar a mão no próximo”, reflete a artista, que sempre terá medo do trabalho seguinte e da recepção que terá. “Ainda não sou a atriz que quero ser, mas estou trabalhand­o todos os dias pra isso. Minhas referência­s são altas e meus objetivos também”, diz.

Para se especializ­ar na área, aos 17 anos ela abdicou do conforto da casa dos pais em Apucarana para morar no Rio de Janeiro. “Foi

“Ainda não sou a atriz que quero ser, mas estou trabalhand­o todos os dias pra isso.”

um choque ir descobrind­o o mundo sozinha. Cresci uns cinco anos em um. Mas não mudaria nada da minha história”, garante. Quando as coisas começaram a dar certo, a atriz não se deixou seduzir pela fama. “A gente nunca sabe como vai reagir com poder, fama e dinheiro, mas toda mudança é inevitável. Porém, acredito que dê pra escolher como essas realidades vão transforma­r você. Mesmo com a fama e a visibilida­de do meu trabalho, gosto de reforçar minha memória de que, no fundo, a vida não é sobre isso, e sim sobre as pessoas que a gente tocou, as amizades que a gente fez e nossa conexão com algo maior”, acredita.

Discreta, Rayssa não se expõe muito nas redes sociais. “Sempre fui de viver mais e mostrar menos. Tem momentos que a vida realmente está tão gostosa que acabo me esquecendo de postar. Além disso, tem coisas que, creio, precisam ser só minhas e de quem está presencial­mente comigo. Mas sei que meus fãs gostam

de acompanhar os meus dias e tenho me esforçado pra estar próxima deles”, diz. Apesar de amar o carinho que recebe, o interesse por sua vida particular não é uma coisa que a agrade tanto. “A rede social tem uma função diferente na vida de um influencer e na de um ator. Todo mundo precisa se inspirar em alguém e minhas inspiraçõe­s de atrizes nem Instagram têm. Mas hoje em dia tudo gira em torno das redes, minha geração amadureceu com ela e tenho mais parcimônia e paciência, não me privando de postar o que quero nem me obrigando a estar lá”, explica a atriz. Ela ainda reflete: “O meu questionam­ento é exatamente sobre os conteúdos que mais engajam naquele lugar. Na minha opinião, fotos e conteúdos de maior qualidade e tempo, com legendas grandes e significat­ivas normalment­e somem na nossa timeline. Trabalhos também são esquecidos, já que o corpo ou o

“Meu medo é perdermos o critério do belo, da arte, do que transforma o mundo.”

namoro é mais vendável. Isso vai se tornando perigoso com o passar do tempo, pois cada vez mais a gente só quer chamar atenção e qualquer coisa vale pra isso. Meu medo é perdermos o critério do belo, da arte, do que transforma o mundo para qualquer frase de efeito e para os números. A necessidad­e de engajament­o mata a criativida­de e em algum momento veremos o quão problemáti­co será isso”, analisa.

Ativista da causa animal no folhetim global, na vida, a atriz compartilh­a sobre sustentabi­lidade e feminismo com seus seguidores. “São causas que me acompanham há cinco anos. Leio muito sobre, pesquiso e isso mudou a forma como me alimento, como me visto e como enxergo o mundo. A Ísis é um presente, a causa animal já me interessav­a, mas hoje me sensibiliz­a. Causas não são racionais, elas tocam em algum lugar inexplicáv­el dentro da gente e mudam tudo internamen­te”, afirma.

 ?? ?? Agora, a artista está focada nas gravações da novela Elas por Elas, da Globo, mas planeja viver fora do Brasil e investir na carreira internacio­nal.
Agora, a artista está focada nas gravações da novela Elas por Elas, da Globo, mas planeja viver fora do Brasil e investir na carreira internacio­nal.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil