CARAS (Brazil)

ANTONIO FAGUNDES DESTACA A PAIXÃO PELO CINEMA NACIONAL

EM ALAGOAS, VETERANO FILMA O LONGA DEUS AINDA É BRASILEIRO E LEVA HUMOR AO PERSONAGEM DIVINO

-

Prestes a completar 60 anos de carreira, Antonio Fagundes (74) acaba de incluir mais um trabalho em seu extenso currículo. Desta vez, na sétima arte! O ator será o Criador em Deus Ainda É Brasileiro, um spin-off do longa Deus É Brasileiro, baseado no conto O Santo Que Não Acreditava em Deus, de João Ubaldo Ribeiro

(1941-2014). Lançado em 2003, o longa foi sucesso de bilheteria e também trazia Fagundes na pele do protagonis­ta. Agora, o Todo-poderoso se mostra descontent­e com os rumos da Terra e decide vir ao Brasil para saber se vale a pena dar uma nova chance à humanidade. “Uma pessoa quase estraga seu segredo e, para isso, Ele precisa transformá-la temporaria­mente em uma cabra!”, diz Fagundes, que dá toque de bom humor ao seu personagem, ninguém menos que Deus.

Dirigido por Cacá Diegues (83), o longa tem a esperança como sua força motriz e deve estrear no segundo semestre deste ano. Com filmagens feitas nos cenários do estado de Alagoas, a equipe é formada, em sua maioria, por alagoanos e ainda conta com nomes como Otavio Müller (58) e Neusa Borges (82). “Estamos em uma fase de reestrutur­ação das políticas públicas e de retorno gradual dos investimen­tos. Tudo indica que o cinema brasileiro voltará com tudo!”, celebra Paula Barreto (64), sócia da LC Barreto, que produz o filme. “Quando o Cacá me chamou, eu não quis nem ler o roteiro, falei: ‘Claro, estou direto nessa’. E foi muito prazeroso fazer, eu acho que vai ser um filme lindíssimo como o primeiro era”, chegou a falar ele.

Veterano da TV, Fagundes está longe da teledramat­urgia desde 2019, quando atuou na global Bom Sucesso. Após o fim da novela, o

“Sempre pensei muito na minha profissão. Não mudaria nada.” (Fagundes)

seu contrato de mais de 40 anos com a emissora foi encerrado. “Durante quatro ou cinco décadas, os atores tiveram uma certa estabilida­de, que a TV proporcion­ava com contratos de longa duração. Agora, voltamos à época em que brincávamo­s que vivíamos sempre desemprega­dos! A gente chama isso de liberdade”, já disse ele, que não para e está sempre envolvido em pro- jetos, em especial, no teatro, sua grande paixão. Só no ano passado, ele comemorou a mar- ca de mais de 400000 espectador­es no aclamado espetáculo Baixa Terapia.

Cheio de vitalidade e sem perder o eterno título de galã, Fagundes não mudaria nada em sua trajetória. “Sempre pensei muito na profissão. Não só no que eu estava fazendo, mas no que a gente poderia fazer em conjunto. Pensei o teatro como uma forma abrangente, por isso, acabei me satisfazen­do muito com as coisas que fazia”, analisa ele, cujas certezas lhe rendem um espírito leve e jovem. “Talvez, por preservar esse espírito de menino é que eu não mudaria nada do que fiz. Por exemplo, continuo com vontade de produzir, de me comunicar e levar à plateia algo que faça com que ela saia modificada do teatro. Isso mantém minha vitalidade, saber que temos uma pequena missão social para cumprir”, afirma ele.

Casado com a atriz Alexandra Martins (45), com quem está junto há oito anos, e pai do ator Bruno Fagundes (34), fruto da relação com a ex, Mara Carvalho (61), o artista afirma que, apesar de toda a experiênci­a, é incapaz de se definir. “Deixo isso para as outras pessoas. Tenho certeza de que vão aparecer milhares de definições contraditó­rias e é isso que é bom no ser humano. A única coisa que continua existindo é a mudança”, finaliza ele.

“Saber que temos uma missão social para cumprir me dá vitalidade.” (Fagundes)

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Fagundes entre Bruna Dantas, Paula Barreto, Ivana Iza, Cacá Diegues, Laila Vieira e Otávio Müller, todos da equipe e elenco. Alagoas serve de cenário às filmagens.
Fagundes entre Bruna Dantas, Paula Barreto, Ivana Iza, Cacá Diegues, Laila Vieira e Otávio Müller, todos da equipe e elenco. Alagoas serve de cenário às filmagens.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil